Menu fechado

Manutenção e limpeza de automóveis: principais características

Manutenção

Ter um carro significa poder se mover de forma mais rápida e ágil pela cidade, porém, ao mesmo tempo é importante que o condutor conheça o seu carro de forma mecânica e saiba sobre a limpeza automotiva.

A manutenção atua sobre diversas partes do carro, desde a vistoria de freio de carros até todo o sistema elétrico.

A manutenção de todas as partes do carro é fundamental para garantir que seja seguro sua condução, tanto para o motorista como para as pessoas e outros motoristas que trafegam nas vias públicas.

Além da segurança mecânica, a limpeza automotiva especializada vem cada vez mais procurada pelos motoristas.

Isto ocorre porque a higienização do carro opera sobre variados aspectos, tornando o carro mais limpo e livre de agentes infecciosos. Assim, da limpeza ar condicionado automotivo até lavagens a seco estão disponíveis para os motoristas.

No decorrer desse artigo entenderemos de forma mais detalhada sobre as manutenções automotivas e os tipos de higienização disponíveis no mercado.

Manutenção veicular e os seus tipos

Qualquer carro que seja novo ou usado precisa da manutenção veicular para que tenha um bom desempenho nas vias.

Essa manutenção além de garantir um bom desempenho garante segurança para o condutor e para as pessoas que trafegam nas vias públicas, pois, o carro fica preparado para qualquer avaria.

O principal objetivo da manutenção automotiva é evitar o máximo possível de falhas, fazendo com que o veículo aumente sua vida útil, e caso seja preciso, o conserto geral de seu carro diminua.

As manutenções podem ser feitas por concessionárias ou oficina mecânica especializada e autorizada. Existem alguns tipos de manutenção que podem ser feitas no veículo que permitem que ele seja mais seguro e adequado.

1. Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é realizada sempre quando o corre sofre uma avaria no seu funcionamento impedindo-o de continuar. Assim, é preciso fazer o conserto para que continue funcionando.

Esse tipo de manutenção é feito em sua maioria em imprevistos, como um pneu estourado, a soltura de um chicote elétrico, entre outros elementos.

2. A manutenção preventiva

Esse tipo de manutenção como o próprio nome diz é feita para evitar que as avarias aconteçam sendo necessária a manutenção corretiva.

É conhecida também como revisão, pois se trata da vista geral do carro, passando por:

  • Alinhamento e balanceamento;
  • Revisão do sistema elétrico, entre outros;
  • Troca do fluido do freio;
  • Troca de pneus.

Para que a manutenção preventiva tenha efeito é necessário que a visita ao mecânico seja feita de forma periódica, a cada seis meses ou um ano dependendo das condições gerais do veículo.

Alguns fabricantes estipulam a quilometragem a ser atingida pelo carro para que este passe pela revisão.

Portanto, para quem quer que o carro tenha qualidade e segurança é preciso que haja o investimento nas manutenções veiculares.

Higienização de veículos

Além do cuidado com os veículos é fundamental a atenção na higienização dos automóveis. Essas higienizações permitem a eliminação de odores, limpeza da lataria e dos estofados, além do motor e de outras peças.

Assim como a troca do óleo hidráulico para direção é importante para uma condução veicular segura, a higienização do carro permite um ambiente limpo para todas as pessoas e para o condutor.

Existem variados tipos de limpezas existentes no mercado, que atendem a necessidades e demandas específicas de cada condutor e de cada veículo. Veremos com mais detalhes abaixo.

Existe a lavagem simples que consiste na lavagem da lataria, aspiração do interior e limpeza dos pneus, deixando a lavagem do motor de fora.

A lavagem completa por sua vez contempla os itens da lavagem simples e ainda faz o processo de limpeza no motor e na parte de baixo do carro.

A lavagem com polimento consiste em todos os aspectos da lavagem completa, mais o polimento da lataria tornando o carro bonito esteticamente retirando marcas de sol, pequenas ranhuras e outros elementos.

A lavagem a seco é a mais ecologicamente correta e os produtos usados são especiais tornando a lataria altamente brilhosa e bonita. Não é muito indicada para lavagem dos bancos.

Assim, os motoristas que querem deixar seus carros bonitos e seguros precisam investir fortemente na manutenção preventiva de seus automóveis e para torná-los esteticamente bonitos é possível investir nos serviços de martelinho de ouro para desamassar a lataria e na higienização das peças automotivas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *