Menu fechado

Conheça os serviços de manutenção mais comuns em veículos

Para que o seu carro esteja operando com toda a potência e funcionalidade esperada, é preciso que haja, constantemente, processos para garantir a manutenção deste veículo.

Existem inúmeros procedimentos que devem ser feitos de maneira periódica, fazendo com que tanto o motorista quanto os passageiros tenham, não só uma sensação de segurança, mas como a segurança propriamente dita garantida. Abaixo, serão listados alguns destes pontos:

Funilaria de carros

A funilaria de carros nada mais é do que uma técnica utilizada para que as peças da lataria do automóvel sejam devidamente concertadas, caso tenham sofrido algum impacto que possa ter comprometido a sua funcionalidade ou estética propriamente dita.

Quando não é possível realizar o reparo, a oficina que realiza a funilaria indica e realiza a troca da peça por uma nova.

Quando o serviço de funilaria de carros é possível, o profissional responsável por realizar este serviço utiliza de martelos específicos que fazem com que a lataria do carro retorne ao seu estado de origem.

Também é utilizado, em alguns casos específicos, a chamada folha de flanders, uma combinação de metais com baixo teor de carbono que são moldadas seguindo o formato da peça. Elas são soldadas no local danificado a partir de uma solda mig.

Para que o serviço seja completo e imperceptível, o funileiro realiza ainda um acabamento com uma espécie de massa plástica e, por fim, uma nova mão de pintura, realizando o serviço completo de funilaria e pintura, fazendo com que o carro tenha aspecto de recém saído da fábrica.

Higienização ar condicionado automotivo

As altas temperaturas presentes no Brasil tornam o ar-condicionado item quase que obrigatório nos carros dos brasileiros. Por isso, mais cedo ou mais tarde, para que tenham o seu bom funcionamento garantido, é mais do que recomendada realizar, a cada seis meses, a higienização ar condicionado automotivo.

Além deste período, também é necessário que seja realizada uma manutenção de rotina a cada 30 mil km rodados pelo automóvel. Devem ser higienizados os seguintes componentes:

  • Filtro;

  • Tubulações;

  • Evaporador;

  • Compressor.

Alguns sinais, no entanto, podem indicar que chegou a hora de efetivar a limpeza no ar condicionado. Um deles é o mau cheiro, que pode ser decorrente da proliferação de bactérias ou fungos – e este micro-organismos podem causar algumas complicações à respiração, como alergias, rinites e outros problemas desagradáveis.

Uma presença de dificuldade na ventilação também pode indicar a necessidade de fazer a limpeza

Troca de óleo

Para que toda a parte mecânica e elétrica do carro funcione perfeitamente, é recomendado que o proprietário do veículo respeite os prazos estabelecidos para que seja realizada a troca de oleo do carro.

É recomendado, para que o óleo não seja contaminado ou oxide no decorrer do tempo, que ele seja trocado em intervalos de 5.000 km ou 10.000 km, de acordo com o que diz o fabricante. O ideal é sempre realizar a troca completa, já que apenas completar pode misturar o óleo novo com usado.

Sobre o uso de aditivos: não é necessário. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) prevê que as marcas de aditivos coloquem nas embalagens a informação de que eles não são essenciais para o bom funcionamento do óleo já colocado na troca de oleo.

Todos esses detalhes conseguem garantir ainda com que haja um bom funcionamento no cabo seletor de marcha peugeot 307, equipamento essencial para que haja uma troca de marchas excelente, necessária para que qualquer veículo opere com a segurança desejada.

Reboque de carro

As carretas e reboques acoplados aos veículos são úteis para o transporte de cargas maiores, como animais ou objetos que não caibam no porta-malas.

Às vezes, no entanto, é preciso que seja contratado um serviço de reboque de carro, quando o mesmo quebra ou apresenta algum defeito que não permita com que ele deixe a via por maneiras naturais.

Este tipo de serviço consegue retirar o carro da via e transportá-lo para o local adequado – seja ele uma oficina, concessionária ou um pátio.

É preciso, no entanto, antes de contratar este serviço, se certificar sobre a regulamentação da empresa para operar este tipo de aparelho e também estar ciente se o seu modelo de carro é comportado pelo caminhão reboque.

Só depois de ter estas dúvidas sanadas, acione o serviço que melhor se adéqua às suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *