Menu fechado

O que são estufas de pintura?

Um tópico comum quando se fala de veículos é a pintura. Uma lataria bonita e bem cuidada faz toda a diferença quando se trata de estética automobilística.

Alguns métodos, no entanto, são menos populares, ainda que apresentem ótimo desempenho. Não restringidos apenas aos carros, a estufa de pintura e a pintura airless são ótimas opções.

O que são e como funcionam?

Também chamada de cabine de pintura, uma estufa de pintura é um equipamento que permite a secagem da pintura de peças de veículos com agilidade e precisão.

Ela impede que resíduos de tinta se dispersem no ambiente e prejudiquem a pintura no processo de pulverização. Para entender melhor, saiba que a sua composição é integrada por:

  • Painéis;
  • Portas;
  • Parte frontal;
  • Teto;
  • Piso gradeado;
  • Luminárias;
  • Queimador;
  • Motores;
  • Quadros de comando.

Quanto aos tipos de estufas, existem quatro: analógicas, digitais, com renovação forçada de ar e a estufa de cultura bacteriológica com circulação forçada de ar.

A analógica é indicada para controles de qualidade e secagem de instrumentos de trabalho. É muito resistente e possui almofada interna da porta em aço inoxidável 430.

Além de sistema de convecção natural do ar e sistema de aquecimento, tanto na base quanto nas laterais. Também possui dois trilhos para movimentação de bandejas.

A digital conta com termostato digital funcional, através de um sensor de até 200°C, é usada em secagem de materiais. Seu acabamento é resistente, porém mais delicado.

Também possui três trilhos para movimentação de bandejas. A máquina de pintura industrial com renovação forçada de ar, é ideal para materiais que exigem secagem e aquecimento rápidos.

Possui a mesma estrutura, é forte e resistente. Por fim, a estufa de cultura bacteriológica com circulação forçada de ar, é utilizada em laboratórios de microbiologia, indústrias químicas, alimentícias, clínicas e também em universidades.

Possui a mesma estrutura, porém inclui prateleiras, iluminação na câmara, termostato de segurança e porta com fecho magnético.

No geral, são máquinas eletrostáticas e a pó, utilizadas na indústria automobilística e de autopeças. A pintura é feita através de uma corrente elétrica, que atravessa peças metálicas e adiciona aderência à tinta aplicada a pó.

Há ainda a cabine de pintura líquida, também encontrada na pintura de aeronaves, caminhões e móveis.

A tinta em estado líquido é diretamente borrifada sobre a peça. Assim, é muito menos poluente, já que não inclui solventes químicos e se diferenciam na vazão de ar.

O que é uma estufa de secagem?

A estufa de secagem é utilizada em maior parte dos casos em laboratórios do ramo alimentício, hospitalar ou clínico, para secagem e esterilização de materiais.

Estes que podem sofrer modificações quando expostos a aumentos de temperatura e/ou oxidação. Esse aparelho possui sistema de controle eletrônico.

Para controle do aquecimento uniforme, portanto é ideal para manter temperaturas estáveis. Alguns modelos possuem mostrador digital de temperatura e ventilação interna.

Geralmente, a estufa de secagem é construída de aço e tinta epóxi, com um vidro temperado na parte frontal. São necessárias depois da pintura, na maior parte do casos.

O que é pintura airless?

Airless pintura é um recurso de pintura por pulverização da tinta, que utiliza equipamentos elétricos de alta pressão (de 500 psi a 3000 psi).

É muito indicada por ser rápida e com melhor distribuição de tinta. Uma de suas principais vantagens, é que seu manuseio e transporte costumam ser simples.

Como esse recurso funciona? Uma mangueira de longa distância é ligada diretamente à lata de tinta e a um bico ou pistola que ejeta o jato de tinta.

Quase não há desperdício na maior parte dos casos, pois a ausência do ar impede que se formem névoas de tinta que a dissipam.

O jato pode ser ajustado no próprio equipamento, para melhor adequar-se à sua utilização.

Considerada uma máquina de pintar paredes, esse método é aconselhado para pintura de superfícies que vão desde paredes comuns, portas e tetos até portões de metal e madeira.

Na aplicação é de extrema importância que o utilizador use óculos e máscara para proteção dos olhos e das vias respiratórias.

Todas as máquinas listadas, precisam ser operadas por profissionais bem capacitados e o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é indispensável.

Esses métodos não servem apenas para tratar a lataria, mas também as peças do carro e seu uso vai além do ramo automobilístico, como pôde ser visto.

Quando se trata de qualidade e de larga escala, esses métodos são perfeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *