Menu fechado

Observe os itens que trazem segurança para o seu carro

Uma viagem com segurança pode depender de diversas pessoas, produtos e fatores, e é de responsabilidade do condutor e proprietário do veículo averiguar todos os detalhes.

Para isso, também é importante que se possua atenção para utilização de itens que possam contribuir com viagens mais confortáveis e seguras para todas as pessoas no veículo e próximas dele.

O uso das cadeirinhas

Devido a quantidade de acidentes envolvendo crianças no trânsito, a obrigação do uso das cadeirinhas foi aplicada. Elas são encontradas e adquiridas de acordo com a idade e porte da criança.

Isso acontece para que, devido o tamanho da criança, ela esteja fixada e acomodada de forma segura no banco do passageiro, sob a supervisão de um responsável.

Para isso, elas devem ser instaladas de acordo com o isofix, que consiste em um padrão de fixação de cadeirinhas internacional para automóveis de diversos portes.

Portanto, é possível que no momento da compra, seja priorizada uma cadeirinha isofix. Este modelo permite que a cadeirinha seja fixada no veículo através de ganchos, ao contrário do uso do cinto.

Por isso, o modelo oferece mais segurança e praticidade para os usuários. Além disso, em 2014 a Inmetro incluiu na certificação de cadeirinhas automotivas para o transporte de crianças o Isofix.

Devido a ser um padrão internacional, uma cadeirinha com este modelo de fixação pode ser adquirida, inclusive, fora do país. Porém, é importante que o veículo possua compatibilidade com o encaixe da cadeirinha.

Uma outra vantagem que o uso de cadeirinhas com Isofix oferece, é a ausência do cinto de segurança, que pode ser um incômodo para algumas crianças.

As cadeirinhas com este sistema permitem que a criança esteja fixada de forma segura e cômoda no banco, mesmo com a ausência do cinto de segurança. Portanto, é possível resumir os benefícios da cadeirinha em:

  • Praticidade e segurança para os condutores;
  • Segue um padrão estabelecido e certificado pela Inmetro;
  • Oferece conforto e segurança para a criança;
  • Facilidade para instalação;
  • Entre outros.

O uso do air bag

Encontrado atualmente em grande parte dos veículos, o airbag é um elemento essencial para reduzir o impacto de batidas e até mesmo as frenagens do veículo em determinada situação de emergência e risco.

Desta forma, os air bags também podem contribuir com o bem-estar e segurança de passageiros e do condutor durante as viagens, proporcionando mais proteção e cuidado com a região da cabeça em casos de impacto com o painel do veículo ou do banco da frente.

O acionamento do airbag é automático, por meio de sensores instalados em determinadas regiões estratégicas do veículo, permitindo o enchimento rápido da bolsa instalada e, consequentemente, a redução do impacto.

O enchimento do airbag ainda pode contribuir com a imobilização do passageiro ou condutor, proporcionando mais segurança e contribuição com o bem-estar do indivíduo até o primeiro atendimento após o acidente, por exemplo.

A importância da frenagem

Originado da sigla Antilock Braking System, o freio abs pode complementar o sistema de freio convencional, prevenindo o travamento das rodas durante uma frenagem brusca.

Para isso, o freio aplica pressão e solta durante alguns segundos, causando o travamento de uma ou mais rodas do automóvel. Porém, ele só é utilizado efetivamente com o pedal do freio pisado com força.

Sua importância se dá devido a possibilidade que o condutor possui em realizar manobras para segurança e defesa, como o desvio de pessoas e obstáculos, pois as rodas não travam por completo, como visto.

Outro recurso utilizado para a segurança do veículo e dos passageiros durante a frenagem é o controle de estabilidade, ou conhecido como ESC, que indica controle eletrônico de estabilidade em inglês.

O controle de estabilidade evita a falta de controle do veículo em desvios bruscos, curvas fechadas, pisos escorregadios e outras situações de risco.

De acordo com o Instituto de Segurança Viária dos Estados Unidos (IIHS), este sistema pode reduzir 43% das chances de acidentes fatais, proporcionando mais estabilidade, segurança e praticidade para os condutores.

A segurança em primeiro lugar

Permitir que a segurança seja estabelecida depende de diversos fatores, que podem ser essenciais em situações de grande risco e de emergência.

Por isso, é importante que o condutor e os passageiros se responsabilizem pelos cuidados necessários que são essenciais nas viagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *