Menu fechado

Documentos importantes para o veículo e condutor

Possuir um veículo é um necessidade de locomoção para todos. Eles facilitam a nossa vida e nosso cotidiano e nos possibilitam mais agilidade e rapidez no dia a dia. Não depender do transportes público no Brasil é importante, pois um veículo particular garante mais conforto, além de toda praticidade.

Mas não basta apenas o condutor comprar seu veículo e sair por aí, pois os órgãos responsáveis pelo trânsito brasileiro exigem que alguns documentos tanto para o veículo quanto para o condutor estejam em ordem. No artigo a seguir você saberá um pouco mais sobre esses documentos.

Quais documentos são necessários para circular?

Os documentos de um condutor e de um veículo são importantes por várias razões. Os órgãos responsáveis pelo trânsito precisam ter total controle dos meios de transportes terrestres que circulam pelo país para garantir um trânsito mais seguro para todos.

Você já parou para pensar no caos que seria se não houvesse fiscalização e controle do trânsito? Com certeza, muitas coisas ruins aconteceriam.

Por exemplo, um motorista de van escolar precisa possuir a categoria D e preencher alguns requisitos para dirigir este tipo de veículo. Dessa maneira, a segurança dos passageiros é garantida.

Para trabalhar com o transportes escolar, é necessário fazer a consulta adição de categoria CNH e, para isso, o condutor precisa possuir diversos requisitos, são alguns deles:

  • Ser maior de 21 anos;
  • Possuir 2 anos de categoria B ou 1 ano de categoria C;
  • Não estar com a CNH cassada;
  • Não ter a CNH suspensa.

Estes são apenas alguns dos requisitos, pois além disso, é necessário que o condutor faça um curso de especialização para condução de transporte escolar.

A carteira de habilitação é um documento importante que deve ser renovado a cada 5 anos e pessoas que já a possuem, mas por algum motivo não dirigem, podem procurar uma auto escola para habilitados.

Algumas pessoas sentem-se inseguras no volante e essa insegurança pode ser por várias razões, seja por não possuir habilidade, medo ou traumas de acontecimentos anteriores.

Além disso, algumas pessoas que trabalham com veículos procuram essas auto escolas para aperfeiçoarem suas capacidades no volante e garantir mais segurança para todos.

Até aqui você viu sobre a CNH e algumas das possibilidades para esse documento. Mas se tratando dos veículos, você sabe quais documentos são importantes? Vamos falar sobre eles a seguir, confira.

Documentos importantes que não podem faltar para um veículo

Não importa qual veículo você possua, estar em dia com os documentos é fundamental. O licenciamento, por exemplo, é um documento que atesta que seu veículo possui condições e autorização para circular sem problemas.

Sem esse documento, não é possível pegar estradas, e dentro da cidade o condutor corre o risco de ter seu veículo apreendido, caso seja parado por algum órgão fiscalizador.

Para quem está vendendo ou comprando um veículo, também é preciso estar atento aos procedimentos de transferência. O laudo de transferência de moto, por exemplo, é um procedimento burocrático e exigido pelos órgãos competentes que transferem as motos para seus novos proprietários.

Esse procedimento é importante tanto para quem vende quanto para quem compra. Quem vende terá garantia de que se o novo proprietário cometer alguma infração, esta será de responsabilidade dele, pois o veículo não está no nome do antigo dono.

Para quem comprar, é uma forma de comprovar que o veículo é legalmente seu, evitando dores de cabeça futuras.

O mesmo documento é válido para os carros. A transferencia de veiculo para os carros também é importante pela mesma razão – mesmo se tratando de um procedimento simples e que pode ser concluído em poucos dias. Todos esses documentos garantem mais segurança para os proprietários, para passageiros e para pedestres também.

Tudo no trânsito precisa ser controlado e fiscalizado. Por meio desse controle e fiscalização, as pessoas podem circular tranquilamente pela cidade e pelas estradas, sem correrem riscos de acidentes.

Portanto, não trata-se apenas de taxas e impostos exigidos sem fundamento pelo governo e por órgãos responsáveis, pois todos esses documentos garantem a integridade de veículos e condutores, evita fraudes, torna o trânsito mais justo e seguro e garante uma mobilidade mais tranquila.

Mantenha seus documentos e os documentos do seu veículo em ordem e dirija tranquilamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *