Menu fechado

Manutenção veicular: 3 cuidados que você precisa conhecer

Manutenção

Além da troca de óleo, balanceamento e revisão das peças, donos de automóveis podem precisar de soluções estéticas para o veículo em algum momento da vida.

O polimento para carros pretos, por exemplo, é um tipo de cuidado que exige bastante atenção para que o veículo seja limpo da forma adequada.

Ao cuidar do veículo, você ganha vantagens na preservação da lataria e na valorização do carro a longo prazo.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, fazer a manutenção veicular não é uma exclusividade que deve ser realizada quando ocorre uma falha ou acidente.

Existem formas de manutenção preventiva que colaboram de forma positiva com a vida útil do veículo e para te ajudar a entender mais sobre esse universo, preparamos esse artigo.

Continue a leitura e confira 3 cuidados que você precisa conhecer sobre o segmento automotivo nas próximas linhas!

Polimento

Como o próprio nome sugere, a função do polimento é polir, ou seja, remover qualquer sujidade do veículo.

Esse tipo de cuidado ajuda a preservar a lataria do carro, proporciona brilho, pode tirar riscos indesejados e preparar a peça para uma pintura, por exemplo.

Em determinadas cores como o preto, é importante ter ainda mais cuidado nas técnicas de polimento utilizadas para evitar manchas ou deformações.

O polimento pode ser usado para melhorar o aspecto visual das peças automotivas, mas existem algumas indicações que podem te ajudar a avaliar se é hora de investir nesse cuidado. Quer saber quais são? Confira a lista abaixo:

  • Verifique se a pintura está queimada ou descascada;

  • Caso a lataria tenha riscos ou manchas, é hora de polir;

  • Se há manchas do sol, vale a pena cuidar;

  • Caso haja necessidade de brilho no veículo, polimento ajuda.

Na prática, esse método exige equipamentos específicos e em alguns casos, as oficinas podem recorrer até à lixas d’água fina para realizar o procedimento.

É muito importante que você escolha uma oficina mecânica de confiança para os reparos, afinal, técnicas mal executadas podem gerar deformações permanentes e custos extras.

Retifica de motor

Sem motor, não há veículo que funcione, certo? Por isso, é importante ter atenção à necessidades como às retificações do motor.

Não importa se a retifica de motor fusca ou outro veículo, esse cuidado de manutenção faz toda a diferença no desempenho veicular e é fundamental para o funcionamento do automóvel.

Mecânicos recomendam que haja uma visita técnica para esse tipo reparo depois de 200 mil quilômetros já rodados. No entanto, o carro dá sinais quando algo está errado, e por isso cabe ao motorista observar a situação.

São exemplos de situações alerta:

  • Vazamentos de óleo;

  • Redução rápida de óleo;

  • Escapamento com fumaça em cores não habituais;

  • Problemas com rendimento do combustível.

Por via das dúvidas, procure uma oficina especialista no assunto. Esse tipo de problema pode acontecer por vários motivos como superaquecimento do motor, tempo de uso, falha mecânica ou falha de alguma peça.

Em alguns casos, a retificação não precisa ser integral. Mas, de qualquer forma, é bom levar o veículo para análise, limpeza e reajuste das peças e evitar a perda total do motor ou um gasto muito elevado não previsto anteriormente.

Retifica de disco de freio

Você sabe o que disco de freio e por que essa peça precisa de manutenção? Na prática, o disco é um dispositivo que faz parte do sistema de frenagem do veículo.

Quando você motorista coloca o pé no pedal, ele é acionado e graças à essa peça, o carro consegue parar com a segurança necessária.

Com o passar do tempo, é natural que os discos sofram algum desgaste, portanto, a retifica de disco de freio se faz necessária para corrigir o problema e evitar acidentes.

Se você está na dúvida sobre fazer ou não esse reparo, vale analisar o componente. É importante que o disco esteja dentro dos parâmetros do fabricante e não haja indícios de trincas ou quebras.

Além disso, vale observar a quilometragem do carro. Como o nome diz, a retífica do veículo serve para corrigir e ajustar as dimensões do disco, até que a superfície fique uniforme.

Por fim, não importa qual é a demanda de manutenção veicular, o importante é cuidar do veículo para usufruir de um bom custo-benefício.

Você deve procurar autopeças com credibilidade para realizar esses serviços e, portanto, vale a pena procurar a reputação das oficinas, a experiência dos profissionais envolvidos e o depoimento de clientes que já passaram pelo mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *