Menu fechado

Detalhes importantes para a condução de um veículo

Um veículo automotivo, principalmente um carro, envolve habilitação do motorista e capacidade de condução, além de responsabilidade socioambiental.

Ao se adquirir um veículo, muitas pessoas acabam realizando um sonho, mas com ele surgem algumas responsabilidades no que se refere à manutenção e conhecimentos técnicos tanto sobre o veículo como sobre legislação.

Um dos cuidados referentes à manutenção trata a respeito da troca de peças, no momento certo, evitando seu desgaste e consequentemente, acidentes. Por exemplo, existem algumas peças dos veículos que precisam de troca e manutenção como:

  • Filtro de ar;
  • Mangueira;
  • Troca de óleo;
  • Abastecimento do radiador;
  • Troca dos pneus;
  • Balanceamento do veículo;
  • Direção hidráulica.

Mas, além desses cuidados é importante ter responsabilidade ao conduzir o automóvel, não realizando o uso de álcool para dirigir ou estar cansado ao volante.

Cuidados com o automóvel

Muitas pessoas cuidam dos seus veículos para que eles estejam sempre novos e conservados. Um veículo bem cuidado agrega valor econômico ao invés de perder.

Um dos detalhes importantes se refere à pintura do automóvel e os respectivos cuidados. Por exemplo, deixar o carro exposto ao sol por muito tempo ou outros fatores externos pode acabar danificando a pintura e afetando a beleza do automóvel.

Outro detalhe se refere a fezes de aves, que ajudam a manchar a pintura se não forem removidas com rapidez. Para renovar a pintura ou fazer uma aplicação de conservação, muitas pessoas procuram por fabricante de cabine de pintura ou por empresas especializadas em veículos.

A cabine é a parte interna do veículo e merece cuidados especiais. Outro detalhe importante se refere ao uso do exaustor do veículo. É importante que as pessoas assumam sua responsabilidade ambiental e verifiquem essa parte do automóvel.

Esse sistema atua na condução e tratamento dos gases tóxicos que são liberados pelo automóvel, vindos do motor. Ele é composto por:

  • Tubos de escape;
  • Ponteiras;
  • Sistema coletor.

É importante verificar esse sistema visando aumentar a preservação da natureza, pela redução da emissão de gases poluentes. Além desses detalhes, muitas pessoas pensam em outros cuidados também, como é o caso da aplicação de películas protetoras nos vidros.

A aplicação de películas nos veículos

Os vidros dos automóveis costumam apresentar alguns desconfortos principalmente térmicos, por conta da incidência de radiação solar.

Essa radiação pode atrapalhar a visibilidade do veículo em diversos momentos, além de permitir a entrada de raios ultravioletas. Por isso, muitos clientes optam por instalar a película solar automotiva. Esse tipo de película é um excelente isolante térmico, além de evitar a incidência intensa dos raios solares, assim como dos raios ultravioleta.

Outro detalhe importante é que existem vários modelos, a depender da necessidade do cliente. Elas apresentam graus de transparência diferenciados e podem ser utilizadas em situações especificas.

Por exemplo, assim como existe a película que protege dos raios solares, existem películas mais resistentes e fortes, que evitam a quebra do vidro em caso de assaltos ou de colisões. Além disso, existem películas que são aplicadas com o objetivo de blindar o automóvel, para que ele se torne ainda mais seguro.

O preço das películas pode alterar a depender da sua funcionalidade. Por exemplo, existem películas que deixam o carro mais escuro e não protege dos raios solares.

Geralmente elas são mais baratas só que com menos funcionalidades. No momento de escolha, o cliente precisa levar em consideração qual é o tipo de visibilidade e transparência que essa película proporciona, já que existem regras para regulamentar o uso de películas, no Brasil.

Outro detalhe interessante é que as películas também podem ser utilizadas para realizar a divulgação de um evento ou negócio. Por isso, existe a película decorativa para vidro.

O automóvel pode ser um instrumento de divulgação da marca, auxiliando sua exposição. Com isso, as pessoas que visualizarem o automóvel, receberão uma mensagem por conta da comunicação visual, auxiliando na conquista por clientes.

Mas, antes de instalar qualquer tipo de película é importante ter alguns cuidados e precauções.

Como instalar uma película?

Existem algumas regras quanto à instalação de películas que são estabelecidas por meio de decreto federal. Por exemplo, existe uma porcentagem mínima de transmissão luminosa que é obrigatória aos veículos, ou seja, uma película muito escura pode afetar a visibilidade do motorista e ocasionar acidentes.

Existe também um valor mínimo de transparência dos vidros dos veículos e depende do tipo de vidro do automóvel. Além disso, existem locais onde não é permitida a aplicação do vidro para não afetar outras peças dos automóveis.

Ou seja, antes de realizar qualquer tipo de procedimento no automóvel, é importante buscar por orientação, visando evitar multas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *