Menu fechado

Conheça os tipos de vistoria veicular

Ter um carro requer muita cabeça fria e paciência para lidar com certas burocracias do ramo veicular. Apesar de ter algumas burocracias, o carro ainda continua sendo o meio de transporte mais querido das pessoas, e não é a toa que as autoescolas todos os dias recebem novos recrutas a condutores.

Assim que os novos condutores ou aqueles mais experientes estão no volante é necessário saber se a documentação e as condições de uso do carro, principalmente em situações de compra, venda e contratação de seguro estão corretas. E é nesse sentido que existe a vistoria veicular.

Muitas pessoas tem dúvida quanto ao que é esse procedimento, se ele deve ser feito apenas em casos de compra ou venda, se existem outros tipos e outras dúvidas.

Esse texto vem no intuito de esclarecer alguns pontos sobre o que vem a ser a vistoria, os seus principais tipos e qual sua importância no mundo dos automóveis.

Mas, afinal, o que é vistoria veicular?

Bem, a vistoria veicular é regulamentada e feita pelos chamados Departamentos Estaduais de Trânsito, o DETRAN. E possui um objetivo comum que é de verificar de forma integral quais são as condições de conservação dos acessorios para carros e motos, e manutenção de diversos veículos automotores, como ônibus e caminhões.

O procedimento de vistoria também tem o intuito de atestar se a propriedade do veículo é legítima, fazendo-se então a avaliação da autenticidade dos documentos.

Quando se deve fazer a vistoria?

São inúmeros os casos que podem ser listados quanto a solicitação de vistoria, por exemplo em casos de:

  • Transferência de propriedade ou cidade;
  • Relacração;
  • Emissão de segunda via;
  • Alteração de acessórios – colocação de antena automotiva esportiva.

Toda essa prática vem para prevenir os diversos tipos de fraudes e modificações que são proibidas pelas normas e leis do DETRAN, de modo que os automóveis não fiquem em desacordo com as condições básicas e legislação de trânsito.

Na vistoria também são vistos os seguintes documentos e itens do carro

  • Certificação de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV);
  • Número do motor e chassi;
  • Necessidade de conserto de ar condicionado automotivo;
  • Sistemas de iluminação do carro;
  • Velocímetro, retrovisores, cintos de segurança e limpador de para-brisa.

Além disso, é visto outros pontos antes de entregar certificado de transferência como por exemplo a colocação de spoiler ou outros equipamentos suspensão dos motores e assim por diante.

Vistoria e Inspeção

Inspeção e as vistorias veiculares são diferentes, apesar das pessoas confundirem como sinônimos. A vistoria faz parte de um processo de avaliação visual, por exemplo, a altura da suspensão e estado dos itens de segurança.

Também é verificado na vistoria como histórico, gravações de chassi, carroceira e outros tipos. Sempre o resultado da vistoria seria um laudo de transferência ou outro certificado que o motorista precisa.

Já a inspeção é um tipo de análise mais profunda, que é feita por um engenheiro ou técnico habilitado. O procedimento segue as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Os tipos de inspeção utilizam diversos tipos de medição, que faz com que se identifiquem se estão dentro do parâmetro ou não definidos por lei.

Tipos de vistoria

Existem diversos tipos de vistoria veicular cada uma com um objetivo diferente de acordo com o proprietário.

Vistoria prévia

Esse tipo de vistoria é solicitada para a contratação de seguro do carro.A seguradora solicita essa vistoria para avaliar as condições gerais do automóvel e para que esses dados sejam incluídos na apólice.

Caso o carro esteja com alguma irregularidade é necessário ir fazer a manutenção.

A vistoria prévia também é necessária quando há uma possível troca de seguradora, ou então para acrescentar coberturas ou renovação do seguro.

Vistoria cautelar

Esse tipo de vistoria é solicitado quando o carro é colocado a venda, tanto por uma concessionária tanto para uma pessoa física (no caso particular).

Essa vistoria tem o objetivo de verificar a procedência do carro, fazendo com que a transação do negócio seja feita com segurança.

Aqui o carro é avaliado por completo, além de fazer verificação de documentos.

Vistoria de transferência

Esse tipo de vistoria acontece quando é feita uma transferência de documentação tanto para um novo proprietário ou então mudança de cidade.

Todos esses tipos de vistoria são essenciais para que as transações ocorram de maneira segura e adequada e, o melhor de tudo, com respeito a todos os tipos de normas e legislação de trânsito.

Também é importante lembrar que sempre que possível deve-se recorrer a uma loja de autopeças para realizar a compra e a manutenção de peças garantindo a segurança do carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *