Menu fechado

O que você encontra em uma loja de envelopamento de veículos?

envelopamento de veículos é uma moda que vem ganhando cada vez mais adeptos. Os motoristas estão aplicando adesivos ou películas em seus carros, com o objetivo de dar um novo visual, trocar a cor do veículo, ou porque algumas pessoas falam que o envelopamento ajuda a proteger a carroceria.

Esse material vai esclarecer as suas dúvidas acerca do envelopamento de carros. Como dito anteriormente, o envelopamento automotivo é a aplicação de uma película adesiva por toda a extensão do veículo.

Tal película pode ser encontrada em diversas opções de cores e modelos, indo dos tons foscos, como o preto, até opções mais coloridas, e com opções distintas de desenho que serve para fazer a adesivação de carros

Se a película usada para o envelopar o veículo for de boa qualidade e o processo de instalação for feito de maneira adequada, pode-se considerar que vale a pena fazer o envelopamento em seu veículo.

A adesivação não estraga a pintura do veículo, mantendo a carroceria do carro com as mesmas características que ela tinha antes do dia do envelopamento. 

Além disso, a película realmente tem a função de ajudar na proteção da carroceria e na pintura do veículo, impedindo o contato com o meio externo, reduzindo o desgaste.

Todavia, pode acontecer do carro ficar com tons diferentes na pintura, nos casos em que o envelopamento não cobre toda a carroceria do veículo, pois nessas situações, apenas algumas partes do veículo ficarão expostas ao desgaste.

Um outro fator positivo para o envelopamento é que esse processo pode ser mais barato e mais rápido do que fazer a pintura do carro, sendo uma alternativa se a pintura estiver muito estragada e desgastada.

Se todos os cuidados com manutenção e limpeza forem seguidos, a chance da pintura durar muito é alta. Mas, para isso acontecer, a película precisa ser de boa qualidade e feita especificamente para veículos. Se a aplicação for feita de forma errada, ela pode riscar e causar danos na pintura.

Quais os motivos que levam uma pessoa a envelopar o seu veículo?

Os principais motivos que justificam o envelopamento de veículo são:

  • estratégia de marketing/divulgação de uma empresa;
  • estética do veículo;
  • proteger a pintura;
  • mudar a cor do veículo.

Independentemente do motivo, não é qualquer película adesiva que pode ser aplicada nos carros. A aplicação de um adesivo errado pode estragar a carroceria e a pintura do veículo, deixando ela riscada e com restos de cola que são difíceis de serem tirados.

O adesivo deve ser próprio para essa função, sendo de alto padrão, que resista à ação do sol, da chuva e de outros desgastes. Além disso, ele precisa ser removível sem que deixe restos ou danifique a pintura do carro.

Para garantir isso, antes de fazer o processo, confirme se o material utilizado é adequado para carros. Faça pesquisas na internet, consulte lojas especializadas, mas nunca coloque um adesivo qualquer no seu carro.

O envelopamento precisa ser feito sempre de trás para frente, ou seja, a adesivação deve começar no porta-malas, em seguida, ir em direção ao capô, pois assim a sobreposição não sofre resistência do vento, evitando que ela desgrude enquanto o carro estiver em movimento.

Para remover, também devem ser tomados alguns cuidados, pois mesmo com a película adequada, ela pode danificar o veículo ao ser retirada.

Por esse motivo, procure locais de confiança e com boa referência para executar um serviço de qualidade. O uso de extintor CO2 é facultativo para carros.

Qual é a permissão para envelopar veículos?

Segundo os regulamentos do Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN,  um carro pode ter até metade da cor da sua área externa alterada.

Se mais da metade das características originais do veículo forem alteradas, elas precisam ser registradas no seu documento de licenciamento. Contudo, essa norma é exigida apenas para veículos que alterarem a sua cor original.

Ou seja, se a cor do seu carro é preta e você quiser envelopá-lo na mesma cor, não necessita autorização para circular.

Nesses casos, o adesivo escolhido pode ser com brilho ou fosco, contanto que seja da mesma cor do veículo, pois no documento não há esse tipo de detalhe. Os vidros não podem ser envelopados.

Segurança

Mesmo os carros mais bonitos, precisam de itens para lhes conferir segurança, como é o caso dos extintores de incêndio.

Os extintores de incêndio são obrigatórios em caminhões e ônibus. Já o uso de extintor CO2 é facultativo para carros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *