Menu fechado

Quais os maiores cuidados que devo tomar com carros modernos?

A cada ano que se passa mais mudanças surgem no segmento de veículos, tanto em relação às mudanças tecnológicas quanto legislativas.

Sendo assim, o melhor a se fazer é sempre estar informado e se certificar de possuir um automóvel com funcionamento em perfeitas condições e que atenda às exigências governamentais.

O ar condicionado automotivo exige cuidados?

A grande maioria dos carros modernos conta com um Ar condicionado automotivo.

O equipamento é um diferencial quando o assunto é conforto, ainda mais em um país tropical, como o Brasil, onde a combinação entre trânsito e calor excessivo pode ser capaz de estragar o dia de alguém que não disponha de ar condicionado em seu veículo.

No entanto, não é raro que esse equipamento apresente problemas com o passar do tempo.

Um dos principais cuidados a se tomar é com o filtro do ar condicionado, que pode estar muito sujo e, assim, diminuir a quantidade de ar liberado, podendo até prejudicar a saúde do proprietário e dos ocupantes.

O filtro não pode ser higienizado, a recomendação é que ele seja trocado a cada 20000 km percorridos pelo carro.

Fazer a Carga de gás ar condicionado automotivo é necessário quando o apetrecho para de funcionar devido a um vazamento.

No entanto, antes é preciso que se identifique o local de vazamento utilizando um fluido de contraste e se resolva esse problema.

Esse processo deve ser realizado por um profissional especializado, visto que em caso de entrada de umidade ou de ar no sistema de refrigeração há necessidade de troca.

Quais problemas a direção hidráulica pode apresentar?

O vazamento de Fluido de direção hidráulica é o principal problema desse sistema, o defeito pode endurecer a direção e a tornar ruidosa.

Portanto, sempre que esses sintomas surgirem o indicado é ir até um mecânico e, antes de qualquer coisa, verificar o nível de lubrificante.

Embora esse problema seja natural para qualquer veículo que utilize a direção hidráulica, oriundo apenas do desgaste, não há formas de reparo, a única solução é realizar a troca dos componentes desgastados.

Mesmo com esse problema inevitável que surge com os anos de uso contínuo do veículo, a Direção hidráulica é a mais utilizada nos carros modernos e a que possui mais vantagens.

Os modelos antigos se valiam de um sistema mecânico para realizar as manobras, o que tornava a tarefa menos confortável, exigindo mais esforço do piloto.

Ao acrescentar uma bomba hidráulica ao sistema foi possível suavizar as manobras e tornar o torque muito mais preciso, um movimento tímido do volante já recebe resposta.

Essa bomba funciona utilizando o motor do carro e, por isso, é possível sentir que a potência do automóvel diminui enquanto ela está em ação, mas isso também garante que ela sempre terá força para funcionar.

No entanto, o sistema mais moderno é o de direção elétrica, que conta com um motor elétrico próprio. As vantagens são muitas, mas o preço elevado faz com que o espaço no mercado ainda seja reduzido.

Por fim, é sempre importante relembrar a necessidade de Trocar bateria a cada cinco ou sete anos. Um dos cuidados a se tomar é o de não deixar o carro parado por longos períodos de tempo, pois isso diminui a vida útil da bateria.

Um carro que é usado todos os dias adia a necessidade de troca.

Se fizer mais de três anos desde a última vez que a bateria foi trocada é necessário ficar atento aos sintomas, pois uma troca precoce é uma possibilidade, sobretudo se a bateria adquirida for de qualidade inferior.

Os sintomas incluem:

  • Falha no som durante a partida
  • Dificuldade em dar a partida pelas manhãs
  • Funcionamento estranho do painel
  • Ruídos e odor de ácido

Certifique-se de trabalhar com uma Loja de bateria de carro de confiança, que opere com todas as grandes marcas do mercado e ofereça assistência aos clientes.

Uma ótima opção para quem quer demorar o máximo de tempo possível para ter que realizar a troca dessa peça é optar por uma bateria com metal, característica que a torna mais potente e, acima disso, mais durável.

Além disso, realizar avaliações periódicas é a melhor forma de se prevenir contra imprevistos e de manter o seu veículo sempre em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *