Menu fechado

Conheça 5 itens que todo carro deve ter

Para possuir um carro, é preciso se lembrar de diversos elementos e acessorios automotivos que trazem segurança para o dia a dia.

Isso implica tanto em seguros quanto em itens dentro do próprio veículo. Na verdade, esse tipo de questão não é segura apenas para quem dirige o carro, mas também para passageiros, pedestres e outros motoristas.

Por conta disso, hoje vamos falar sobre cinco elementos fundamentais para todo carro. Quer descobrir quais são? Continue com a gente.

1. Laudo cautelar veicular

Utilizado mais especificamente para a compra de carros usados, o laudo cautelar veicular é fundamental para garantir a qualidade e a usabilidade do automóvel.

Ele é retirado após uma avaliação de vistoria cautelar, feita por empresas especializadas. Seu objetivo é compreender e informar a real situação de determinado veículo.

O laudo envolve todos os tipos de problemas e questões, desde a estrutura do carro até desacordos com a documentação. Alguns dos principais itens analisados são:

  • Procedência do veículo;
  • Números do chassi e do motor;
  • Possíveis sinistros;
  • Questões judiciais;
  • Autenticidade da placa;
  • Entre outros.

Assim, após todo o processo, a empresa responsável emite o laudo, alegando se ele está em bom estado ou se precisa de ajustes. Isso é fundamental para a segurança do comprador e a tranquilidade de quem está vendendo.

Além disso, pode prevenir acidentes ou outras falhas, que acabam, inclusive, sendo muito caras.

2. Higienização de ar condicionado automotivo

Poucos tratam esse assunto da forma importante como ele deve ser tratado, mas a higienização de ar condicionado automotivo é fundamental para o bom funcionamento do carro.

No Brasil, quase todos os carros possuem esse elemento. Por ser um país muito quente, o ar condicionado acaba sendo comum. Porém, sem a higienização ele pode trazer alguns problemas.

O primeiro deles é o mau cheiro. Por conta de bactérias e outros elementos que podem se acumular no local, a falta de limpeza pode causar um odor desagradável.

As mesmas bactérias e elementos podem transmitir doenças, principalmente as respiratórias, como rinite, bronquite e sinusite. Além disso, a falta de limpeza pode fazer com que o ar pare até mesmo de funcionar.

Outra possibilidade é que o carro pode se esforçar demais para transmitir a ventilação necessária e acaba tendo outros problemas, como desgastes desnecessários.

Para realizar essa limpeza, é preciso, primeiro, entrar em contato com profissionais especializados. Após isso, pedir a troca do filtro e a higienização do restante. Por fim, é importante lembrar de utilizar produtos específicos para remover fungos e bactérias.

3. Airbag lateral

Com a função de proteger motoristas e passageiros em possíveis acidentes, hoje, cada vez mais carros possuem o airbag lateral e o de cortina, além do frontal (mais comum).

Esses dois primeiros têm o objetivo de assegurar que as colisões laterais e transversais, que acontecem frequentemente no Brasil, não causem muitos danos ou diminuam sua gravidade.

Instalados tanto na lateral do carro quanto acima da cabeça dos motoristas e passageiros, esses dois airbags podem, inclusive, salvar vidas. Por conta disso, utilizar esse recurso é fundamental em um país onde acontecem tantos acidentes.

4. Seguro automotivo

Ter um seguro pode ser uma mão na roda quando o assunto são veículos. Serviços desde guincho plataforma – para desligamento repentino do carro – até manutenção corretiva – após acidentes -, estão inclusos.

É claro que cada seguro tem sua diferença, mas apostar naquele que mais atende as necessidades do comprador pode trazer muito mais tranquilidade e segurança.

5. Sensor de estacionamento

Para muitas pessoas, estacionar acaba sendo uma dificuldade. Principalmente para quem possui carros grandes, essa não é uma tarefa tão simples.

Por conta disso, foi criado o sensor de estacionamento. Esse item tem a função de apitar caso o carro chegue perto demais de algum outro objeto no momento de estacionar.

Alguns carros já vêm com ele instalado, seja por barulho ou por câmeras. Assim, isso evita batidas que, apesar de serem fracas, acabam causando dor de cabeça.

Além disso, os motoristas não sofrem tanto com os pontos cegos do carro. Acidentes com pessoas também podem ser evitados com esse acessório.

Para concluir

Hoje, com a tecnologia, existem diversos outros tipos de elementos e itens que podem ser instalados nos carros. Além disso, as tradicionais revisões e manutenções periódicas continuam sendo essenciais.

No final das contas, todas essas ações acabam tendo um único objetivo: oferecer segurança tanto para os motoristas quanto para os passageiros e os pedestres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *