Menu fechado

Saiba como realizar a locação do caminhão munck

O caminhão munck é um equipamento idealizado para movimentar cargas, como silos e containers, entre outros elementos que ajudam na construção civil.

Ele dispõe de um sistema hidráulico para içamento e remoção de máquinas industriais.

A sua função é semelhante com a do guindaste, entretanto, o caminhão munck tem a vantagem de poder fazer a movimentação de cargas para grandes distâncias.

Este equipamento foi projetado para facilitar a logística de colocar objetos pesados em cima dos caminhões.

O que diferencia o munck dos demais caminhões que movimentam cargas é que um guindaste é montado sobre o chassi. Via de regra, a utilização desse equipamento é feita através de um aluguel de munck.

Faz-se necessário o acompanhamento de um profissional qualificado para operar o munck.

Por ser um caminhão amplo, sua operação deve ser feita em superfície ampla e firme. As cargas devem ser deslocadas de forma vertical.

Como surgiu o termo “munck”

O termo “munck” é mais utilizado no Brasil, mas também é conhecido internacionalmente como “truck crane”.

Há cerca de 10 modelos do equipamento no Brasil, com capacidades que variam de 4,5 a 25 toneladas.

Os munck são notáveis pela versatilidade nas operações de carregamento, mobilidade e transporte de cargas.

Substitui um guindaste com segurança e baixo custo.

Conhecido também como guindaste articulado ou caminhão-guindaste, possui carroceria aliada à lança articulada, o que o torna único em operações que requerem muito peso, distância e altura, podendo trabalhar em locais confinados. Seu uso é crescente na construção civil, indústrias e usinas.

De acordo com Marcos Cunzolo, diretor da Cunzolo, empresa de locação de munck, a principal vantagem do munck caminhão está no fato de ele requerer menor investimento e oferecer melhor acessibilidade em relação ao guindaste.

“Esse equipamento não tem restrições de tráfego em rodovias. Quando chega ao local de trabalho, não exige muitos preparativos, nem necessita de profissional rigger para conduzir o trabalho, um ajudante já é o suficiente”, explica

Marlon Durães, diretor comercial da Munckmaq Transporte, acrescenta que o caminhão munck consegue fazer movimentos e manobras em locais onde o guindaste não é capaz, como em espaços confinados. “Se o equipamento tiver joystick – tecnologia que acompanha alguns modelos – o operador pode sair da cabine e controlar à distância todos os movimentos do braço articulado”, diz.

O equipamento é montado tendo como referência as características e capacidades do braço articulado, a que o caminhão deve ser adaptado, dentro das condições técnicas preestabelecidas.

O caminhão recebe patolas e um eixo adicional para equilibrar o guindauto.

Marlon explica que a maioria das aplicações indevidas com caminhão munck está relacionada ao dimensionamento incorreto de peso e altura. “Antes de realizar uma operação, é necessária a visita de um técnico até o local para especificar o modelo correto do guindauto a ser utilizado, definido pelo peso operacional da carga”.

Segundo Marcos, o caminhão munck precisa sempre trabalhar com margens de segurança e com uma capacidade de 20% a 30% adicional à carga movimentada. Se a carga tiver 2 toneladas, o equipamento deve ter capacidade para 2,5 a 3 toneladas, considerando todas as condições de operação, tipo de terreno e confiabilidade do peso informado.

Serviços realizados pelo caminhão munck

Entre os serviços feitos pelo caminhão munck, pode-se destacar:

  • Içamento de cargas;
  • Transporte rodoviário de cargas;
  • Mudanças industriais;
  • Posteamento;
  • Transporte de máquinas;
  • Remoção de equipamentos.

Como funciona o aluguel de caminhão munck

Os caminhões munck disponíveis para aluguel são capazes de realizar içamentos, cargas e descargas de materiais que podem chegar a 35 toneladas.

Os modelos de locação de caminhão munck possuem lanças que variam de 12 a 35 metros de comprimento.

São amplamente usados no transporte de máquinas pesadas, geradores, containers, entre outros equipamentos.

Os acessórios do caminhão munck, como catracas, dormentes para nivelamento de patolas, cintas para elevação de diversas capacidades já estão inclusos no aluguel do equipamento, uma vez que serão usados na maioria das operações.

Para a remoção de máquinas e equipamentos, ferramentas como balancins, tifors, tartarugas e macacos hidráulicos também estão inclusos.

O preço para aluguel do caminhão munck é cobrado por hora, de acordo com o modelo e capacidade do equipamento.

Para saber quanto custará a hora, deve-se ter em mente a necessidade do cliente e o modelo de caminhão indicado para cada caso.

Quanto maior a capacidade, mais caro será o valor da hora para locação munck preço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *