Menu fechado

Já sabe quando fazer manutenção do ar condicionado do seu carro?

Muitas pessoas costumam se preocupar com serviços de manutenção somente no momento em que há algo de errado com seu aparato, seja ele eletrônico, eletrodoméstico ou automotivo, principalmente quando nos referimos ao ar condicionado.

Acabamos “deixando para depois” alguns ajustes que deveriam ser feitos em algumas épocas ou determinados momentos de modo sazonal, e no fim, acabamos perdendo nosso instrumento por falta de tempo ou até atenção mesmo.

Um dos maiores problemas que temos hoje em dia em equipamentos automotivos é relacionado ao ar condicionado de carro.

Diversas vezes entramos em um veículo em que ele não está funcionando por diversos motivos ou só consegue ficar pouco tempo ligado ou ativo.

Isso porque o ar condicionado de carros é um artefato moderadamente frágil, que além de manutenção, necessita de arrumação e limpeza de pouco em pouco tempos, pois filtra muitas impurezas da rua e trabalha intensamente, principalmente quando está muito calor ou muito frio, que no caso é ligado seu ar quente.

Então, para que que você não cometa o erro de não se atentar ao seu ar condicionado de carro antes que seja tarde, daremos algumas dicas sobre manutenção e contaremos um pouco sobre seu histórico e importância no mundo automotivo.

Histórico e cuidado com seu ar condicionado

Antigamente, no início do lançamento do ar condicionado nos automóveis, a indústria automobilística não focava na possibilidade de climatização, pois os veículos eram bem abertos, então não era viável para eles, naquele momento, pensar em um sistema interno de ar.

A ideia de condicionamento de ar inteiro surgiu em meados da década de 20 em Mônaco, onde um piloto no Rali de Monte Carlo estava com frio e acabou fazendo um buraco em seu painel do automóvel, assim recebendo do motor, o calor necessário emitido para se aquecer.

Mas, como no calor a temperatura subia muito, alguns desafios passaram a aumentar e ficarem ainda mais desafiadores para a industria. Então, foi aí que começaram a fabricar carro com vidros manipuláveis e passaram a estudar técnicas que conseguissem circular o ar dentro dos carros.

E, a partir dos anos 30 optaram por implantar esses sistema de vez. Primeiro começaram com carros pouco utilizados pela população comum, como limousines, vans e de luxo, e logo depois começaram a expandir as possibilidades para diversos outros modelos ao passar dos anos e com o avanço da tecnologia que facilitava cada vez mais esse aspecto.

Instalação do ar condicionado

Até hoje, é possível ter o sistema de ar condicionado em seu veículo, mas ele nunca foi colocado como um acessório obrigatório, e sim de escolha do consumidor e suas preferências.

Lugares com temperaturas muito elevadas, como os países próximos a linha do Equador, chamados de regiões tropicais, costumam ter mais procura por esse tipo de serviço do que em outros locais do mundo. Se tornou um artefato de necessidade, hoje em dia, não de luxo, como era em seu início.

Caso o seu carro não tenha o ar condicionado de fábrica e você está disposto a ter, não precisa trocar seu automóvel, pois há a opção de instala-lo após a compra.

A instalação de ar condicionado caso não venha de fábrica deve ser feita em uma oficina autorizada e pode ter seu preço combinado e, às vezes, até mais baixo que o da concessionária e vale a pena, mas a manutenção deve ser feita regradamente, pois alguns problemas podem aparecer, como:

  • Não gelar o ar suficiente;
  • Não esquentar o ar suficiente;
  • Necessitar de carga de ar condicionado automotivo;
  • Limpeza interna.

Isso ocorre pelo fato de que a instalação ar condicionado janela não estava no veículo e foi colocada após sua finalização nas montadoras.

Ou seja, quando se instala um serviço assim, um pouco da estrutura do seu carro muda e, com isso, alguns problemas podem aparecer com mais frequência.

Mas, para que isso seja resolvido, você deve sempre fazer a manutenção em um local de confiança, o qual irá limpar e tirar as impurezas de seu sistema interno, verificar toda sua instalação por completo e também saber a real tabela carga de gas ar condicionado, que dependendo do seu modelo, deverá receber essa carga anualmente ou em maior espaço de tempo.

Pretende fazer a manutenção de seu ar ou instalá-lo? Lembre-se que além de circulação climática, ele permite o condutor andar com o vidro fechado, aumentando a segurança do motorista e sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *