Menu fechado

Cuidados que você precisa ter com o carro

veículo

Ter um veículo em bom estado é reflexo dos cuidados diários com a limpeza e a manutenção. Da higienização de estofados automotivos, manutenção da pintura, documentação em dia, calibragem de pneus e proteção da lataria contra as intempéries são exemplos de cuidados que você precisa ter com o veículo.

Isso não só valoriza o automóvel, como também contribui para sua conservação a longo prazo e evita surpresas desagradáveis no meio da estrada ou durante uma possível troca de automóvel.

Se você tem um veículo e quer saber mais detalhes sobre cuidados que fazem a diferença a curto, médio e longo prazo, esse artigo é para você.

Higienização de estofados automotivos

Restos de comida, poeira, manchas e sujeira são atributos que não combinam com um veículo bem cuidado. Por isso, a higienização de estofados automotivos é tão importante quanto a limpeza externa do carro e pode evitar uma série de surpresas desagradáveis como mau cheiro, presença de insetos ou proliferação de fungos e bactérias.

Há empresas que são especializadas em remover a sujeira do veículo e buscar referências dos serviços relacionados a limpeza interna do automóvel é mais prático que fazer a limpeza de estofados de carros por conta própria.

Durante o procedimento, é comum a realização de etapas como:

  • Aspiração do banco;
  • Limpeza das sujeira;
  • Higienização do teto;
  • Retirada de estofados e carpetes para lavagem e limpeza.

Atenção: para que os melhores resultados sejam obtidos durante a limpeza de estofados de carros, verifique se a oficina responsável pelo serviço utiliza produtos de qualidade, de preferência certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Após uma higienização profissional, é importante tomar alguns cuidados para manter o veículo limpo e apresentação. Por isso, além de evitar comida nos bancos, você pode ter um kit de limpeza dentro automóvel, com saco de lixo, lenços umedecidos, pano e escova.

Há também quem goste também de fragrâncias com o estilo bom ar para carro para manter um cheirinho agradável. Quando se trata de limpeza, tudo é válido, desde cuidados de manutenção até técnicas como lavagem a seco de estofados em oficinas. O importante é manter o carro bem conservado.

Manutenção preventiva

Fazer inspeções periódicas nas peças automotivas como o motor, os freios, o filtro de combustível e outros componentes é algo muito importante.

Afinal, ninguém gosta de ter gastar dinheiro com o que poderia ter sido identificado com antecedência e corrigido. Por isso, cuidados com a manutenção preventiva veicular são essenciais para que o veículo tenha um bom funcionamento.

Além dos serviços de lavagem a seco de estofados, é interessante investir em estratégias como:

  • Balanceamento de pneus a cada 10 mil quilômetros rodados;
  • Troca de óleo periódica;
  • Substituição do filtro de combustível a cada 10 mil quilômetros;
  • Manutenção das pastilhas de freio;
  • Calibragem de pneus.

Lembre-se: antes de esperar que uma peça danifique para substituir ou repará-la, é muito mais estratégico identificar o estado das peças na manutenção preventiva e evitar transtornos em situações não planejadas.

Documentação em dia

Além da aparência estética e das peças automotivas, estar com a documentação do veículo em dia é um cuidado que merece atenção.

Já pensou em ter a cnh suspensa por ipva atrasado ou o veículo guinchado por conta de alguma irregularidade? A situação é bem chata, mas com cautela, pode ser facilmente evitada.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) se trata de uma obrigação anual e cada estado tem um calendário para o pagamento. Assim como o licenciamento, esse é um documento obrigatório para os veículos continuarem rodando, independente de serem automóveis, motocicletas, aeronaves ou embarcações.

A renovação cnh é outro cuidado fundamental por parte do motorista. Na prática, a renovação deve ser solicitada em um período de 30 dias que antecede seu vencimento.

Caso o motorista ignore essa condição, a consequência é uma infração gravíssima que rende sete pontos na CNH além de uma multa estipulada pelo artigo 162 do Código Brasileiro de Trânsito.

Para evitar que a carteira de habilitação seja suspensa por vencimento ou atraso do IPVA, prestar atenção nas leis de trânsito é muito válido.

Afinal, depois que o documento vence ou é suspenso, o motorista precisa arcar com os custos da reciclagem da CNH, perde o direito de dirigir e precisa desembolsar um investimento financeiro considerável para estar em dia com a documentação.

Da higienização aos cuidados com a CNH, todas essas estratégias são benéficas para o motorista rodar com mais segurança. Por isso, vale a pena fazer um check list do seu veículo e deixar tudo regularizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *