Menu fechado

Conheça os itens presentes nos carros

Carros são uma invenção do século dezenove e desde então se tornaram muito importantes para o transporte e locomoção das pessoas. Com o seu constante progresso e desenvolvimento, os carros passaram a ser inseridos cada vez mais no cotidiano social, sendo que vários modelos, marcas, cores e padrões foram desenvolvidos.

Dessa forma, os veiculos para transporte passaram a ser produzidos com o intuito de transportar não apenas pessoas, mas cargas também, estendendo a sua utilização para usos coletivos e profissionais também.

Diante desse cenário que tende a aumentar a aplicação e desenvolvimentos dos automóveis terrestres, é importante conhecer algumas peças e funções que são essenciais ao correto funcionamento destes veiculos, que por muitos, são o principal meio de locomoção e transporte.

Além disso, com o progresso na indústria automobilística o carro particular – ou seja, aquele de uso pessoal e que pode ser comprado -, além de desenvolver um papel funcional dentro da sociedade também se tornou status e poder social, por isso é ainda mais consumido e desejado pela sociedade de forma geral.

Condução

Para que o carro circule, é importante que tanto a sua parte mecânica e elétrica esteja funcionando quanto que possua uma pessoa que não precisar ser profissional, apenas maior de dezoito anos e habilitado para sua condução.

Com o desenvolvimento das tecnologias, hoje há dois tipos de direção que dependem do motor. Sendo a direção hidraulica e a direção elétrica.

Hidráulica

Esse modelo de direção funciona por meio do acionamento de uma bomba que é impulsionada pelo motor que faz com que o óleo circule na caixa de direção, deixando dessa forma o volante mais leve e fácil de ser conduzido nos carros.

Além da bomba, esse sistema possui ainda um reservatório de óleo, tubulações de alta e baixa pressão.

Seu funcionamento é simples, quando o motorista gira o volante uma válvula é aberta e libera o óleo que é despejado nas tubulações até o pistão promovendo dessa forma uma tubulação mais simples.

As vantagens desse modelo de condução são:

  • Praticidade na condução;
  • Leveza na condução;
  • Manutenção mais econômica;
  • Sem esforço ao motorista.

Assim a direção hidraulica dura mais tempo que outros modelos de direção.

Manutenção

A manutenção é mais simples e consiste na checagem da quantidade e qualidade do óleo, se é preciso aplicar mais ou trocar para que a direção não fique pesada.

Além disso, há também o alinhamento da direção para proporcionar mais controle e segurança aos motoristas e passageiros.

Elétrica

Esse modelo não preciso do uso do motor para seu funcionamento e faz uso de apenas uma peça para sua movimentação. Sendo um sistema que trabalha conforme a velocidade do carro, assim, quanto maior a velocidade mais macia a direção se torna.

A principal vantagem é que é um modelo mais sustentável e econômico. Entretanto, apresenta uma técnica maior para manutenção e inspeção, aumentando o custo da mão de obra que reflete diretamente em seu preço de compra e manutenção.

Automáticos

Ainda com o auxilio do desenvolvimento tecnológico há o carro automatico, projetado e desenvolvido para facilitar e dar mais conforto ao motorista.

A principal diferença entre o veiculo manual e o automático é que o primeiro a mudança das marchas é realizada pelo condutor, enquanto no outro o processo é realizado de forma automatizada, ou seja, o próprio sistema se responsabiliza pela mudança.

Manual X Automático

O câmbio automático atua na transmissão dos carros, dessa forma o motorista não é necessário para regular a velocidade e capacidade de força do motor.

Diferentemente do manual que tem essa necessidade do condutor para uma direção mais correta.

Por ser uma área em constante desenvolvimento, há uma variedade de modelos de câmbio automático, e, consequentemente há alguns processos de manutenção também, mas algo que é essencial é o oleo de cambio automatico que contribui para seu funcionamento mais rápido e dinâmico.

Pintura

A parte interna é muito importante, mas o externo também, pois o mesmo é responsável pela beleza e qualidade do veículo. Servindo também como uma técnica de proteção e segurança ao veículo, a pintura também tem se desenvolvido.

Sendo uma das partes mais atingidas, o processo de manutenção e conservação é mais intenso, por isso há o processo de micro pintura automotiva, que é mais funcional e prático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *