Menu fechado

Fique por dentro de alguns serviços automotivos

Grande parte da população sonha em comprar um carro zero. Entretanto, quando esse objetivo é alcançado, é necessário entender e tomar os devidos cuidados para os serviços com o automóvel, como a limpeza periódica, enceramento e a instalação de alarme automotivo com rastreador.

Todos esses detalhes são importantíssimos para manter o carro em bom funcionamento. Além disso, a manutenção é outro ponto que deve ser levado em consideração ao mesmo tempo em que entra no quesito dos principais serviços automotivos.

Portanto, chega de mais delongas. Abaixo, confira os principais procedimentos que podem e devem ser realizados no seu carro. Continue com a leitura a partir dos próximos tópicos.

Chassi do carro: RG automotivo

Para quem é recém-chegado no mundo automotivo, o chassi é uma espécie de RG do carro. O número é composto por 17 caracteres, que fica registrado no órgão regulador de trânsito.

Em suma, quando é necessário transferir ou registrar um veículo, é essencial apresentar o número do chassi e do motor ao local responsável. Para que o registro ou transferência sejam realizados com sucesso, é preciso fazer o decalque do Chassi.

Decalque significa transferir a imagem do chassi à outra superfície, por meio de impressão gráfica. O procedimento é bem simples, basta ter em mãos um pedaço de papel e um lápis, de preferência de carpinteiro.

Posteriormente, o papel deve ser apoiado sobre a superfície de relevo do número, onde o lápis é passado levemente até que os caracteres apareçam no papel.

Se o número não puder ser alcançado, é necessário contatar uma empresa de vistoria, que fará um procedimento denominado como laudo ótico fotográfico. Dessa forma, o número será obtido sem nenhum problema.

Instalação de Gás Natural Veicular

Uma boa alternativa ante os combustíveis comumente usados no setor automotivo – gasolina e diesel, a instalação de gnv (Gás Natural Veicular) é muito procurada, especialmente por motoristas que preferem mais comodidade durante as viagens.

Entretanto, uma boa dica para quem busca instalar o kit de gás em qualquer carro é entrar em contato com uma oficina homologada pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Para ter uma breve ideia, a fila de espera nas oficinas homologadas é de dez dias. A informação recente foi publicada na Revista Autoesporte, da Globo. Isso significa que a busca pelo equipamento é muito grande.

Serviços: GNV é econômico?

Ainda de acordo com a estimativa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás), e também publicada na Revista Autoesporte, a economia com o uso do gnv frente à gasolina pode chegar a 60%.

Entretanto, uma das grandes desvantagens verificadas por motoristas que já utilizam o sistema há um bom tempo, é que há perda de potência no arranque do carro.

Em contrapartida, devido à crescente tecnológica, já existem sistemas de GNV que diminuem constantemente a perda de velocidade, garantindo economia e funcionalidade dos veículos.

Serviços: vantagens do sistema veicular a gás

O GNV apresenta algumas vantagens muito interessantes aos condutores que estão acostumados com o sistema. Sendo assim, abaixo, veja os principais benefícios da instalação do Gás Natural Veicular:

  • Polui menos que os combustíveis líquidos;

  • Menos gastos com abastecimento;

  • Autonomia durante a circulação;

  • Mais comodidade;

  • Abastecimento simples;

  • Ótimo custo benefício.

Cabe destacar que o gás natural não é encontrado em todos os postos. Ainda assim, o abastecimento é simplificado, uma vez que existem menos adeptos ao gás do que à gasolina, por exemplo.

Segurança para o veículo

Este talvez seja o principal serviço realizado em qualquer automóvel. Afinal, ninguém investe um bom dinheiro para perdê-lo em tão pouco tempo.

O veículo é um investimento que deve durar anos a fio. Neste caso, a instalação de um sistema de segurança em conjunto com um rastreador é fundamental.

Entretanto, é preciso considerar a proteção do carro, incluindo os recursos a serem instalados. Sistemas de proteção para áudio, porta-malas e cabine são os itens que mais saem no mercado automotivo.

O rastreamento por GPS é uma excelente alternativa atual, pois facilita que o veículo seja encontrado em caso de roubo.

Outros métodos modernos, como o corte da gasolina em determinado quilômetro rodado também auxilia na segurança e retomada do carro.

Em poucas palavras, tudo o que contar para a segurança do veículo precisa ser feito, mesmo se o investimento for alto. Neste sentido, melhor investir em algo para proteger do que em um novo veículo, não é mesmo?

Por fim, cabe destacar que com os serviços citados neste artigo, o veículo ficará muito mais seguro e autônomo, além de proporcionar o melhor desempenho durante cada viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *