Menu fechado

Modelos diferentes de bateria

Para funcionar, todo veículo automotivo precisa de uma fonte de energia elétrica. Seja carro, caminhão, motocicleta ou ônibus, a bateria é item fundamental para seu pleno desempenho.

Desenvolvida como uma tecnologia para fornecer poucos segundos de alta descarga, é ela que torna possível o motor dar a partida, além de fazer com que todo sistema elétrico do veículo funcione.

Há diversos tipos de baterias disponíveis no mercado. Uma das principais questões é sua potência, que pode ser avaliada de acordo com a carga nominal de amperagem.

Os carros, por exemplo, funcionam a 12 volts e cada equipamento consome uma determinada amperagem. Ou seja, quanto maior for a amperagem da bateria, mais equipamentos ela será capaz de suportar.

As baterias originais de fábrica possuem capacidade de suportar apenas a parte elétrica original do carro. Por isso, a adição de alguns itens pode fazer com que a bateria tenha um desgaste mais rápido, como:

  • Amplificadores;

  • Iluminação;

  • Faróis extras;

  • DVDs;

  • Entre outros.

Dessa forma, não será possível que ela forneça a energia necessária, fazendo com que o investimento em equipamentos e acessórios não tenha o desempenho esperado.

Ou seja, para um veículo específico, será necessário uma Bateria de carro 70 amperes, em outro, esse número será alterado etc. O importante é que haja uma correspondência entre o carro e a potência demandada.

Bateria para automotiva x bateria de motocicleta

Basicamente, a diferença entre os dois tipos de bateria diz respeito ao seu tamanho e peso, o que muda também características técnicas importantes nos dois casos.

Projetada para estar sempre carregada – função exercida pelo alternador dos veículos – a bateria automotiva fornece grande quantidade de corrente em um curto período de tempo.

Por isso, como citado anteriormente, é fundamental para dar a partida no motor. Nesse caso, uma vez que o motor esteja funcionando plenamente, o alternador tem a função de mantê-la sempre carregada.

Já no caso das motocicletas, o tamanho é minúsculo se comparado às dimensões das baterias de carros. Apesar de também serem de 12 volts, variam na capacidade/hora de 5 a 12 amperes.

Assim como na automotiva, a Bateria de motocicleta também demanda atenção em relação à instalação de equipamentos extras porque eles podem causar fuga de corrente.

Em alguns casos, pode até mesmo fazer com que a moto não tenha força suficiente para lugar.

Como são veículos diferentes, a voltagem e amperagem têm adaptações para cada grupo de baterias. Isso não quer dizer, porém, que uma bateria para moto servirá para qualquer modelo.

Afinal, existem subgrupos que exigem mais ou menos potência da bateria. Essa regra vale para qualquer veículo.

Manutenção

Há dentro delas placas com cargas positivas de peróxido de chumbo e negativas de chumbo que ficam mergulhadas em uma solução de ácido sulfúrico diluído em água destilada ou deionizada.

O fluido da bateria é gasto conforme o consumo e carga dela. Algumas consomem um nível considerado, já outras possuem níveis baixos que possibilitam períodos maiores entre as manutenções.

A revisão do estado da bateria deve ser um item crucial para o bom funcionamento de um veículo.

Realizada por profissionais especializados, a manutenção deve passar por etapas como checagem de funcionamento, para verificar se está operando em condições adequadas.

Visual para conferir se os terminais estão devidamente conectados aos polos e se exibem sinais de oxidação que exijam limpeza.

Nível da água, mesmo em modelos de baterias seladas; e fixação para conferir se a bateria está corretamente instalada no suporte.

Valores

Para quem está buscando por preço de bateria, é importante destacar que apesar de variarem o preço.

É fundamental estabelecer que os melhores produtos são os que demandam por pouca ou nenhuma manutenção ao longo do tempo.

Por mais que o investimento inicial possa assustar, em um prazo maior se configura como uma importante escolha. Normalmente, as marcas já consagradas conseguem maior destaque na lista de vantagens ao condutor do veículo.

Ou seja, antes de pesquisar por “Bateria moura boat”, por exemplo, é necessário que haja um cuidado maior para analisar todos os aspectos que configuram todas as marcas e optar pela que melhor atende às necessidades do veículo que necessita dela.

No mercado estão disponíveis diversos modelos, com diferentes preços e características.

Por isso, é fundamental examinar todos os aspectos e investir em uma que realmente ajudará na eficácia do transporte.

Esse cuidado é uma garantia de segurança e bom funcionamento, já que a bateria é um dos itens imprescindíveis para quem não quer ser abandonado quando precisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *