Menu fechado

Manutenção preventiva: segurança de motorista e passageiro

Manutenção

O aumento na venda de veículos particulares nas duas primeiras décadas do século XXI demonstra que a população precisa se movimentar, e as cidades precisam estar preparadas para receber um fluxo cada vez maior de carros, motos, ônibus e caminhões nas ruas, estradas, avenidas e rodovias.

Ao mesmo tempo, as fábricas automobilísticas tiveram que passar por diversas adaptações, muitas delas voltadas para a proteção ao meio ambiente e diminuição na emissão dos gases produzidos pela queima do combustível fóssil.

Por isso, muitos equipamentos automotivos passaram por uma reestruturação, atendendo à demanda da legislação ambiental, tanto em território nacional quanto em diversos países de diferentes continentes.

Sendo assim, os proprietários de veículos precisam tomar conta da manutenção em tempo hábil, garantindo a segurança dos condutores e dos passageiros.

Além de terceiros, que podem se envolver ou serem envolvidos em acidentes de forma alheia, causando prejuízos e até mesmo processos, já que o mercado dispõe de oficina 24 horas em diferentes cidades, além das estradas de rodagem de todo o país.

Lubrificação é importante para manutenção da máquina

Um veículo é formado por várias peças que se complementam. Do motor aos pneus, passando pelos pedais de aceleração, freio e embreagem, até o alinhamento e balanceamento, tudo deve estar devidamente lubrificado.

Isso garante o funcionamento pleno, mesmo em condições adversas, como dias muito quentes de verão ou noites frias de inverno.

Logo, uma das manutenções mais importantes quando falamos de um veículo, independente se é carro, moto, caminhão ou ônibus, a troca de óleo automotivo deve ser realizada de acordo com as especificações do fabricante.

Presentes no manual do proprietário, as dicas mais comuns são;

  • A cada doze meses;
  • Conforme a quilometragem;
  • Tipo de óleo utilizado;
  • Situações adversas.

Cada veículo tem suas características próprias, por isso cabe ao proprietário e mecânico de confiança verificar constantemente as condições do óleo do motor.

Sem ele, as peças não são lubrificadas de maneira correta, podendo acarretar até mesmo em motor fundido em casos de ausência deste elemento.

A saúde dos condutores e passageiros pode ser prejudica se outro elemento não for substituído em tempo hábil. Trata-se do filtro de ar condicionado automotivo, bastante comum nos carros modernos, garantindo a climatização do ambiente interno, principalmente, em dias muito quentes.

A poluição dos grandes centros urbanos é um dos motivos que essa peça deve ser substituída de forma regular, pois ela mantém agentes alérgicos e fuligem presente no ar retido em todo o corpo.

Quando a validade ultrapassa e a substituição não é realizada, o filtro perde a função principal, que é impedir que esses agentes poluidores entrem na cabine interna.

Essa verificação deve ser realizada em uma oficina especializada, para a checagem de todo o sistema do ar condicionado e limpeza da ventilação do veículo.

Ruídos podem ser solucionados de maneira fácil

O número de veículos no trânsito é grande, refletindo em estacionamentos lotados e garagens de condomínios com todas as vagas ocupadas.

Por isso, é muito comum acontecer pequenos acidentes, como batidas de porta em pilastras ou mesmo em outros carros e motos, além da famosa “encostadinha” quando vai estacionar no meio-fio.

Esses problemas podem obrigar o proprietário a procurar uma oficina especializada para tirar barulho interno de carros, já que mesmo com um impacto pequeno, peças podem se soltar e não estar visível a olho nu.

No entanto, o ruído irritante aparece e pode crescer, levando a consequências graves.

Há profissionais capacitados em determinar a origem desses barulhos, tanto por experiência quanto no uso de equipamentos modernos, que são acionados a partir da ligação do motor.

Nos casos em que é preciso apenas reparar um amassado simples ou um riscado provocado por pedras das estradas, o investimento em uma oficina de martelinho de ouro preço de acordo com a situação do veículo, é a melhor solução.

Profissionais preparados para atendimento

Ao menor sinal de um barulho fora de padrão ou ruído no motor, uma luz acesa no painel e dificuldade de condução e manobras, o veículo deve ser levado para manutenção, evitando diversos problemas.

Os mecânicos têm se capacitado com cursos específicos da área, além de investirem em máquinas e ferramentas modernas para checagem da situação veicular. Isso garante a segurança de todos os motoristas, passageiros, pedestres e do trânsito em geral.

O veículo que passa pela oficina mecânica para manutenção preventiva pode chegar ao mercado de compra e venda mais valorizado, permitindo a troca por um mais novo com menor custo a ser disponibilizado. É um investimento que vale a pena, por um trânsito mais seguro e eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *