Menu fechado

Os passos para obtenção da CNH

CNH

Dirigir um carro ou moto é, provavelmente, o sonho de muitos jovens apaixonados por essa área, princialmente quando o veículo é próprio, o que facilita a locomoção e promove mais qualidade de vida de bem-estar.

No entanto, para que se alcance esse objetivo é preciso entender como é o procedimento para dirigir e quais são os passos e as ações necessárias para conseguir a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação.

Buscando a auto escola para aprender a dirigir

O primeiro passo é buscar por um Centro de Formação de condutores, que também é conhecido como autoescola. Essa escola será responsável por passar diversos conhecimentos teóricos e práticos que contribuirão para tornar o aluno para dirigir.

É fundamental buscar por uma autoescola que seja qualificada para a realização de atividades, prestativa, que conte com uma boa equipe técnica de instrutores e bons automóveis, para que o aluno consiga aprender com mais facilidade.

Quem busca uma auto escola para aprender dirigir, deve realizar primeiro alguns exames, como de vista e psicotécnico. Após esse período, o aluno começa a ter aulas teóricas que ensinam sobre vários temas comuns ao dia a dia no trânsito.

Dentre eles, podemos destacar a questão da direção defensiva, alguns conceitos sobre mecânica automotiva, manutenção e cuidados com seu automóvel, meio ambiente, cidadania, código brasileiro de trânsito, os tipos de infração de trânsito, dentre outros.

São conceitos iniciais para o aluno desenvolva uma consciência de que não basta apenas dirigir. É necessário ter responsabilidade consigo e com o próximo, respeitando as leis de trânsito e não cometendo infrações.

Após as aulas teóricas, o aluno passa por uma prova teórica no Departamento Nacional de Trânsito, o Detran. Se for aprovado, o aluno pode continuar suas atividades na autoescola.

O próximo passo é o simulador auto escola. Falaremos sobre ele a seguir.

O simulador é uma máquina, semelhante a um veículo, em que o aluno tem a experiência de simular uma direção veicular.

Nessa aula, ele aprende a ter uma primeira noção a respeito das marchas automotivas, do câmbio veicular, volante, acelerador, freio e embreagem.

De modo geral, essa é uma experiência introdutória do que é um veículo e o aluno pode praticar estacionamento, direção, situações no trânsito, tudo a partir de uma tela virtual.

Com isso, quando ele for para as aulas práticas, sua noção já estará muito mais aprimorada.

As aulas práticas

Já passou pelas aulas teóricas, assim como pelo simulador, chegou o momento da sonhada “aula de direção”. O aluno tem uma carga horária a cumprir que pode variar entre 20 a 30 horas.

Nesse momento, o instrutor tem o papel fundamental que ensinar aquele aluno sobre a direção. Com o decorrer das aulas práticas, esse aluno vai tendo contato com novos desafios, como aprender a estacionar, dirigir no trânsito, dentre outras atividades.

Após o término dessas aulas, o aluno tem um desafio final, a prova prática, realizada pelo Detran.

Se o aluno cometer algum tipo de erro (total de 3 pontos), ele é reprovado e precisa remarcar a prova e praticar um pouco mais até estar apto para o exame.

Em alguns casos, realizar mais horas de aulas práticas pode ser importante para agregar confiança ao aluno.

Em situações, a auto escola oferece até aulas particulares de direção para habilitados, pois muitas pessoas mesmo aprovadas no exame, ainda sentem algum tipo de insegurança ao dirigir.

Obtenção da permissão de dirigir e CNH definitiva

Se o aluno for aprovado na prova prática, ele ganha sua 1ª CNH, que na verdade é uma permissão para dirigir e tem validade de um ano.

Nesse período, o aluno não deve cometer infrações de trânsito como:

  • Dirigir sem cinto de segurança;
  • Dirigir em velocidade acima da permitida;
  • Estacionar em local proibido;
  • Dirigir embriagado;
  • Não respeitar a sinalização de trânsito.

Se passado 1 ano, o aluno não tiver cometido infrações, ele recebe sua CNH definitiva. Porém, essa CNH precisa ser renovada a cada 3 ou 5 anos, sendo necessário realizar um exame de vista e outros procedimentos no Detran.

Para motoristas de caminhão e ônibus (acima de 21 anos de idade), alguns exames toxicológicos podem ser solicitados para verificar se não existe nenhum entorpecente utilizado.

Algumas pessoas, ainda, infelizmente desrespeitando as leis de trânsito e acumulam mais de 21 pontos na carteira. Com isso, a CNH pode ser suspensa.

A depender da irregularidade, a CNH cassada e vencida podem fazer com que o motorista perca o direito de dirigir. Por isso, o ideal é estar de acordo com as leis, respeitando a si mesmo e ao próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *