Menu fechado

Escavadeira: tudo o que você precisa saber

Para quem não sabe, a escavadeira é uma máquina muito utilizada na construção civil para mover objetos grandes ou escavar.

Ela possui duas partes: uma base de condução e um acessório feito para escavar. Assim, o operador fica dentro de uma pequena cabine, controlando a máquina. Entre as principais funções de uma máquina, pode-se destacar:

  • Cavar;
  • Remover e içar objetos;
  • Remover terra;
  • Retirar aterro;
  • Remover entulho.

Reparos com a escavadeira

Quem trabalha com essas máquinas, sabe que apesar de muito fortes e resistentes, esses equipamentos precisam de alguns reparos. Como no caso da roda motriz escavadeira, que faz parte de um conjunto de peças responsáveis pelo material rodante.

O conjunto precisa ser de boa qualidade, uma vez que são componentes que sofrem muito desgaste com toda a força exercida sobre eles.

Quando esse conjunto de peças é acionado, a força gerada pela transmissão dessas peças é transferida até o material rodante, por meio da roda motriz, fazendo com que a escavadeira movimente suas esteiras e ande.

Sendo um componente tão importante, alguns cuidados são necessários, para manter a vida útil da peça. Um deles é a manutenção preventiva, especialmente por ser um material de alto custo.

Além disso, a manutenção evita problemas ainda maiores, uma vez que se a roda motriz estrague, pode colocar em risco outros componentes.

Sem contar que, ao danificar um componente deste, você poderá ficar sem poder utilizar a máquina, acarretando em prejuízos.

No caso de precisar trocar a peça, verifique se a empresa em que você irá comprá-la é séria e entende de peças para escavadeira, além de fazer o reparo de forma rápida.

Outra peça que é bem importante é o rompedor hidráulico. Este componente é acoplado em retroescavadeiras e escavadeiras, com a função de desmontar rochas, romper artefatos e estruturas de concreto, além de demolir.

Esta última função, tem sido muito útil, especialmente em áreas urbanas, onde utilizar explosivos de dinamite podem causar riscos. Assim, basta içar uma escavadeira para o alto de um prédio, que ela conseguirá demolir todos os andares.

Como ela atua de andar por andar, os entulhos podem ser retirados no mesmo ritmo, gerando mais eficiência. O rompedor hidráulico para escavadeira, possui muita força de impacto, desta forma, diminui o desgaste da máquina em si.

Um cuidado que deve ser tomado ao comprar um equipamento deste porte, é quanto ao peso.

Assim, o equipamento não pode pesar mais do que 10% comparada a máquina, isso pode causar o tombamento da escavadeira, uma vez que interfere diretamente na estabilidade desta.

Por isso, é necessário saber qual o modelo ideal para o seu tipo de escavadeira. Os menores, por exemplo, geralmente dispensam ações corretivas, pois são produzidos em corpo único.

Enquanto isso, os médios e pesados, são normalmente acoplados na escavadeira e servem para operações como demolição. Neste caso, o rompedor hidráulico é constituído de duas partes: a unidade de percussão e a carcaça externa.

Quando é necessário fazer algum reparo, geralmente a carcaça externa pode ser soldada, podendo ser indispensável ou não a substituição da placa de desgaste.

Já, quando há danos maiores, como a presença de trincas, pode ser indicação de que os parafusos não foram fixados corretamente. Esse detalhe, muitas vezes, ocasionam sérios danos a estrutura do equipamento.

Outro problema que pode ocorrer é o desgaste dos componentes elásticos do rompedor. Esses itens são responsáveis pela separação da carcaça externa e da percussão, servindo para eliminar vibrações e atrito.

Assim, a manutenção contínua de peças para escavadeira caterpillar é essencial para o bom, funcionamento da máquina.

Manutenção contínua

A manutenção contínua é a melhor maneira de cuidar do seu equipamento. É esse processo que garante o bom desenvolvimento da máquina e, ainda, evitar gastos desnecessários, uma vez que a manutenção preventiva possui menor valor do que a reparadora.

Assim, torna-se um grande erro esperar uma falha para, então, fazer o reparo. Além disso, você corre o risco de ficar com a máquina parada por tempo elevado, o que gera ainda mais transtornos.

Em caso de ter que comprar peças usadas para máquinas pesadas, verifique se o fornecedor é comprometido com o cliente e se a loja possui técnicos preparados para indicar a melhor peça. Seguindo essas dicas, será possível garantir um bom produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *