Menu fechado

Confira o funcionamento de três tipos de filtros automotivos

Como todos sabem, a mecânica de um carro é composta por vários equipamentos que permite a ocorrência do pleno funcionamento do veículo. Para que isso ocorra, é importante que cada um deles esteja em bom estado e em pleno funcionamento.

Um dos itens importantes para a operação do funcionamento do carro, é o filtro. Neste quesito, são alguns que compõem a engenharia automotiva.

Por conta disso, neste texto trataremos de quais sãos esses filtros e como se dá o funcionamento de cada um deles. Então, para saber mais e entender quais os cuidados deve-se tomar, continue com sua leitura e veja quais são e suas aplicações no âmbito automotivo.

Filtros

Assim como um Filtro para compressor, os filtros para carros também são essenciais para o seu funcionamento pleno, alguns deles trabalham até mesmo para a garantia da saúde dos condutores e passageiros que utilizam o veículo.

Em um automóvel, há basicamente quatro tipos de filtros: filtro de combustível, filtro de ar, cabine e óleo.

Cada um influencia diretamente no funcionamento do motor e, logicamente, do veículo. Além disso, como citado acima, influenciam também na saúde daqueles que trafegam no carro. Vejamos um pouco sobre três deles.

Filtro de ar

Como se pode pressupor pelo nome, esse filtro trabalhará em função da qualidade do ar. Ele auxilia em todo o desempenho do motor, impedindo que impurezas cheguem até eles, além de evitar que ocorra o desgastes de peças móveis que ficam localizadas ali.

O filtro de ar também tem larga flexibilidade no auxílio do consumo de combustível, ou seja, no caso de um filtro sujo, há dificuldade da entrada de ar. Isso implicará na piora do rendimento do motor e, consequentemente, no aumento do consumo de combustível no carro

De certa maneira, podemos relacionar com o Filtro regulador de ar presente nos compressores. Esses aparelhos têm o filtro e o regulador com a função de eliminar, filtrar o óleo e as impurezas do ar comprimido, mantendo a sua pressão constante. Isso tudo é indicado por meio de um equipamento chamado manômetro.

Dado isso, a utilização do filtro regulador de ar com manometro se dá em todos os compressores de ar que são utilizados para a realização de pinturas, já que essas necessitam de um ar limpo, sem sujeiras, óleo ou umidade.

Tendo isso, há a garantia da realização de um serviço bonito e de qualidade, que não seria possível sem o auxílio e trabalho do filtro de ar para compressor de pintura.

Filtro de óleo

Neste caso, o filtro de óleo tem como principal utilidade a filtragem de impurezas e sujeiras presentes no óleo do motor. Hoje em dia é tratada como a peça de maior importância para o seu bom funcionamento.

Essa sujeira, na qual o filtro trabalha para eliminar, pode ser o motivo de diversos problemas ocorridos no interior da mecânica do carro, e numa situação extrema, pode até mesmo fundir o motor do carro.

Filtros de baixa qualidade ou aqueles que já passaram da época de troca, podem proporcionar o adentramento de sujeira indevidas no motor e danificar peças como:

  • Pistões;

  • Cilindros;

  • Anéis;

  • Válvulas.

Indica-se a realização da troca a cada 10 mil quilômetros de uso do veículo, para impedir que ocorra os problemas acima citados.

Filtro de combustível

O filtro de combustível, como o próprio nome sugere, tem como principal missão o trabalho contra impurezas do combustível, antes mesmo de haver a sua queima.

Esse filtro está presente entre o tanque de combustível e o motor do veículo. Ele trabalhará para filtrar e barrar as partículas acumuladas, como pó, ferrugens e sujeiras diversas, para que essas não cheguem até a bomba de combustível e bico injetor.

Isso evitará problemas além de melhorar o desempenho geral do carro.

Assim como o citado filtro regulador, os filtros para carros são de extrema importância para o seu funcionamento. Eles garantem a integridade dos itens essenciais para que o carro estabeleça o seu melhor desempenho e evitar problemas mecânicos que podem chegar a comprometer todo o funcionamento do veículo.

Então, deve se ter em mente, que assim como o Filtro de ar com regulador de pressão, presente nos compressores, os filtros automotivos necessitam de vistoria e troca periódicas, a fim de garantir o seu melhor funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *