Menu fechado

Medo de dirigir? Entenda mais o papel da auto escola

Ter um carro pode ser um dos maiores sonhos de um jovem. Além disso, certas pessoas precisam aprender a dirigir para uma maior autonomia e comodidade durante o dia a dia corrido.

Por esse motivo, é imprescindível que seja escolhida uma Auto escola de qualidade, autorizada e que saiba a importância desse tipo de aprendizado, ajudando o aluno a conseguir sua tão estimada carteira de motorista (CNH).

Exigências para a conseguir a CNH

O direito de dirigir em vias públicas sempre deve vir com responsabilidades, devido ao grande índice de acidentes envolvendo veículos.

Por isso, diversas etapas são exigidas para a comprovação de que o motorista está realmente apto para a função, sem causar risco a outras pessoas e a ele mesmo.

Recentemente, essas etapas mudaram, ficando ainda mais complexas, trazendo mais dúvida a quem busca conseguir a CNH.

Primeiramente, é necessário entender que existem diversos tipos de habilitação, separadas pelo veículo, e que o aluno precisa escolher qual se encaixa mais à sua necessidade:

  • A: Motos
  • B: Carros
  • C: Caminhões
  • D: Ônibus e vans
  • E: Carretas
  • A/B: Podem ser tiradas juntas, desde que o motorista complete mais 25 horas/aula.

É importante lembrar que a primeira CNH só pode ser retirada nas duas primeiras categorias. Depois de um ano, o motorista pode escolher outra categoria, e depois de mais um ano outra, e por aí vai.

Outra exigência básica é que para ter sua carteira de motorista é necessário ter completado 18 anos e ser alfabetizado.

Também é exigido do motorista que ele tenha realizado o Curso de Formação de Condutor (CFC) em uma Auto escola credenciada pelo detran.

Existem as aulas teóricas e práticas do processo, e nenhuma etapa pode ser ultrapassada, para que tudo seja realmente válido. O tempo levado para se realizar todas as aulas varia de acordo com a disponibilidade do aluno.

Elas podem levar no mínimo 3 meses. Lembrando que a reprovação em algum dos exames aumenta o tempo de aula.

O prazo limite para a conclusão das aulas é de 12 meses. Ultrapassado esse tempo o aluno é obrigado é realizar todas as aulas novamente, e as pagar também.

Perdendo o medo de dirigir

É muito comum se encontrar pessoas que precisam e desejam comprar e dirigir seu próprio carro, mas que possuem pavor da direção, e que, por isso, nunca conseguiram realizar as aulas do CFC auto escola.

Nesses casos, é muito recomendada a escolha de uma auto escola de qualidade, com professores sensíveis, que entendam o bloqueio de seus alunos, e que ensinem, de forma mais cuidadosa, todos dos traquejos de uma direção qualificada e segura.

Seja nas aulas teóricas, no simulador ou nas aulas práticas, uma auto escola eficiente, saberá mostrar para seus alunos Como perder o medo de dirigir.

É recomendado que quem busca uma organização de qualidade, busque dicas de quem já passou por ela, como uma forma de indicação. Um local perto de casa ou do trabalho, e com valores justos também deve ser considerado.

Quando identificado o medo no aluno, o professor deve transparecer decisão e segurança, ajudando quem está aprendendo a se sentir mais protegido e tranquilo.

O uso do Cinto automotivo, por exemplo, será reparado e mostrará o quanto a auto escola se importa com as regras que evitem acidentes.

Além disso, uma auto escola credenciada precisa apresentar alguns conteúdos obrigatórios para que os futuros motoristas fiquem sempre atentos, diminuindo assim, os índices de acidentes por negligência no volante.

Um desses conteúdos programáticos é a Aula de direção defensiva.

Dicas de como manter a calma, respeitar as placas, ter sempre a atenção aos diversos elementos de uma direção, deixando a mente alerta, são recomendadas nesse tipo de aula, que traz mais segurança ao motorista.

Todas essas medidas podem diminuir, substancialmente, o medo da direção.

É importante que, dito tudo isso, o futuro motorista procure um local de confiança, e que cobre um preço justo pelas aulas e exames que serão passados.

Apesar da cultura de burlar as atividades e provas dadas para a retirada da CNH, um bom motorista será sempre o que passou por todas as etapas e mostrou, de forma responsável, que suas habilidades condizem com o que é necessário para a conquista do documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *