Menu fechado

Dicas importantes para o seu carro

Seja para uso pessoal ou para trabalho, os automóveis são essenciais no nosso dia a dia e precisam ser bem cuidados. Como qualquer máquina, o automóvel demanda manutenções, revisões e checagens periódicas para que se possa assegurar seu bom funcionamento.

Funcionando da melhor forma possível

Eficiência, tratando-se de um carro, não significa apenas funcionar e te levar aonde você quiser, mas quando se trata de uma máquina de tal porte, custando milhares de reais, com uma vida útil relativamente longa, apenas andar, não é o bastante.

A eficiência de um carro deve ser medida também por sua capacidade de executar as funções da melhor forma possível.

E para isso, ele precisa ser bem cuidado para que dure o máximo de tempo, sofrendo o mínimo de avarias possível, e não oferecendo nenhum risco aos passageiros, ou demais pessoas no trânsito.

Ser confiável é um fator um pouco subjetivo em relação aos carros.
Carros precisam de manutenção, e é muito difícil que uma pessoa dirija a vida inteira, sem passar por nenhuma situação de quebra de peças, pneu furado ou qualquer tipo de situação como essas.

Para isso, os seguros automotivos foram criados – acidentes acontecem. Contudo, o seu carro, quando bem cuidado, dar-te-á uma confiabilidade a mais, porque o risco de imprevistos em um carro conservado e bem cuidado é menor.

Manutenção previne a maioria dos imprevistos e contratempos

Ao fazer a manutenção periódica do veículo, os imprevistos diminuirão drasticamente, e você poderá confiar que o carro não te deixará na mão quando for sair para o trabalho, ou levar os filhos para escola, fazer uma viagem, ou até mesmo em uma situação de emergência médica.

Nessas horas, a última coisa que se deseja é que o carro não esteja funcionando.

Sabendo da importância da manutenção, para que o carro se conserve por mais tempo e funcionando bem, de maneira econômica e confortável, vejamos algumas dicas para o cuidado com o seu automóvel.

O automóvel não é feito apenas de motor, rodas e câmbio.

Ao se pensar em peças de carro, automaticamente, pensa-se em motor, câmbio, rodas, limpadores de para-brisas e freio. Mas o cuidado com os sistemas do carro vai além das peças grandes e visíveis.

Se olhássemos uma lista especificando todos os componentes de um carro, veríamos a diversidade de peças e funções existentes. O problema é quando se menospreza algumas peças em função do todo.

É comum o pensamento de que uma peça pequena e frágil, comparada a um carro grande, não deve fazer diferença.

Aí está um grande erro, no carro, todas as peças são importantes, por menores que possam ser, e ainda, no caso de algumas delas, a falta pode causar um efeito de erros em cadeia (efeito dominó), que pode prejudicar todo o sistema.

1. Rolamentos

Os rolamentos servem para que as peças que precisam, girem livremente, com pouca resistência.

Mancais de rolamento servem para prender os rolamentos na estrutura, e tanto um, como o outro, precisam estar bem conservados para evitar que outras peças, mais caras, sofram danos.

2. Coxins

Poucas pessoas sabem o que são e para que servem. Alguns podem até desprezar a função desse tipo de peça, por não ser metálica nem possuir função eletrônica para o carro.

Podem pensar que uma peça pequena de borracha não deve ter tamanha importância. Mas se enganam.

Os coxins são peças que servem para absorver impactos e vibrações, principalmente. Sua função é mecânica, e apesar de serem relativamente baratos, servem para conservar peças caras e fundamentais.

O coxim de escapamento é um bom exemplo disso.

O escapamento pode provocar barulhos altos quando não está bem conservado e, muitas vezes, por causa do calor, a borracha se desgasta mais rápido, comprometendo todo o sistema, provocando barulhos, alargando roscas de parafusos, e outros problemas causados pelas vibrações.

Da mesma forma acontece com o coxim do câmbio e outras peças de borracha relativamente baratas.

3. Combustível

Utilizar um bom combustível de um posto confiável é indispensável. Combustível ruim pode causar danos ao motor e válvulas do carro, tornando uma aparente economia, em prejuízo.

Uma alternativa para gasolina e etanol é o uso do Gás natural nos veículos. O carro pode ser adaptado com um kit gnv completo para que possa usá-lo.

O Gás gnv pode representar grande economia para quem utiliza bastante o carro, ou também para frotas de empresas.

Então, sintetizando nossas dicas para manter seu carro funcionando bem, por mais tempo:

  • Faça manutenções e vistorias periódicas;
  • Não abuse dos sistemas do carro;
  • Utilize combustível confiável sempre;
  • Não deixe de dar importância às peças menores;
  • Verifique sempre o nível da água e óleo;
  • Mantenha seu carro organizado e limpo, para usufruir melhor do seu automóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *