Menu fechado

Peças e processos para manutenção do seu veículo

veículo

Um veículo é um elemento que pode auxiliar e muito na locomoção de várias pessoas, proporcionando bem-estar e mais conforto.

Mas, para que esse automóvel funcione corretamente, ele precisa estar com todas as peças integradas. Esse artigo tratará sobre as principais peças automotivas que ajudam na composição do seu carro, para que ele funcione perfeitamente.

Conheça as principais peças automotivas

Um carro é o conjunto de diversas peças automotivas, que são importantes e que desempenham funções especificas.

Por exemplo, podemos destacar uma série de filtros que estão dentro de um veículo, como é o caso do filtro de ar (que ajuda a filtrar impurezas para que elas não passem para o restante do veículo) e mangueira.

Além disso, há o radiador (que ajuda no controle da temperatura do automóvel), faróis ( para facilitar a visibilidade), motor, pedais, marchas, cinto de segurança, volante e pneus.

Como também, é possível citar os sistemas hidráulicos e pneumáticos, que controlam os gases e líquidos que estão dentro do automóvel e que acionarão os outros equipamentos internos. Essas peças e várias outras, em conjunto, atuam no funcionamento do carro.

Mas, vale ressaltar a importância de realizar a manutenção preventiva de vários itens do carro, como a troca de óleo, colocação de água no radiador (já resfriado) e troca de pastilhas de freio.

É essencial também trocar os pneus, renovar os filtros de ar e outras ações, que ajudam a evitar panes, danos e acidentes com o uso do automóvel.

Entretanto, além desses elementos, outro material que é bastante importante se refere à vedação do automóvel.

Existem várias peças de borracha de borrachas que vedam as portas do automóvel, fazem a ligação entre sistemas e, ainda, está presente nos pneus que ajudam em sua locomoção.

Os sistemas de vedação em um veículo

As portas de um carro só fecham porque existe um trava e borrachas de vedação que impedem que a chuva, água e até o vento entrem no automóvel.

Por isso, existe a Junta de borracha, que atua nesse processo, sendo um sistema de proteção para evitar danos ao veículo, inclusive, em sua estabilidade.

Existem algumas peças de borracha que são principais como é o caso dos pneus. Esses elementos são fundamentais para o veículo e precisam ser trocados com certa periodicidade, pois o contato intensivo com o solo gera atrito e desgaste.

Outro tipo de borracha bastante importante é a de guarnição. Esses itens podem ser afetados com o passar dos anos e com o calor intenso ou água.

Isso pode deformar a umidade fazendo com que ela fique ondulada e perca sua funcionalidade correta. Ela pode estar presente em portas e vidros dos automóveis, além da facilidade de ser limpa com um pano.

Existem algumas buchas no automóvel que quando estão com problemas, os motoristas ouvem um barulho e ruído vindo da parte interna do veículo.

Com isso, torna-se necessário realizar a troca dessas buchas. Esses materiais podem estar em vários locais do veículo, inclusive, na sua parte de suspensão.

Em um automóvel também existem mangueiras, como citamos acima, e elas também são importantes nesse processo de vedação e é fundamental que funcionem bem, porque estão transmitindo gases e líquidos de um ponto correto a outro.

Por isso, elas podem ressecar e ter fissuras, precisando ser trocadas sob orientação de um mecânico e para segurança dos passageiros do veículo.

Outro material que é muito presente em um carro, sendo bastante importante, consiste nos para-brisas.

Eles possuem borrachas que ajudam no seu deslocamento, e são acionados para facilitar a visibilidade do motorista diante de chuva ou neblina por meio da eliminação do excesso de água.

Por estarem em contato direto com fatores externos como sol e chuva, essas borrachas podem acabar ressecando e precisam ser trocadas.

Diante disso, é importante realizar a troca dessas peças por Anel de vedação oring. Esse material pode:

  • Ser utilizado em sistemas hidráulicos;
  • Em sistemas que estão apresentando obstrução;
  • Apresentar elevada eficácia;
  • Ser considerado de uso versátil.

Os reparos dos automóveis

Muitas vezes, em casos de batidas, a lataria do carro acaba ficando danificada. Por isso, existem alguns equipamentos que são utilizados por mecânicos e por especialistas em automóveis para ajudar a recuperar as condições da lataria do veículo.

Por exemplo, o uso da Ventosa serve para ajudar a desamassar algumas partes da lataria. Esse material retira o excesso de amasso no veículo que depois passará por outros processos, como é o caso da pintura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *