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Entenda as usabilidades da borracha no mundo automotivo

Todo carro tem borracha, certo? Certo. Pelo menos no pneu e na porta,todo carro tem. Mas será que essas são as únicas utilidades da borracha no mundo automotivo? Não, não são. Existem muitas outras. E são essas outras utilidades que você vai descobrir agora.

A borracha no carro

Também conhecida como guarnição, a borracha tem origem em sua maioria, na seringueira. Além de serem encontradas no pneu e nas portas do carro, elas também podem ser encontradas em outras partes, como janelas e canaletas.

Sua função é vedar o veículo contra chuvas, alagamentos e lavagens, impedindo que a água adentre o veículo. Mas para que essa missão seja feita com qualidade, é necessário limpá-las e mantê-las inteiras e bem conservadas.

Não há uma vida útil padrão para a borracha automotiva, já que varia muito do estado de conservação em que foi mantida.

Mas é necessário prestar atenção a sinais de soltura, ondulação e desgaste, para providenciar uma manutenção. Além de prestar atenção se há água entrando, o que pode ser um sinal que necessita de troca urgente.

Gaxeta de borracha

Cilíndrico e com um ou mais dois lábios, a gaxeta possui a função de vedar sistemas de movimento como o hidráulico e o pneumático, protegendo-os contra o vazamento de gases ou líquidos.

Essa vedação ocorre através da própria pressão da gaxeta de borracha contra o material, oferecendo uma selagem muito eficaz.

Geralmente não é necessário ter cuidados extras para o ajuste, mas é preciso prestar muita atenção na montagem da peça.

Para que a gaxeta ofereça uma vedação de qualidade, antes da instalação, analise e verifique toda a extensão entre a aresta de vedação e as regiões a serem vedadas. A gaxeta é utilizada em vários equipamentos mecânicos, tais como: válvulas, bombas, agitadores, entre outros.

A gaxeta de borracha possui um excelente custo-benefício por possuir alta resistência, mínimo desgaste e excelente desempenho.

E se você pensou que deve ser uma fortuna, se enganou! Ela pode ser encontrada em preços bem acessíveis. Ou seja, proteção, baixo preço e resultado, a gaxeta entrega tudo isso muito bem.

Tipos de gaxeta

No mercado existem praticamente dois tipos de gaxeta; a de silicone e a nitrílica. Enquanto a primeira é eficiente em suportar temperaturas muito altas e por não ceder sob gás de ozônio, a outra é mais resistente, por isso é indicada para o contato com solventes clorados e hidrocarbonos alifáticos. Vantagens e benefícios:

  • Alta pressão;
  • Estabilidade no manuseio das peças;
  • Menor atrito e deterioração;
  • Durabilidade;
  • Maior vida útil das peças dos equipamentos;
  • Versatilidade na aplicação.

Placas de Borracha

As placas de borracha são muito versáteis, por isso são utilizadas em muito setores, desde o de moda até o automotivo. Neste setor, são usadas principalmente na fabricação de batentes, guarnições, painéis de proteção contra impacto, coxins e outros.

Placas de borracha Nitrilica

Por possuir alta resistência aos derivados de petróleo, graxas, solventes e óleos, as placas de borracha nitrílica são altamente utilizadas na indústria, principalmente na automotiva; forros, guarnições, revestimentos entre outras aplicações.

Suas principais vantagens são: fácil manuseio, fácil higienização, vida útil longa, preço acessível, dimensões variadas e propriedades de alta dureza.

Placas de borracha Butil

Geralmente utilizada na indústria automotiva para a fabricação de sacos para vulcanização de pneus, mangueiras de vapor de água, câmeras de ar, e vedantes, as placas de borracha butil são altamente resistente a temperaturas elevadas e ao impacto, possuem impermeabilidade ao ar e a gases e ao envelhecimento provocado pelo ozônio.

Além desses citados, existem outros tipos de custo placas de borracha com ótimo benefício, como: cinza, hypalon, autoadesiva, expandida de poliuretano PU, esponjosa EPDM e outras.

Correia de borracha automotiva

Com a evolução das fábricas automotivas em que os motores de carros novos estão otimizando cada vez mais o processo de combustão nas fabricas, a correia de borracha está sendo mais solicitada.

Para manter o padrão de qualidade, montadoras automotivas tanto brasileiras como as estrangeiras, vêm utilizando somente um tipo de correia, a “HNBR”; a qual é a última geração no que se diz respeito a resistência ao calor, ozônio e lubrificantes.

Também são muito mais flexíveis e possuem maior tração. A correia de borracha é mais resistente tanto ao calor quanto a poeira, e o motor rende muito mais, principalmente nas partidas e nas altas rotações.

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