Menu fechado

Entenda tudo a respeito de baterias veiculares

É de conhecimento comum que todo automóvel precisa de uma bateria para se locomover. Isso acontece porque, para que algumas partes do veículo funcione, é necessária a presença de uma fonte de energia elétrica.

Essa energia fica armazenada na bateria, formada por um ligamento de seis “pilhas” ou células eletroquímicas, cada uma com força eletromotriz de 2 volts.

A bateria nada mais é, portanto, que o coração do veículo: um acumulador de energia elétrica, responsável por transmiti-la ao automóvel e alimentar o motor de arranque, as luzes, o sistema de ignição, o som etc., e que é constantemente recarregada através do alternador.

A bateria varia com relação ao tipo de veículo, já que, dependendo do tamanho e do uso de energia, são necessários outros modelos de bateria automotiva.

No Brasil, para que haja semelhança entre os variados produtos fornecidos pelo mercado, são estabelecidas normas a serem seguidas por todos os fabricantes.

Entenda as diferenças de baterias veiculares

Uma bateria de caminhão ou ônibus será maior que a de um carro de passeio, por exemplo, porque sua capacidade de AH (ampere/hora) é maior. Da mesma forma, uma bateria de motocicleta é menor e contém menos capacidade de AH.

Com o passar do tempo e o avanço das tecnologias presentes em um carro que utilizam energia, o sistema elétrico, que era baseado em baterias de 6 volts, passou a ter como regra baterias de 12 volts.

A bateria elétrica de uma motocicleta também é de 12 volts, mas sua capacidade por hora varia de 5 a 12 amperes, enquanto a de um automóvel varia de 40 a 90 amperes e na de veículos maiores, como um caminhão, pode ultrapassar 150 amperes.

Quanto maior a amperagem da bateria, maior sua capacidade de atender a demanda de energia dos dispositivos do veículo.

Ou seja, quanto mais equipamentos e sistemas eletrônicos um veículo tem (como ar-condicionado, alarmes, sistema de áudio etc.), mais amperagem será necessária para que funcionem corretamente.

Isso não quer dizer que um automóvel comum com bateria de 40 amperes não seja capaz de prover energia para essas funções e precise trocar para uma bateria automotiva 60 amperes, por exemplo, por isso é necessário checar as orientações do fabricante.

É importante atentar ao tamanho da bateria, pois uma amperagem maior pode gerar problemas graves de sobrecarga e causar explosão do acumulador de energia, ou pode não encaixar na hora da instalação.

Da mesma forma, uma amperagem menor pode gerar algumas complicações no veículo. Existem alguns indicadores de problema na bateria, como:

  • Desconfiguração dos componentes do painel elétrico;
  • Queima de fusíveis;
  • Mau funcionamento na bomba de combustível;
  • Falha nos faróis;
  • Luz da bateria acesa no painel;
  • Falha ao dar partida no automóvel.

Quanto tempo dura uma bateria?

O tempo médio de vida de uma bateria automotiva chumbo-ácido comum é de 2 anos, embora isso dependa de fatores como o sistema de carga do veículo, fixação adequada, temperatura do compartimento etc.

A sobrecarga também compromete a bateria, causando a corrosão das grades positivas, gaseificação excessiva, depósito de uma fina camada de lama marrom no fundo das placas proveniente de sua descamação e queima dos separadores.

Onde e como comprar uma bateria nova?

A Heliar é a marca mais tradicional de baterias chumbo-ácido, e também a primeira a ser fabricada no Brasil.

As baterias elétricas de 60 amperes ocupam cerca de 70% do mercado de baterias, sendo as mais procuradas, e a bateria heliar 60 amperes é uma boa opção. Existem quatro linhas de baterias disponibilizadas pela Heliar, sendo elas:

  • A linha de baterias automotivas, que são as mais vendidas, orientadas para automóveis;
  • A linha de baterias para motocicletas;
  • A linha Heliar Frota, ideal para caminhões, empilhadeiras e máquinas agrícolas;
  • E também uma linha estacionária, com descarga profunda de energia, que pode ser utilizada em diversos setores, como iluminação de emergência, energia solar, energia eólica, alarmes, vigilância, bancos de dados etc.

A bateria heliar preço varia, a EFB, por exemplo, é uma bateria automotiva ideal para veículos Start-Stop com alternadores inteligentes, um produto de montadora, certificado pelo INMETRO e com garantia de 24 meses. Já a Heliar PowerSports é voltada para motocicletas que são utilizadas diariamente, feita com tecnologia AGM.

São variados os produtos oferecidos, e é sempre importante atentar para uma marca de confiança, que garanta a qualidade da bateria e sua durabilidade.

Afinal, uma bateria elétrica é um investimento de anos, e não pode ser comprada sem uma boa pesquisa prévia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *