Menu fechado

Componentes essenciais para tratores

As máquinas que exercem tração, também conhecidas como tratores, tornaram possível o trabalho produtivo com maior conforto ao operador.

Normalmente projetados para executar vários tipos de funções, uma mesma máquina pode ter diferentes implementos, possibilitando uma gama de aplicações, economizando tempo e equipamentos.

Alguns modelos operam com material rodante, que é um conjunto de equipamentos utilizados por máquinas de grande porte.

Consideramos Material rodante para tratores, as correntes, sapatas, rodas, aros motriz, segmentos, roletes, rodas guia, entre outros.

As principais aplicações são para máquinas de esteira, escavadeira hidráulica, colhedoras de cana de açúcar ou de grãos.

Existem no Brasil vários fabricantes de peças e componentes rodantes, além dos vários importadores para diversos tipos de máquinas e equipamentos, pois a variedade é muito grande.

Adquirir uma máquina dessas não é um investimento de baixo custo e deve-se conhecer sobre o assunto, além de fazer uma pesquisa para não desperdiçar recursos.

Um Trator agrícola a venda pode ser encontrado com diversos valores e a escolha errada do modelo e do fabricante pode resultar em um gasto muito alto.

Em uma fazenda, um Trator é um veículo multi-funções e talvez seja o mais essencial de todas as máquinas.

Eles são usados em conjunto com uma variedade de equipamentos, realizando diferentes tarefas que podem incluir aração, escavação, lavragem, gradagem, plantio, elevação de materiais, transporte e fornecimento de adubo ao solo.

Eles apareceram no século XIX e os primeiros utilizavam motor portátil a vapor ou motor de tração, em seguida vieram os movidos por queima de óleo e em seguida os movidos a gasolina que surgiram em meados da década de 1920.

Outro fator muito importante para manter o equipamento, é a sua manutenção. Uma Mangueira intercooler desgastada, por exemplo, pode diminuir a potência do seu Trator e fazer com que ele não seja tão eficiente no momento de executar as tarefas ou até causar mais gastos com combustível e afetar outras peças do motor que precisarão trabalhar para compensar o mal funcionamento.

Existem diversos modelos de tratores para garantir a sua produtividade

Existem alguns modelos de Tratores para diversas finalidades, alguns podem intercambiar peças e exercer mais de um tipo de tarefa. Conheça a seguir os tipos de máquina de ração existentes no mercado:

  • Guinchos: esse modelo tem um cabo de aço enrolado a um carretel. Eles podem funcionar com força manual, elétrica ou motor de combustão, alguns apresentam caixa de engrenagens, o que possibilita a variação de, velocidade e reversão;
  • Com pneus: são equipados com motor de combustão interna, possuem caixa de transmissão e diferencial traseiro reforçado. Podem ter três ou quatro rodas, normalmente tem como característica grandes pneus traseiros. Utilizados na agricultura, na tração de arados, como carretas, e na maioria dos processos agrícolas;
  • Trator isométrico: também usam pneus, mas possuem como conceito básico o baixo centro de gravidade, facilitando trabalhos em situações de limitação de altura e/ou declive, outra característica desse modelo é a distribuição de peso, que proporciona equilíbrio, estabilidade e segurança nas operações;
  • Com esteiras: elas apresentam melhor aderência e distribuição de peso em terra solta ou terrenos pantanosos. Muito utilizados nas obras de construção civil, embora também tenham suas aplicações na agricultura, por apresentar menor compactação do solo;
  • Rodoviário: também designado por cavalo mecânico, é o popular caminhão. Trabalha no sistema de semi-reboque puxando carretas pelas estradas de rodagem;
  • Trator de artilharia: são máquinas com esteira, utilizadas para fins militares, principalmente para rebocar cargas ou armas. Geralmente utilizam chassis de outros carros de combate, além de poderem ser equipados com canhão anti-tanque.

Conhecendo o equipamento para não errar na escolha

Na hora de adquirir o seu equipamento é muito importante conhecer seu ramo de atuação e as funções nas quais a máquina a ser adquirida atuará.

Você também pode optar pela compra de Tratores usados, mas é importante conhecer todo o equipamento e saber seu histórico de revisão e troca de peças para ter certeza da boa procedência da máquina.

Pesquise o mercado e peça ajuda a alguém que conheça do assunto, dessa maneira você terá em suas mãos um equipamento poderoso que auxilia na execução das tarefas mais difíceis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *