Menu fechado

Facilidades em ter um veículo demanda responsabilidades

veículo

A posse de um veículo permite que o proprietário possa viajar para onde quiser, quando quiser, sem a preocupação em depender de transporte público ou esperar por uma carona.

Essa liberdade tem um preço e diversas responsabilidades, que devem ser aplicadas para garantir um trânsito seguro e um motorista consciente.

A documentação veicular deve ser emitida por meio de um órgão público, para garantir o emplacamento e a identificação quando for solicitado em blitz, por exemplo.

É uma maneira de garantir a segurança patrimonial, pois em caso de roubo ou furto, o veículo pode ser identificado em câmeras e outros instrumentos de verificação.

Condutor deve apresentar documentação apropriada

No Brasil é possível aprender a dirigir a partir dos 18 anos de idade, em uma autoescola ou centro de formação de condutores devidamente regulamentado.

Para dirigir um carro com até 7 passageiros, é preciso ter uma habilitação da categoria de CNH B (Carteira Nacional de Habilitação), que pode ser adquirida após aulas teóricas e práticas, e uma avaliação junto ao departamento de trânsito.

A aprovação dá o direito a conduzir qualquer modelo de carro, desde que dentro das regras impostas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

O motorista está sujeito a multas e cassação da carteira caso ocorra diversos erros graves, que estão dispostos no CTB, como condução perigosa, excesso de velocidade ou passagem em semáforo vermelho.

Seguro automotivo reforçado com blindagem

A segurança pública é um problema a ser enfrentado por órgãos governamentais. Para o motorista, é possível se precaver contra roubos e assaltos estando atento e evitar ao máximo se colocar em risco.

Reforçar a proteção de um carro é possível, aplicar uma blindagem de veiculos nivel 3 em uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Essa categoria reforça a segurança empregando partes de aço em pontos específicos, placas de plástico e vidro composto, além de mantas de aramida na área interna da carroceria.

Os pneus também podem receber uma estrutura reforçada, impedindo que o veículo tenha que parar imediatamente caso seja alvo de pessoas mal-intencionadas, ou mesmo passe por elementos perfurantes.

Serviços profissionais em caráter residencial

Para personalizar um veículo, o mercado automotivo oferece diversas possibilidades. Além da segurança que pode ser reforçada com um serviço de blindagem dedicado ao modelo específico, é possível ter cores e desenhos personalizados.

Seguindo as normas do CTB, em que o veículo modificado deve receber as identificações de mudança no documento, é possível fazer o envelopamento de carros a domicilio, com profissionais fazendo todo o trabalho na residência do proprietário.

Pessoas apaixonadas por carros gostam de se diferenciar no trânsito, empregando detalhes no capô, nas laterais e até no teto do veículo, conforme as possibilidades de mudança implementadas.

Vale lembrar que, a cor de um veículo não deve ser alterada em sua totalidade, para que não tenha nenhum problema em uma possível fiscalização.

Condições do veículo para circulação segura

A segurança do trânsito é formada por veículos que estão com a geometria e balanceamento devidamente adequados, impedindo qualquer alteração na direção, trepidação ou desgaste irregular dos pneus.

A manutenção veicular deve ser realizada periodicamente em oficinas especializadas, conforme as indicações apontadas no manual do proprietário. Se o carro está puxando para o lado esquerdo ou direito, pode ser necessário fazer o check-up com profissionais capacitados, utilizando ferramentas e equipamentos adequados.

O alinhamento de rodas ajusta todas as quatro de acordo com o volante, impedindo que o carro fique pendendo para um lado ou para o outro, o que pode acarretar em desgaste precoce dos pneus.

A dirigibilidade também pode ser prejudicada, o que interfere na segurança do motorista, dos passageiros e demais pessoas que estão envolvidas em um trânsito urbano ou durante uma viagem rodoviária.

Aliás, se o veículo apresenta trepidação quando atinge mais de 60 km/h, o balanceamento carro deve ser feito o quanto antes, para evitar problemas na estrutura, como um todo.

Ter à disposição um carro é uma facilidade para a vida que ajuda no dia a dia, como ir às compras ou não depender de transporte público para chegar ao trabalho.

Levar os filhos à escola ou poder fazer uma viagem para as cidades turísticas em um final de semana faz parte dos planos de alguém que conta com um veículo na garagem.

Para tudo isso, é preciso seguir as regras dispostas no Código de Trânsito Brasileiro, estando com a própria documentação em dia, assim como a do veículo.

É preciso, ainda, estar atento a:

  • Uso de cinto de segurança;
  • Não levar passageiros em excesso;
  • Conduzir veículo conforme categoria de habilitação;
  • Ser gentil no trânsito.

Essas são dicas que não devem ser esquecidas, pois fazem a diferença para o próprio motorista e para terceiros, como passageiros, pedestres, ciclistas e outros condutores como motociclistas e caminhoneiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *