Menu fechado

O papel dos cuidados automotivos especializados

cuidados

Os veículos são uma excelente maneira de transportar cargas e pessoas nas grandes cidades. A compra de um carro é algo que muitos indivíduos desejam fazer, seja para ter mais praticidade no dia a dia, evita o uso do transporte público ou por questões e trabalho como motorista, por exemplo.

O custo de aquisição de um automóvel pode ter variações conforme a marca, modelo e acessórios. Pesquisar as diversas opções disponíveis em concessionárias e fábricas são formas de encontrar um que esteja dentro do seu orçamento financeiro.

Em relação à parte financeira, é muito importante se preparar para os custos fixos que um carro exige.

A relevância dos cuidados veiculares

Os cuidados periódicos ajudam a manter a segurança e qualidade ao dirigir. Por isso, investir tempo e capital para revisões e cuidar da renovação dos documentos são maneiras de andar sempre com o carro sem ter problemas inesperados.

Respeitar as leis de trânsito é muito importante para circular com seguridade, evitar as infrações e acidentes que podem prejudicar o motorista e dependendo da gravidade do acontecimento pode tirar a vida do condutor.

Uma forma de saber se está tudo certo com o veículo é realizando a revisão automotiva. Este procedimento deve ser feito a cada 10.000 km ou de seis em seis meses, dependendo das especificações do fabricante.

No serviço, os profissionais analisam todos os componentes do carro como bateria, ar condicionado, sistema de ignição, iluminação, filtro de combustível e óleo, pneus, rodas, câmbio e velocímetro, motor, luzes e faróis, embreagem, freios, arrefecimento, entre outros componentes e partes importantes do veículo.

Em caso de encontrar alguma falha ou peça com problema, o mecânico avisa o proprietário do automóvel do ocorrido e elabora um orçamento para a troca do componente ruim por um novo.

Cuidados específicos

O pneu de carro é um item que fica em contato direto com o solo, por isso precisam de uma atenção especial para manter a qualidade.

Com uma manutenção constante é possível que os pneus possam durar até 100 mil quilômetros.

Alguns dos cuidados que devem ser feitos são:

  • Limpeza;
  • Calibragem;
  • Rodízio;
  • Evitar a sobrecarga;
  • Atenção com as válvulas;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Fluidos e componentes;
  • Ter atenção e evitar os buracos;
  • Cautela ao estacionar;
  • Não dar freadas e arrancadas bruscas.

Ter atenção com estes detalhes garante um longo tempo de vida útil aos pneus do veículo, ajudando a economizar capital.

Embreagem e freio

A embreagem é uma parte muito importante dos automóveis. A composição deste sistema consiste em cabos, platô, rolamento, disco, pedal esquerdo e sistema hidráulico.

Alguns modelos de carros possuem cabos de embreagem, peça fundamental para o funcionamento do mecanismo.

Os cabos têm a função de desconectar as placas de embreagem no momento em que o motorista pisa no pedal, fazendo com que todas as engrenagens funcionem corretamente.

Verificar o estado dos cabos é muito importante, pois caso estejam quebrados é impossível acionar o pedal.

Quando ocorrer este problema, procurar uma oficina mecânica para realizar a troca da embreagem é a solução para esta questão. O custo do serviço pode variar conforme o modelo do veículo.

Cuidar do freio é importante para evitar acidentes. As pastilhas de freio, peça usada nos freios a disco deve ter uma atenção especial.

Uma forma de saber se está no momento de troca é quando o motorista sente o pedal do freio baixo ou tem dificuldade de fazer a frenagem.

Estes são alguns sinais que podem indicar que está no momento de realizar a troca da pastilha.

Cuidados com a parte estética

Colisões no trânsito e até mesmo na garagem podem deixar o design do carro comprometido. Quando a lataria começar a apresentar avarias nos para-choques, na estrutura e rodas é necessário procurar uma oficina funilaria e pintura é importante resolver o problema.

Os funileiros cuidam de toda a parte estrutural, removendo os danos da lataria e o pintor é o responsável pelo acabamento final com a pintura na cor original do veículo.

Algumas oficinas especializadas possuem um serviço de martelinho de ouro perto de mim. Estes profissionais conseguem cuidar da estética do carro de uma forma diferente, removendo riscos, amassados, arranhões e manchas sem alterar a pintura original.

O trabalho possui um valor mais caro que o de funilaria, mas, em compensação consegue deixar o carro como novo.

Problemas com a chave podem ocorrer e quando isto acontece é necessário chamar um chaveiro especializado na abertura de carros para solucionar esta questão.

Portanto, os cuidados periódicos são formas de evitar acidente ao dirigir e ajudam a manter a dirigibilidade e tempo de vida útil. Investir em serviços especializados pode ser um excelente negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *