Menu fechado

Os cuidados com a prevenção e a manutenção

manutenção

Apesar do conforto que oferece, um veículo automotivo também necessita de manutenção e de alguns reparos preventivos para funcionar com eficiência.

O processo de condução de um veículo envolve responsabilidades, e uma ação importante até mesmo para evitar acidentes é a manutenção preventiva.

Ao contrário da manutenção corretiva, esse modelo de manutenção é focada em reparos e procedimentos comuns, que são feitos para garantir maior eficiência, agilidade e reforçar a vida útil das peças do automóvel.

Dicas para a manutenção preventiva veicular

A manutenção preventiva veicular é uma das ações mais essenciais e necessárias para quem tem um automóvel. O veículo precisa ir até uma oficina mecânica de confiança, que conte com os equipamentos e que tenha profissionais com qualidade e conhecimento técnico.

Existem procedimentos de manutenção preventiva que ocorrem de forma mais comum nos automóveis, variando desde a troca de óleo e dos filtros, até mesmo o alinhamento e balanceamento. Outros procedimentos que merecem destaque são: verificação da suspensão, lavagem do automóvel, ações de limpeza e troca dos pneus.

Esses procedimentos são importantes para lubrificar o seu veículo, impedindo um desgaste maior das peças. Além disso, alguns procedimentos de suspensão envolvem garantir maior segurança ao veículo, principalmente nas curvas e no processo de frenagem (freio).

Por isso, é importante buscar por uma oficina especializada em ABS (Anti-lock Braking System), que é um tipo de sistema de frenagem que atua para que o carro tenha maior estabilidade e não derrape.

Ou seja, é um sistema que proporciona:

  • Maior segurança ao veículo nas curvas e no freio;
  • Maior estabilidade, o que evita acidentes por derrapagem;
  • Consegue prevenir acidentes automotivos;
  • Envolve sistemas tecnológicos que agregam valorização ao seu veículo.

Um dos sistemas que são revisados quando falamos sobre esse tipo de freio, é pensar também no alinhamento e balanceamento automotivo, que pode sofrer alguma variação dependendo de situações de impacto automotivo.

Outro tipo de revisão preventiva que pode ser feita, é a verificação de sua bateria automotiva 60. A bateria em um automóvel exerce funções essenciais que variam desde um fornecimento de eletricidade, assim como facilitar o funcionamento dos sistemas do automóvel, como o sistema de freios, injeção eletrônica e de luzes.

Por conta disso, é fundamental verificar qual é a situação dessa bateria 60 a, no que se refere aos procedimentos de troca ou de reparos elétricos. Neste caso, um profissional eletricista automotivo consegue ajudar, verificando as condições desses sistemas elétricos.

Como manter um câmbio automático

Dentre os vários modelos de veículos que existem, cada um com suas características e particularidades, existem os automóveis que sofrem variação por conta do seu câmbio.

Neste caso, existe o câmbio manual, que exige uma troca das marchas do automóvel por meio da mão e o câmbio automático, que exige apenas uma posição de comando, sem a necessidade de uma troca constante a partir da redução da velocidade do veículo.

Com isso, muitos brasileiros, sobretudo, os que passam horas no trânsito, buscaram por essa inovação que é contar com um veículo que tenha um câmbio automático, para reduzir o cansaço que envolve a troca de marchas.

De fato, um carro automático consegue proporcionar algumas comodidades, mas assim como os outros modelos, ele também necessita de reparos técnicos, assim como de procedimentos que visem sua manutenção.

Para quem chega ao ponto de precisar de um conserto de cambio automatico, os gastos acabam sendo muito maiores, do que com procedimentos de manutenção e revisão técnica.

Neste tipo de automóvel, o principal cuidado envolve a troca de óleo do câmbio, mas não por qualquer óleo, e sim um que esteja na recomendação do manual do veículo.

Isso é importante para que a qualidade desse óleo seja suficiente para realizar o procedimento de lubrificação automotiva e do câmbio.

Além disso, o processo de revisão preventiva automotiva, no caso de carros automáticos, envolve a verificação da presença de vazamentos no câmbio, assim como cabe ao motorista estar atento com as luzes do painel, pois elas indicam se o câmbio está com problemas.

Se mesmo assim o veículo necessitar do conserto do câmbio automático, é importante que essa identificação ocorra por um profissional especializado no segmento e que conte com equipamentos digitais, com a intenção de identificar as engrenagens que necessitam de reparo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *