Menu fechado

Entenda mais sobre manutenção veicular

veicular

Um carro é um bem durável e um item de desejo para muitas pessoas, porém, para que ele consiga manter o seu desempenho alto e que dure bastante, é necessário fazer manutenções periódicas na oficina mecânica. Essas manutenções ajudam o veículo a ter um funcionamento pleno.

Há dois tipos principais de manutenções de carro, são elas a manutenção corretiva e a manutenção preventiva.

O primeiro tipo das manutenção, a corretiva, que é realizada depois que ocorre a quebra, e a segunda, chamada preventiva, é aquela que previne a necessidade, pois então peças com falhas são substituídas e evitam que haja desgaste e que o carro quebre.

As manutenções preventivas, que são caracterizadas pela vistoria veicular, devem ser feitas no período certo, para que então não seja preciso a correção do carro em momentos imprevistos.

Se você identificou que o carro apresenta alguns sinais problemáticos, não espere até que quebre, pois pode gerar acidentes e o conserto pode tornar-se mais caro.

Por isso, recomenda-se nesse caso levar o caso para uma mecânica automotiva para que então o carro seja arrumado evitando desgastes e perdas orçamentárias.

Esse artigo falará mais detalhadamente das manutenções veiculares disponíveis e quais as peças do carro em que é necessário uma atenção redobrada.

Tipos de manutenção veicular

De maneira geral, a manutenção automotiva tem como o intuito de fazer com que o carro tenha um excelente desempenho, evitando desse modo possíveis falhas.

Um ponto importante a ser ressaltado é a necessidade de sempre verificar onde será feito a manutenção, há lugares em que você consegue desconto maior, se comparado a manutenção realizada pelas concessionárias.

Mas, seja onde for feita, há dois tipos principais de inspeção de carros dentro das oficinas.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva acontece quando há a quebra do carro ou ele apresenta falhas. Como consequência disso o carro para de funcionar.

Desse modo, essa manutenção visa a correção desse problema, sendo a peça do carro em questão trocada ou então consertada.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é essencial para o carro e para o motorista, afinal ela consegue preservar o carro de desgastes muito grandes e retarda uma possível quebra do veículo.

Geralmente, esse tipo de manutenção passa por um planejamento técnico, chamado de CTMF (Curva de Tempo Médio para Falha) que ajuda a identificar alguns possíveis problemas.

A manutenção preventiva é feita em grande medida por empresas que possuem frotas, pois evita que haja algum problema na execução das tarefas.

Assim, todos os carros são encaminhados para uma oficina mecânica completa e lá são feito todos os procedimentos.

Benefícios da manutenção veicular

Todo carro vem de fábrica com alguns limites, e atingido esses limites é preciso a manutenção. Um exemplo deles é a troca de óleo que varia muito de acordo com o tipo de carro, mas que sempre é indicado após ter uma determinada quilometragem rodada.

Mas para que o carro não atinja esse limite e fique depois com o carro parado na manutenção, as manutenções preventivas são essenciais, pois a ausência de acompanhamento do veículo atinge diretamente em sua vida útil.

Por isso, existem algumas vantagens em cima da manutenção dos carros, como:

  • Garante que o carro tenha um desempenho melhor;
  • Evita gastos maiores com manutenção corretiva;
  • Evita a desvalorização extrema do carro na hora da venda;
  • Garante a segurança do veículo.

Peças nas quais preciso estar sempre atento

Seja na manutenção de motores a diesel, seja de pneus ou pastilhas de freios, quando falamos de carro, precisamos estar atento a alguns sinais de algumas peças, porque esses sinais garantirão que a manutenção será efetiva. Assim, citamos:

Filtro de óleo e óleo do motor

São componentes importantes dentro do sistema mecânico e inseparáveis, o óleo ajuda a lubrificação de peças, contribuindo para a fundição do moto. Já o filtro limpa as impurezas do óleo que circula pelo motor.

As funções secundárias são muito importantes, como o resfriamento do motor. Por isso, se o seu motor esquentou demais, procure uma loja de troca de óleo e veja a situação de seu filtro.

Pastilhas e discos de freio

Para os carros com freio a disco, verificar esses dois componentes são essenciais para que o freio funcione. Fora que garante a segurança do motorista e do veículo. Além desses tipos de peças há também sempre de ser verificadas:

  • Pneus;
  • Baterias;
  • Sistema elétrico.

Vemos, então, que as manutenções são muito importantes para que o carro tenha um bom desempenho e, principalmente, que garanta a segurança do motorista e do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *