Menu fechado

Manutenção para o funcionamento do automóvel

O automóvel é um bem que algumas pessoas desejam adquirir, pois, ele ajuda a diminuir o tempo de locomoção, assim como, estar pontualmente nos seus compromissos, sem ter que enfrentar o transporte público.

Com a vida agitada nas grandes cidades e as diversas atividades que devem ser cumpridas durante o dia, um carro pode ajudar muito.

O veículo traz a possibilidade de lazer, viagem e até mesmo, pode se tornar um instrumento de trabalho, fazendo o transporte de mercadorias ou como motorista de aplicativos.

A compra de um automóvel é uma ação que precisa ser muito bem analisada, porque, no primeiro momento se tem a felicidade pela conquista, no entanto, com o tempo, alguns gastos se tornam fixos e outros periódicos, com o objetivo de manter o bom funcionamento do veículo.

Locais e procedimentos destinados aos veículos

Para realizar os cuidados necessários com o carro, é muito importante buscar locais apropriados e com pessoas especializadas para fazer os reparos.

O automóvel com o tempo precisa de cuidados na parte de motor, óleo, rodas, câmbio, entre outros. Alguns acessórios e componentes na parte interna com o tempo precisa de uma manutenção ou até trocadas, dependendo do estado.

A manutenção preventiva é um serviço que precisa ser feito nos veículos para evitar falhas elétricas e mecânicas, que podem atrapalhar o uso do carro no dia a dia, em uma viagem, no trabalho ou em outras situações.

Esse modo de manutenção é muito diferente da corretiva, que corrige defeitos em alguns casos, por exemplo, dependendo do estado da peça, se faz a troca por uma nova.

Serviços que são realizados na manutenção

Verificação do motor:

Fazer a regulagem do motor ajuda na economia de combustível, garante viagens mais seguras e evita problemas inesperados.

Nesse serviço, por exemplo, a troca de oleo, procedimento de extrema importância para a vida útil do motor, é realizada.

A troca de ser feita em intervalos de 5.000 a 10.000 km ou de acordo com o fabricante do carro. Não realizar a troca de óleo pode comprometer o funcionamento do motor e assim causar prejuízos e desgastes antes do tempo.

Pneus:

Calibragem, pressão, balanceamento e alinhamento dos pneus garantem uma viagem segura e evita desgaste prematuro do item. Verificação dos freios e sistema de arrefecimento fazem parte de uma boa manutenção.

Além dos componentes externos, a parte interna precisa de cuidados, por exemplo, o ar condicionado. Responsável pela ventilação, regulagem da temperatura e qualidade do ar.

Com o tempo esse aparelho pode apresentar alguns sinais de que precisa de uma manutenção ou conserto, sendo eles:

  • Presença de umidade no sistema;
  • Não funcionar intermitentemente;
  • Não refrigerar;
  • Superaquecimento no compressor;
  • Deficiência de ventilação e distribuição do ar;
  • Válvula de expansão com funcionamento irregular.

Caso identifique a ocorrência de algum dos sinais acima é o momento de procurar uma empresa de conserto ar condicionado automotivo especializada, para tentar reparar o dano do aparelho.

Problemas externos

Batidas, amassados e problemas nas peças e partes externas, precisam de uma manutenção para que o carro volte a ser como antes. Procurar uma oficina de funilaria e pintura pode ser a solução.

O funileiro usa ferramentas específicas como martelos especiais, folha de flandres e solda, para retirar os amassados do carro e devolver o visual original ao veículo.

Para a etapa de acabamento, é utilizada uma massa plástica e depois o carro passa pelo processo de pintura.

Algumas oficinas possuem funileiro e pintores, porém, em casos que o local de funilaria não tenha pintores, deve se procurar uma oficina de pintura de carros para conseguir deixar o seu carro em perfeitas condições.

Além de pintura é possível fazer um polimento no veículo, pois, alguns locais possuem estrutura preparada para realizar a limpeza, colorimetria e secagem com qualidade.

Nos casos em que as pessoas utilizam o veículo como ferramenta de trabalho, e devido alguma emergência, precisem de apoio para retirada do veículo de uma rodovia, por exemplo, um reboque para carros é uma ótima opção.

O reboque de carro é um veículo de duas rodas que pode ser acoplado, já que, não possui meio de tração. Existem vários modelos de reboque de carro e caminhões, que pode ajudar no ambiente de trabalho.

Portanto, analisar os possíveis gastos que um carro gera e colocar isso na balança antes de comprá-lo, pode ajudar na preparação de aquisição do mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *