Menu fechado

Oficinas mecânicas: serviços e produtos

Oficinas

Ao comprar um carro as pessoas assumem diversas responsabilidades, como o cuidado com toda a documentação, para que tudo seja correto e que não cause ônus ao motorista, e também o cuidado com a aparência e mecânica do carro, feito nas chamadas manutenções veiculares.

As manutenções veiculares costumeiramente são feitas em oficina mecânica, e podem ser feito nas concessionárias. Entretanto, para quem deseja personalizar o carro e outras peças as oficinas mecânicas são as mais procuradas.

O setor automotivo é um dos principais partes da economia do Brasil e em grande parte do mundo, e o setor de reparos e personalização feita pelas oficinas é um negócio bastante rentável e que sempre cresce, dado as novas demandas do atual momento.

Neste sentido, os mais diversos elementos feitos por uma boa oficina, que é equipada com bancadas para oficinas, ferramentas e profissionais, ajudam a garantir um serviço bem prestado ao público.

Neste artigo abordaremos os muitos serviços prestados por esse tipo de empreendimento e pontos importante para sua estruturação.

Estruturando uma oficina mecânica

Montar uma oficina mecânica é uma tarefa bastante complexa e desafiadora, e que requer muita atenção e cuidado. Neste tópico falaremos sobre o que é preciso para que esses ambientes consigam oferecer para o público os mais diversos tipos de serviços.

1. Tenha uma boa infraestrutura

Um ponto importante para que uma oficina mecânica trabalhe bem é cuidar da infraestrutura. O espaço precisa ser bem iluminado com luminária para oficina mecânica, e ter espaços para receber os carros que passarão por manutenção ou alteração.

Portanto, precisa ter um espaço adequado para receber os carros, e ainda ter as máquinas necessárias para o desenvolvimento do trabalho.

Também é preciso que o espaço esteja sempre limpo e bem organizado, e se possível, disponibilizar uma sala de espera para o público.

2. Tenha os equipamentos necessários

Como toda oficina autorizada da Toyota para oferecer um bom serviço, além do cuidado com a infraestrutura do espaço é fundamental ter as ferramentas necessárias para o trabalho, caso contrário, a produtividade e a qualidade do serviço podem cair drasticamente, afetando drasticamente o faturamento.

Em alguns casos é necessário que a oficina tenha estoques de peças, para que o serviço, quando for o caso seja feito de forma imediata e confortável.

Alguns equipamentos que podem ser adquiridos para uma oficina são:

  • Scanners;
  • Duplicador de vagas;
  • Elevadores;
  • Equipamentos de proteção individual (EPI).

3. Foque em ramos de atuação

Além das partes relacionadas diretamente com a mecânica as oficinas podem aumentar seu leque de serviços oferecendo os mais diversos componentes, que vão desde a mecânica geral, balanceamento, troca de óleo e personalização.

Somente assim é possível ter uma boa escolha de qual oficina o seu carro terá qualidade. Fora a esses tópico reforçamos algo que é implícito nesses tipos de serviços que é ter uma equipe altamente capacitada.

Ao ter uma equipe que trabalha de forma unida e técnica, a qualidade dos serviços são garantidos, tendo alto grau de satisfação, e fidelizando os clientes, já que a visita ao mecânico é periódica.

No tópico abaixo falaremos sobre os mais diversos tipos de serviços mecânicos, que vão desde o cuidado estético com polimento cristalizado em moto, até os balanceamentos.

Serviços nas oficinas mecânicas

As oficinas hoje oferecem uma gama de serviços diferenciados, o que garante sua grande competitividade frente a outras pessoas dentro do mercado.

Neste tópico falaremos sobre alguns tipos de serviços feito por elas e que atendem a várias demandas.

1. Martelinho de ouro

O martelinho de ouro é uma técnica que foi desenvolvida no Brasil e faz parte dos cuidados da funilaria e consiste na recuperação de lataria de automóveis em pequenas e médias batidas.

O objetivo é fazer com que não seja necessário o uso de reconstrução de lataria como lixamentos e massas.

2. Balanceamento e alinhamento

O alinhamento e balanceamento é muito importante, pois, por conta do uso cotidiano do carro, o desalinhamento das rodas pode ocorrer, podendo afetar a condução do carro e também os componentes como as suspensões.

Assim, esses dois procedimentos ajudam a garantir a dirigibilidade e evitar os desgastes dos pneus.

Há muitos outros serviços que são prestados como pintura, troca de lâmpadas, troca de correias dentadas, entre muitos outros. Neste artigo, entendemos que as oficinas mecânicas e seus serviços são essenciais para uma maior vida útil do carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *