Menu fechado

Conheça os modelos de tratores agrícolas

O setor agrícola é um dos mais importantes setores no território brasileiro e tem sido altamente beneficiado pelas novas tecnologias desenvolvidas no âmbito do agronegócio, como, por exemplo, os tratores.

Os avanços científicos da automação e da agricultura têm sido pautas muito debatidas.

Essas inovações têm mudado a visão e o modo de produção do mercado de equipamentos específicos para este setor.

O trabalho, em cima dessa nova logística, veio com o objetivo de aumentar a produtividade do país, que é um dos maiores produtores de comida no mundo todo.

Esse uso frenético da tecnologia tem mudado muito a agronomia, e com muita rapidez.

Não se trabalha e/ou produz mais como antigamente, pois cada alteração, seja de metodologia ou equipamento, eleva a qualidade do serviço em cada ramo desse sistema.

As operações agrícolas de hoje em dia possuem práticas muito diferenciadas, como a inclusão da utilização de novas máquinas, dos sistemas integrados e dos sensores. Essas práticas permitiram, dentre outros:

  • Melhor uso dos recursos naturais;
  • Melhor aproveitamento da terra;
  • Utilização mais precisa de pesticidas;
  • Menores intervenções;
  • Diminuição da mão de obra;
  • Diminuição dos custos;
  • Aumento dos lucros;
  • Maior eficiência na produção;
  • Aumento na quantidade da produção;
  • Maior segurança nas operações agrícolas;
  • Redução do consumo de água e fertilizantes;
  • Diminuição dos impactos ambientais.

Um dos avanços pioneiros da agronomia foi a inclusão do GPS, que permitiu a adesão de novas máquinas no setor, como por exemplo, os tratores teleguiados via satélite, usados na plantação de sementes (fato que diminuiu as paradas e aumentou a produtividade).

Eram, tradicionalmente, usados para facilitar as tarefas agrícolas através do processo mecânico, como a plantação direta.

Hoje, são utilizados para cultivar, arar e plantar. Os atuais, e mais modernos, podem ser utilizados também no cuidado rotineiro com gramados, na manutenção da terra, na distribuição de fertilizantes, dentre outras funções.

Existem diversos modelos de tratores nos dias de hoje, e cada um destes se adequa à uma necessidade ou tarefa em específico. As versões variam desde subcompactos e compactos, até utilitários, ou até mesmo, com extensões acopladas.

Tratores compactos e subcompactos

Como o próprio nome sugere, são tratores de modelo compactado. Eles cobrem tanto áreas menores, como jardins, quanto áreas extensas de pastagem e campo.

Atendem tanto às tarefas mais simples, como a cobertura de roçadas, quanto às tarefas de escavação, paisagismo, lavras de terra e transporte.

O subcompacto é menor do que o compacto, por isso este se encarrega das tarefas mais fáceis. Já o compacto é menor do que o trator utilitário.

Tratores de esteira

O trator de esteira apresenta uma distribuição maior de peso e alta aderência ao chão. Seu uso se dá, principalmente, em locais onde o terreno é mais íngreme e pantanoso.

Esse tipo de trator é um modelo que, ao invés de possuir rodas, possui esteiras e por isso carrega esse nome.

Essas esteiras deslizam por cima da superfície, enfrentando as irregularidades em terras solta, com muito mais facilidade. Sua mecânica se dá por um sistema de transmissão que se localiza nas esteiras do veículo e permite sua locomoção.

Contribuem também com a distribuição do peso, tendo uma base contínua e regular por toda a extensão, além de manterem o trator mais aderido ao solo, evitando que empaque ou tombe.

Esse modelo de equipamento é utilizado principalmente em grandes obras ou tarefas agrícolas complexas e gigantes, em solo desfavorável ao acesso.

Dentro dessa mesma categoria, podemos encontrar outras variações (como o trator de esteira d50).

É considerado, também, um modelo relativamente simples para as tarefas que desempenha e possui uma ótima durabilidade, por ser resistente e superar obstáculos com facilidade.

Custo-Benefício

Atentando-se ao custo-benefício, o caso que permite isso é o dos tratores usados. No ativo mercado destes veículos, há hoje uma grande facilidade em se encontrar equipamentos de boa qualidade a baixo custo.

É possível adquirir modelos de última geração e de ponta, em tecnologia, através da revenda, permitindo que se aperfeiçoe o negócio sem pesar no bolso.

A facilidade que o mundo virtual proporciona, inclusive, permite que se encontre um trator agrícola a venda online.

A negociação pode ser feita com o vendedor por meio de chat ou pessoalmente, através de agendamento.

As demais especificações, como detalhes e fotos, vêm contidas no anúncio, e você pode tirar suas dúvidas ou pesquisar sobre o modelo, além de verificar se o mesmo atende adequadamente às suas necessidades.

Tratores de esteira a venda também podem ser encontrados usados, seja online ou através de terceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *