Menu fechado

Entenda a manutenção em veículos de grande porte

veículos

O transporte de cargas é o mais usado no Brasil, e portanto, muitos tipos de veículos de grande porte são usados como caminhões basculantes e com cargas individualizadas. Esses veículos são a ferramenta de muitos trabalhadores, principalmente, os caminhoneiros.

E para que este veículo consiga suportar a longa jornada pelas estradas do Brasil eles não podem ficar parados por problemas mecânicos ou serem apreendidos pela fiscalização porque algo que tinha que ser feito preventivamente foi esquecido.

Desta maneira, além da preocupação com os acessórios para caminhão obrigatórios é fundamental a manutenção periódica do veículo.

Isto é sempre bom ressaltar porque esses automóveis são grandes máquinas e transportam uma quantidade muito grande de peso por horas seguidas, e para que isto seja possível tem uma mecânica complexa e que cada detalhe conta para o seu bom funcionamento.

Assim, investir na manutenção dos veículos de grande porte preserva o veículo, além de trazer segurança para o próprio motorista já que evita acidentes e outros problemas correlatos.

Neste artigo abordaremos sobre as manutenções realizadas em oficina mecânica de caminhão e sua importância para a segurança.

A manutenção previne acidentes

As manutenções preventivas são muito importantes para os veículos de grande porte, principalmente, porque possuem uma mecânica complexa e que precisam de conhecimento bastante específico para que seja possível mexer neles, evitando portanto problemas maiores.

Deste modo os mais variados veículos como:

  • Tratores;
  • Caminhões;
  • Ônibus;
  • Retroescavadeiras.

Precisam visitar periodicamente oficina especializada em Toyota que é equipada com uma série de ferramentas e peças que ajudam a detectar problemas e também a resolver. Outro fator importante para a realização desse tipo de serviço é evitar acidentes.

Segundo levantamento de dados de órgãos de trânsito no Brasil como o CONATRAN, a falta de manutenção preventiva é responsável pela correspondência de 30% dos acidentes de trânsito no Brasil.

Deste modo, não há nada mais claro do que a importância da manutenção preventiva, já que está diminui os riscos e ainda garante economia e bom desempenho do veículo.

Além das partes mecânicas e mais brutas dos veículos de grande porte, as empresas precisam estar atentas a estética, assim, a manutenção também pode incluir serviços de pintura automotiva para retoques em toda a carroceria.

No tópico abaixo falaremos sobre alguns aspectos que devem ser levados em consideração na manutenção preventiva e nas boas práticas da lida com esse tipo de automóvel.

Pontos para a manutenção de veículos pesados

Falaremos neste tópicos sobre alguns aspectos gerais que precisam sempre ser vistos pelos mecânicos e oficinas especializadas. Estaremos com mais atenção aos caminhões já que é o tipo mais usado.

Lembre-se, leve sempre o caminhão as revisões periódicas para que sejam inspecionados por especialistas e que caso seja necessário trocar uma peça haja disponibilidade da troca original ou de marca semelhante ao fabricante do veículo.

Um bom motorista sempre está atento ao comportamento do veículo e a verificação de alteração visual do mesmo, isto pode indicar a necessidade de uma visita até a mecânica e a funilaria em carros. Assim, veremos alguns aspectos que precisam sempre estar atentos.

1. Pneus

Os pneus são muito importantes para qualquer veículo, pois ele garante o atrito do veículo a pista. Assim, sempre verifique se os pneus estão gastos ou apresentam bolhas ou rasgos. Caso isto apareça é hora de realizar a troca dos pneus.

A calibragem do ar na câmara dos pneus também é fundamental. A pressão deve estar de acordo com as especificações do fabricante, principalmente, porque esta informação está relacionada ao peso do veículo e também da carga transportada.

E também é preciso que além da verificação física dos pneus o mecânico realize sempre o balanceamento e o alinhamento para que o automóvel sempre permaneça reto na pista evitando acidentes.

2. Troca de filtros periódicas

Os óleos são importantes para a lubrificação das peças, e portanto, o seu filtro precisa ser trocado para que a troca do óleo seja mais efetiva. Assim, além da troca do óleo que lubrifica as peças e ajuda na combustão, é sempre importante prestar atenção nos filtros.

Além dos filtros de óleo é importante trocar os filtros de ar do ar condicionado e os filtros de combustível para que tudo esteja em perfeito estado.

Assim, a manutenção de veículos pesados é de grande necessidade para que não ocorra acidentes e que a carga chegue segura e sem avarias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *