Os transportes são fundamentais para o bom funcionamento da sociedade e foram a sua evolução que garantiu que a globalização acontecesse de forma mais rápida e eficientes.
Por meio da evolução da tecnologia, os carros ficaram mais rápidos, os aviões conseguiam transportar mais pessoas e os navios trafegavam mais rápido.
Assim, todo um mercado começou a surgir em volta e em diferentes setores, desde a fabricação de motor BMW 320I até as indústrias de construção naval e aérea.
Portanto, esse mercado envolvem tanto a fabricação de peças e máquinas como de serviços variados e diferentes.
Os mais próximos são as oficinas mecânicas automotivas, porém, os serviços que atendem as aeronaves também são grandes e diversificadas.
Neste processo abordaremos os serviços presentes na manutenção de aviões e suas dimensões e outros assuntos relacionados a esse mundo fascinante que é o dos transportes.
Entendendo a manutenção dos aviões
Toda e qualquer máquina para funcionar em determinada quantidade de tempo e com toda a segurança precisa de revisões em seus sistemas, essa revisão é conhecida como manutenção.
Para os transportes é muito comum a manutenção veicular, pois lida com a troca de pneus, a troca de óleos, e também consertos de latarias.
E com os transportes aéreos não é diferente, as manutenções de aeronaves feitas por mecânico de aeronaves são todas as ações que são feitas para que seja garantida toda a aeronavegabilidade e também a confiabilidade dos projetos das aeronaves e todos os seus periféricos como:
- Sistemas;
- Subsistemas;
- Componentes;
- Peças.
Durante todo o processo operacional da nave. No Brasil, o órgão que regula e também fiscaliza as naves e seus procedimentos de manutenção é a Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC.
Assim como a manutenção dos motores de BMW m3 e46 motor as manutenções de aeronaves possuem variadas etapas para que sejam feitas da melhor maneira possível e garantindo a eficiência e a segurança.
Falaremos abaixo com mais detalhes sobre essas etapas.
As etapas da manutenção de aeronaves
Existem variadas etapas para a manutenção de aeronaves e que trataremos neste tópico.
O primeiro ponto que está dentro dos processos de manutenção é a elaboração de um bom programa de manutenção da aeronave, levando em consideração suas características que são dadas pelo fabricante.
Este processo de programa de manutenção também é usado em setores automotivos, pois garantem a qualidade e a durabilidade das máquinas, já que a revisão atuam nos elementos mecânicos como o distribuidor de óleo automotivo e também a estética da máquina.
O segundo aspecto é o monitoramento, controle e também toda a implementação de procedimentos e diretrizes dos órgãos reguladores da aviação civil, e que garante a aeronavegabilidade.
Outra etapa de manutenção é a elaboração de boletins quanto aos processos que funcionam dentro das aeronaves.
Por fim é a realização das revisões gerais, reparos, inspeções, ou então qualquer outro tipo de tarefa de manutenção, permitindo que tudo esteja de acordo e também revisões após determinados ciclos de viagens aéreas tanto de voos como de aterrissagem garantindo a qualidade e a segurança dos aviões.
Tipos de manutenções de aeronaves
Existem quatro tipos de manutenção de aeronaves presentes e que vão desde a questão de observação do oleo hidraulico 46 das peças e dos motores até inspeções visuais.
Sendo assim, existem quatro tipos de manutenção de aeronaves nas quais podem ser feitas como a manutenção de linha, manutenção de hangar, as manutenções de checks e o overhaul.
Abaixo falaremos com mais detalhes sobre esses tipos de aeronaves.
1. Manutenção de linha
São as manutenções menos complexas e acontecem quando as aeronaves estão no aeroporto e em breve decolarão. É quando se checa se tudo está bem para a próxima decolagem.
2. Manutenção de Hangar
São mais complexas e quando a aeronave possui tempo de espera que passa de seis horas. São revisões mais demoradas e que incluem na observação de aspectos mecânicos variados.
3. Manutenção de check A, B e C
São serviços de manutenção mais longos, conhecidos como checks de rotina. O check A é feito uma vez por mês durante a noite, e tudo é revisado.
O check B é com base na quantidade de horas de voo, e tem um tempo de 48 horas.
E no check C é uma revisão de 12 a 18 meses e a aeronave deixa de operar por um tempo.
4. Overhaul
É uma manutenção mais profunda e o avião é montado e remontado par manutenção e alguns casos sua lataria é pintada.
Assim, entendemos todos os processos que estão relacionadas as manutenções de aeronaves e suas dimensões.