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Saiba as diferenças entre alinhamento e balanceamento

O alinhamento veicular melhora a dirigibilidade nas estradas, mantém o carro reto e estável nas curvas, melhorando, assim, a segurança do veículo por completo.

O balanceamento, por sua vez, é uma prática adotada para diminuir as vibrações do giro das rodas.

O procedimento consiste na verificação do peso do veículo sobre o conjunto de rodas e pneus.

Com isso, é colocado um peso de chumbo para compensar o lado discrepante, equilibrando a distribuição de peso entre as rodas.

Como saber a necessidade do veículo?

Para saber o que o veículo necessita, se é de balanceamento ou alinhamento, o recomendado por especialistas da área automotiva é manter a atenção voltada para alguns pontos:

Alinhamento:

  • Carro vira sem mexer no volante;
  • Mudança de rumo na estrada;
  • Carro torto para um lado;
  • Desgaste de pneus só de um lado;
  • Dificuldade de controle;
  • Condução dificultada.

Se o veículo apresenta algumas dessas características, quer dizer que é a hora de procurar o mecânico. Nesses casos, o alinhamento a laser é o mais indicado.
Balanceamento:

  • Volante vibra durante a viagem;
  • Barulhos irregulares;
  • O carro começa a tremer;
  • Dificuldade para conduzir.

Quando o carro apresenta vibração constante, significa que está na hora do balanceamento.

Assim como foi salientado acima, as duas práticas são completamente diferentes, mas que envolvem o controle adequado do veículo.

Quando veículo fica desalinhado?

O carro fica desalinhado por causa da passada em buracos, pistas ou desvios irregulares nas estradas. Infelizmente, o caso é um problema grave no Brasil, onde grande parte das pistas não conta com a devida manutenção.

No entanto, batidas de carro também podem causar o desalinhamento.

Em linhas gerais, quando o veículo se encontra nessas condições, o desempenho durante a locomoção é afetado, implicando em possíveis acidentes.

Além do mais, um carro desalinhado precisa que os pneus sejam trocados em uma janela curta de tempo, o que gera grande prejuízo para o condutor.

Cabe destacar que depois da troca de pneus, é imprescindível visitar o mecânico para realizar o alinhamento computadorizado ou a laser.

Tempo de cada procedimento

Geralmente, o tempo médio para o alinhamento é de 30 a 60 minutos, a depender do local onde o procedimento é realizado.

A manutenção ocorre tanto na parte dianteira das rodas como na parte traseira.

Em suma, as etapas são simples, mas devem ser feitas por um especialista, que entenda bastante sobre veículos e que utilize as ferramentas corretas.

Por conta disso, o recomendado é pesquisar por empresas com solidez de mercado. Dessa forma, a expectativa de um bom serviço será garantida.

Melhor momento para alinhar

O alinhamento é a manutenção mais recorrente de um carro, principalmente para quem mora em regiões com pistas esburacadas e discrepâncias nas vias terrestres.

Portanto, em todas as revisões periódicas, o ideal é pedir pelo alinhamento do veículo.

Ainda assim, quando o carro passar por cima de buracos, pedras e outros objetos também se recomenda pedir o alinhamento.

No caso de substituição de peças na suspensão ou direção, alinhar o veículo é fundamental, pois evita problemas de dirigibilidade.

Portanto, se o carro estiver virando para qualquer lado, sozinho, sem que o condutor toque no volante, é o sinal exato para procurar um mecânico, e fazer o alinhamento.

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