Menu fechado

Conheça os modelos de molas que influenciam a indústria de veículos

É fato que para um veículo funcionar adequadamente, é preciso que todas as partes que constituem seu sistema estejam em ótimas condições, como as molas.

Sendo assim, compreender partes deste sistema ou conhecer um profissional especializado, é indispensável para a manutenção e preservação do carro.

No sistema mecânico do carro, há componentes cruciais para a integridade do veículo, como o sistema de suspensão. Uma das partes de maior importância para este sistema, independentemente do porte do veículo, são as molas.

Qual é a funcionalidade da mola nos veículos?

Conforme pode ser notado, as molas desempenham um papel importante nos automóveis. É justamente por meio delas, que se dá a sustentação do veículo e a absorção do impacto do solo.

Por isso, que de acordo com a superfície, as molas se comprimem ou se estendem. Dessa maneira, um péssimo estado das molas pode ter os seguintes indícios:

  • Batente do veículo acometido;
  • Altura do veículo reduzida;
  • Impacto maior ao passar por desníveis;
  • Partes trincadas;
  • entre outros.

Como as molas se desgastam com o uso, é preciso manutenção constante, além de efetuar a troca quando for necessário. Juntamente com o amortecedor, tem grande impacto na estabilidade.

Dessa forma, apresentam como principais características, a flexibilidade e a rigidez. Afinal, ao sofrer com determinada força, sendo curvadas ou dobradas, não ficam deformadas permanentemente.

Quais são os diferentes tipos de molas?

Na indústria de veículos, há dois tipos principais de molas, as pneumáticas e as helicoidais. No caso das pneumáticas, são direcionadas para veículos que operam com cargas mais altas, como caminhões e ônibus.

Já as helicoidais, são mais usadas em veículos de passeio e ferroviários, esse segundo tipo pode ser dividido em molas de compressão, tração e torção.

No que diz respeito às molas de compressão aplicação, o espaço presente entre as espiras é reduzido, proporcionando um menor comprimento.

Além de veículos, esse tipo de mola é aplicado em diferentes cenários, por exemplo, as molas de compressão pequenas presentes em antigos furadores de papéis.

Já as molas de tração apresentam as espirais e ganchos nas extremidades. Por fim, as molas helicoidais de torção, além das espiras, apresentam dois braços de alavancas.

Uma das aplicações da mola de tração está fortemente presente no dia a dia em casa nos pregadores de roupas.

O que são molas especiais?

Ao se tratar de molas especiais, normalmente se trata de molas aplicadas em veículos ainda mais específicos, grandes exemplos são as molas especiais para troller, que desempenham uma performance diferenciada das anteriormente citadas.

Esses tipos de molas apresentam três estágios, por essa razão, não se comprimem de uma só vez. Normalmente, são usadas em veículos para viagens ou trilhas pesadas, apresentando assim, diferentes tamanhos para atender a altura adequada.

Dessa forma, ao buscar por mola de compressão preço, é importante que o motorista tenha ideia dos requisitos de seu veículo.

E conte com profissionais capacitados. Afinal, o uso de molas incompatíveis, pode comprometer o funcionamento adequado do veículo.

A relação das molas com carros rebaixados

Quando se trata da vontade de rebaixar um carro, o motorista deve ter muita cautela. O corte de molas não é recomendado, justamente pela possibilidade de comprometer a segurança do motorista e passageiros no veículo.

Por isso, é importante que antes de efetuar qualquer alteração nas molas, recorrer a um profissional, que irá avaliar as condições de carga.

Além do grau de inclinação dos elos, tensões, entre outros fatores fundamentais para a suspensão do carro. Em alguns locais, é possível encontrar molas especiais voltadas para este objetivo.

No entanto, ainda assim é necessário explorar as possíveis desvantagens para o veículo. Afinal, a estética não será o único ponto a ser afetado com a mudança.

Outros usos das molas nos veículos

Além do uso direcionado para a indústria automobilística, em especial, das molas helicoidais, estes itens podem ser encontrados facilmente no cotidiano.

As molas de compressão estão presentes em presas, teclas de teclado, botões de liga e desliga de eletrodomésticos, entre outras aplicações.

No caso das molas de torção, além do exemplo já apresentado dos prendedores de roupas, podem ser aplicadas em pranchetas, catracas e ratoeiras.

Já as de tração, que possuem ganchos como suas principais características, são constantemente encontradas em máquinas de exercícios físicos, engates, trampolins e balanças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *