Menu fechado

Cuidados veiculares garantem segurança no trânsito

A facilidade na aquisição de um veículo, com a estabilidade econômica, e a oferta de créditos em franco crescimento, permitiu o aumento de trabalho das montadoras de veículos.

As concessionárias de motocicletas, veículos de passeio, caminhões e ônibus tiveram um aumento considerável de vendas, para atender todos os setores de consumo.

Isso provocou maior investimento dos governos municipais e estaduais, em conjunto com o governo federal, na manutenção de estradas e vias públicas, além da abertura de novas rodovias ao longo do país.

Inspeção de veículos novos e seminovos

Com a entrada de veículos zero quilômetro nas ruas e avenidas, os carros seminovos também alcançaram um novo patamar de desejo.

Esse nicho atende diversos consumidores, desde os que querem ter o primeiro carro ou moto, mas não querem investir todo o dinheiro em um veículo zero quilômetro; ou aqueles que buscam trocar, de forma menos onerosa, um veículo mais antigo, que não vale a pena investir na troca de peças e recuperação de avarias.

Para os proprietários de veículos seminovos, sempre foi importante a compra de um carro ou uma moto com garantia de funcionamento. Motorização, câmbio e lataria devem apresentar funcionamento pleno, para que não surjam problemas inoportunos no uso diário para trabalho ou lazer.

As agências de veículos contam com parcerias pontuais, em que os carros seminovos passam por uma revisão completa antes de serem colocados à disposição nas lojas e feiras voltadas ao setor.

O trabalho é realizado de maneira detalhada, de modo que todos os sistemas elétrico e de abastecimento são analisados, assim como a lanternagem e a motorização.

Esse tipo de serviço é feito nas fábricas automotivas, mas é de fundamental importância a realização nos veículos seminovos e usados, pois garante o pleno funcionamento do veículo, prevenindo que peças desgastadas apresentem qualquer tipo de defeito e, consequentemente, acidentes nas ruas e estradas do país.

Realizado quando é feita a transferência do veículo entre um proprietário e outro, ou quando o seguro veicular é contratado, a oficina mecânica completa é o local ideal para esse tipo de serviço.

Com profissionais técnicos e capacitados, e equipamentos desenvolvidos para a verificação de diferentes itens e componentes veiculares, os mecânicos realizam uma checagem total, por meio de uma lista de itens básicos e acessórios.

Esse serviço garante o pleno funcionamento do veículo, pois atende a itens de segurança, como:

  • Situação dos freios e embreagem;
  • Sistema de arrefecimento, para refrigeração do motor;
  • Filtro de ar, para remoção de impurezas;
  • Luzes e faróis do veículo.

Esse tipo de serviço não deve ficar restrito apenas quando é feita a transferência do veículo entre proprietários, ou quando há a contratação de um serviço de seguro.

A manutenção preventiva garante o pleno funcionamento do veículo, buscando ainda a economia com manutenções corretivas.

A revisão automotiva para viagem pode mostrar a necessidade de troca de peças que, quando estão desgastadas, podem fazer com o que o veículo consuma mais combustível e diminuir a vida útil de todo equipamento.

A lubrificação do motor, com a troca de óleo de acordo com o manual do proprietário, também deve ser constante, pois isso permite o pleno funcionamento sem prejudicar as peças e engrenagens.

Alinhamento de veículo promove economia

Dentro da inspeção veicular, também é preciso estar atento ao uso dos pneus. Pneus desgastados podem fazer com que o veículo consuma mais combustível.

Essa condição pode, ainda, deixar o carro desalinhado, aumentando a probabilidade de acidentes em estradas que permitem uma velocidade mais alta para rodagem.

Em oficinas especializadas, é possível realizar o alinhamento e balanceamento a laser do veículo, garantindo veículo está em condições para encarar as ruas, avenidas e estradas, sem riscos de acidente por causa de mau funcionamento.

Esses dois serviços devem ser realizados em conjunto, pois ambos estão associados à estabilidade do veículo.

O alinhamento ajusta os ângulos das rodas em relação ao solo, por meio da cambagem, do ajuste de caster, e da convergência ou divergência das rodas.

A cambagem deve ser realizada quando se observa desgaste irregular do pneu. O caster verifica a angulação do eixo de direção quanto à estabilidade central e direcional do veículo.

A convergência ou divergência é realizada para a regulação da distância entre os pneus, tendo grande influência sobre a frenagem do veículo.

O balanceamento deve ser realizado em conjunto com o alinhamento, pois ajusta o pneu e a roda, tanto no modo estático quanto no modo dinâmico. No modo estático, os pneus e rodas são ajustados sem o movimento de rotação.

O balanceamento realizado no modo dinâmico é feito com equipamentos especiais, com as rodas e pneus em movimento. O ajuste impede que ocorram trepidações, distúrbio de direção, menor deterioração dos pneus e facilidade na frenagem do veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *