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Manutenção de aviões e outros assuntos

aviões

Os transportes são fundamentais para o bom funcionamento da sociedade e foram a sua evolução que garantiu que a globalização acontecesse de forma mais rápida e eficientes.

Por meio da evolução da tecnologia, os carros ficaram mais rápidos, os aviões conseguiam transportar mais pessoas e os navios trafegavam mais rápido.

Assim, todo um mercado começou a surgir em volta e em diferentes setores, desde a fabricação de motor BMW 320I até as indústrias de construção naval e aérea.

Portanto, esse mercado envolvem tanto a fabricação de peças e máquinas como de serviços variados e diferentes.

Os mais próximos são as oficinas mecânicas automotivas, porém, os serviços que atendem as aeronaves também são grandes e diversificadas.

Neste processo abordaremos os serviços presentes na manutenção de aviões e suas dimensões e outros assuntos relacionados a esse mundo fascinante que é o dos transportes.

Entendendo a manutenção dos aviões

Toda e qualquer máquina para funcionar em determinada quantidade de tempo e com toda a segurança precisa de revisões em seus sistemas, essa revisão é conhecida como manutenção.

Para os transportes é muito comum a manutenção veicular, pois lida com a troca de pneus, a troca de óleos, e também consertos de latarias.

E com os transportes aéreos não é diferente, as manutenções de aeronaves feitas por mecânico de aeronaves são todas as ações que são feitas para que seja garantida toda a aeronavegabilidade e também a confiabilidade dos projetos das aeronaves e todos os seus periféricos como:

  • Sistemas;
  • Subsistemas;
  • Componentes;
  • Peças.

Durante todo o processo operacional da nave. No Brasil, o órgão que regula e também fiscaliza as naves e seus procedimentos de manutenção é a Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC.

Assim como a manutenção dos motores de BMW m3 e46 motor as manutenções de aeronaves possuem variadas etapas para que sejam feitas da melhor maneira possível e garantindo a eficiência e a segurança.

Falaremos abaixo com mais detalhes sobre essas etapas.

As etapas da manutenção de aeronaves

Existem variadas etapas para a manutenção de aeronaves e que trataremos neste tópico.

O primeiro ponto que está dentro dos processos de manutenção é a elaboração de um bom programa de manutenção da aeronave, levando em consideração suas características que são dadas pelo fabricante.

Este processo de programa de manutenção também é usado em setores automotivos, pois garantem a qualidade e a durabilidade das máquinas, já que a revisão atuam nos elementos mecânicos como o distribuidor de óleo automotivo e também a estética da máquina.

O segundo aspecto é o monitoramento, controle e também toda a implementação de procedimentos e diretrizes dos órgãos reguladores da aviação civil, e que garante a aeronavegabilidade.

Outra etapa de manutenção é a elaboração de boletins quanto aos processos que funcionam dentro das aeronaves.

Por fim é a realização das revisões gerais, reparos, inspeções, ou então qualquer outro tipo de tarefa de manutenção, permitindo que tudo esteja de acordo e também revisões após determinados ciclos de viagens aéreas tanto de voos como de aterrissagem garantindo a qualidade e a segurança dos aviões.

Tipos de manutenções de aeronaves

Existem quatro tipos de manutenção de aeronaves presentes e que vão desde a questão de observação do oleo hidraulico 46 das peças e dos motores até inspeções visuais.

Sendo assim, existem quatro tipos de manutenção de aeronaves nas quais podem ser feitas como a manutenção de linha, manutenção de hangar, as manutenções de checks e o overhaul.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre esses tipos de aeronaves.

1. Manutenção de linha

São as manutenções menos complexas e acontecem quando as aeronaves estão no aeroporto e em breve decolarão. É quando se checa se tudo está bem para a próxima decolagem.

2. Manutenção de Hangar

São mais complexas e quando a aeronave possui tempo de espera que passa de seis horas. São revisões mais demoradas e que incluem na observação de aspectos mecânicos variados.

3. Manutenção de check A, B e C

São serviços de manutenção mais longos, conhecidos como checks de rotina. O check A é feito uma vez por mês durante a noite, e tudo é revisado.

O check B é com base na quantidade de horas de voo, e tem um tempo de 48 horas.

E no check C é uma revisão de 12 a 18 meses e a aeronave deixa de operar por um tempo.

4. Overhaul

É uma manutenção mais profunda e o avião é montado e remontado par manutenção e alguns casos sua lataria é pintada.

Assim, entendemos todos os processos que estão relacionadas as manutenções de aeronaves e suas dimensões.

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