Menu fechado

Cuidados com a higienização dos componentes de borracha do seu veículo

A higienização de um veículo é essencial, até para garantir o seu bom funcionamento, mas muitas pessoas têm dificuldades nesse aspecto.

Principalmente quando o assunto é lidar com componentes específicos do veículo, como as peças de borracha, que precisam de uma atenção especial por parte do proprietário do automóvel.

Componentes veiculares

Um veículo possui diversos componentes que, a depender do material, precisam de um cuidado especial para a sua limpeza.

A borracha de vedação, por exemplo, é um item de um carro presente geralmente em portas, capô e para-brisas que auxiliam no fechamento de tais.

São muito essenciais para um veículo e devem ser higienizadas sempre que o automóvel estiver em processo de limpeza também.

Como esse é um item que não está só presente em carros, mas também em portas de cômodos de uma residência e até mesmo em geladeiras – sendo esse um uso extremamente comum – os cuidados com a limpeza devem ser reforçados.

A higienização pode ser feita através de uma esponja e um detergente, por exemplo, sendo que o material deve ser seco depois com a ajuda de um pano.

Produtos como água sanitária podem provocar o ressecamento desse item, por isso, devem ser evitados.

Além do material de vedação, também há o batente de borracha, um produto de grande potencial.

Tal material pode ser usado em portas e docas, e tem a função de absorver e amortecer o impacto do veículo, oferecendo proteção sem causar nenhum tipo de dano.

O batente tem uma grande eficiência ao realizar a sua função, servindo como uma espécie de placa de borracha para evitar possíveis impactos, sendo primordial para a proteção do carro.

A vedação costuma encaixar no batente, de forma complementar, garantindo a qualidade e segurança do fechamento do material.

Como não há muita diferença entre esses tipos de materiais no que diz respeito à composição e também à funcionalidade dos mesmos, também não há distinção quanto a limpeza, sendo que o requisito é ter sempre muita cautela.

Fora isso, os mesmos materiais podem ser utilizados para auxiliar na higienização.

Outros componentes e cuidados quanto a higienização

Não há dúvidas de que as mangueiras estão muito presentes em veículos, desempenhando funções de extrema importância, de forma que sem tais artefatos, possivelmente um carro teria seu funcionamento bastante prejudicado e, por vezes, impossibilitado.

As peças que utilizam tal componente estão por toda a parte de um carro, são elas:

  • Pneus;
  • Borrachas de guarnição;
  • Coxins;
  • Bucha;
  • Cilindro de borracha;
  • Coifas da junta homocinética e da caixa de direção.

A começar pelos pneus, que são um grande destaque quando olhamos e até mesmo pensamos em um veículo, esses devem ser cuidados através de manutenções preventivas.

As rodas devem ser limpas de forma separada do resto do veículo, sendo que há a possibilidade de se usar produtos específicos para a higienização de pneus, além de haver a possibilidade também de escovar, secar e encerar.

As guarnições – forma pela qual também são conhecidas as borrachas de vedação – têm a forma de higienização já citada anteriormente, que é considerada bastante simples, mas, além disso, há outro detalhe para o qual é necessário se atentar: a troca dessas peças.

A troca deve ser realizada em alguma oficina especializada ou estabelecimentos de peças automotivas de maneira geral, garantindo assim a qualidade dos produtos adquiridos.

Não é possível determinar, de antemão, o tempo para essas trocas serem realizadas, já que isso varia muito.

É certo que as guarnições sofrem um desgaste considerável ao longo do tempo, mas não há precisão no “prazo de validade” das borrachas de vedação, pois isso varia com o desgaste que elas sofrem devido às variações térmicas, excesso de umidade, exposição ao sol, entre outras coisas.

Há peças de borracha por toda a parte em um veículo, por isso, não é possível ignorar os cuidados especiais, principalmente no que diz respeito à higienização, que esses itens exigem para boa durabilidade e funcionamento.

Os coxins são extremamente importantes na absorção de vibração do bloco do motor.

Em caso de desgaste, percebido através de barulhos, é necessário realizar a troca do coxim. A higienização deve ter o mesmo cuidado em relação às peças anteriores.

Já as mangueiras, parte essencial dos veículos e responsáveis por transportar ar, água, combustível e óleo, devem receber atenção especial.

Não é recomendado fazer nenhuma tentativa de limpeza na mangueira, sendo que a interferência nesse objeto só deve ser feita por um profissional, pois certas substâncias prejudicam as mangueiras contribuindo para o seu envelhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *