Menu fechado

Dicas para dirigir em dias chuvosos com segurança

Vivemos em um país de clima bastante variado e muitas vezes enfrentamos diversas situações como chuva ou neblina no mesmo dia. Dirigir em dias chuvosos pode ser uma experiência assustadora e perigosa, portanto é muito importante tratar a situação com o máximo de cautela.

Existem várias atitudes que podem ajudar na sua segurança quando dirigir em uma estrada molhada.

De qualquer maneira o mais importante é manter a concentração e o foco na estrada e nos veículos à sua volta. Para assegurar que sua viagem tenha a maior segurança possível é necessário fazer a manutenção periódica de seu veículo.

Uma Oficina mecanica completa pode executar facilmente essa tarefa e trocar todas as peças necessárias do seu automóvel. As peças devem ser trocadas ao término da sua vida útil.

É o caso da correia dentada do motor, que passa através de uma série de engrenagens e pode travar o motor no caso de seu rompimento.

A bateria, além de fornecer energia para o limpador de para-brisa e os faróis, ela alimenta o computador de bordo dos carros equipados com ABS e outros sistemas que evitam a perda de controle em dias chuvosos.

Preservar o sistema de freios em bom estado de uso, é indispensável para a segurança dos veículos, devido a isso a manutenção dos freios é algo essencial.

Atentar-se aos problemas que o sistema apresenta quando algo não vai bem, impede que os problemas se agravem. O carro deve ser levado para uma Oficina de Freios onde será feito um diagnóstico do que está causando a falha.

O sistema de freio é formado por uma série de componentes, como borrachas, mangueiras, pastilhas, lonas, entre outras.

Funciona através de um fluido de freios e, para garantir a segurança, é preciso verificar todo o sistema periodicamente para evitar acidentes.

Caso você tenha feito toda a manutenção e mesmo assim seu carro apresente problemas ou aconteça um incidente que impossibilite o veículo de se locomover, é importante ter à mão o contato de um Guincho 24 Horas.

Esse serviço é oferecido por seguradoras ou particulares e auxiliará no deslocamento do seu veículo até uma oficina mecânica.

Chuva e pista molhada são os ingredientes para que aconteça um acidente

Dirigir sob condições de chuva e mal tempo é uma escolha que deve ser feita com muita cautela.

Se a chuva estiver muito pesada, procure um local seguro para estacionar, se estiver em uma estrada procure um local de escape, como um posto de gasolina ou um vilarejo, evite parar nos acostamentos, pois pode causar acidentes.

Estacione o carro e espere as condições melhorarem para continuar sua viagem. Alguns Carros importados possuem sistemas com alta tecnologia e auxiliam bastante na dirigibilidade se não for possível parar.

Diminua a velocidade e mantenha o foco na estrada, desligue o som e evite conversas se isso te desconcentrar de alguma maneira. Veja alguns procedimentos que podem ajudar na hora de enfrentar essa situação:

  • Mantenha as janelas limpas: Enxergar o que está à frente é primordial para se dirigir com segurança o tempo inteiro, nos dias de chuva ela se torna ainda mais importante;
  • Luzes: É necessário fazer o ajuste correto das lanternas, dessa maneira elas apontarão na direção certa, auxiliando na visibilidade;
  • Condição dos pneus: Os sulcos dos pneus são responsáveis pela aderência deles à estrada, sem a tração adequada, você pode acabar derrapando;
  • Acenda o farol: Ligue os faróis dianteiros independentemente da hora, eles permitirão que outros carros vejam você se aproximando;
  • Mantenha a distância: Deixar um espaço entre seu carro e o da frente ajuda a evitar colisões, pois você terá um tempo maior para frear;
  • Não pise de uma vez no freio: Isso pode ocasionar a aquaplanagem, fazendo o carro deslizar e perder o controle.

Manutenção preventiva é o segredo para manter seu carro seguro

Fazer a manutenção preventiva é uma ação que evita o desgaste prematuro de peças do seu automóvel e garante a segurança do veículo.

Fazer a Troca de óleo e do filtro sempre que necessário é muito importante para manter o motor sempre limpo e trabalhando corretamente.

Uma simples ação como essa pode evitar que as velas se desgastem mais rápido ou que seja necessário um aditivo para a limpeza de olho velho no cárter.

Devemos manter a manutenção em ordem, pois ela significa economia, um motor funcionando bem economiza combustível e causa menos desgaste nas peças.

Tomar essas precauções pode evitar que você tenha gastos com Reboque. Seja cuidadoso para andar nos dias de chuva e lembre de fazer toda a manutenção preventiva antes de pegar a estrada, dessa maneira o seu caminho será tranquilo e suave.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *