Menu fechado

Como obter sua habilitação e o que é o curso de reciclagem?

habilitação

A legislação brasileira permite que a partir dos 18 anos, a pessoa possa obter sua CNH A na modalidade para moto, assim como Carteira Nacional de Habilitação B, que permite a direção de veículos automotivos.

Obter essa carteira não é uma tarefa fácil e exige bastante atenção, dedicação e disciplina por parte do aluno.

Para quem deseja obter sua carteira de habilitação, o primeiro passo é buscar por uma autoescola. Com isso, vão ocorrer alguns procedimentos exigidos pelo Departamento estadual de trânsito, como exame de vista do aluno e o psicotécnico.

Depois disso, o aluno precisa assistir algumas aulas com o objetivo de aprender lições como:

  • Direção defensiva;
  • Mecânica automotiva;
  • Primeiros socorros;
  • Meio ambiente;
  • Código de trânsito.

Após aprender lições voltadas a estas temáticas, o aluno realiza uma prova no Departamento de Trânsito, que é aplicada de modo online, no qual o mesmo precisa responder algumas perguntas relacionadas a temática aprendida no curso.

Com a aprovação, o aluno está pronto para realizar as aulas de simulador e finalmente, as aulas práticas na rua, com um instrutor.

É na aula prática que o aluno aprenderá a dirigir o veículo ou a moto, a partir de obstáculos na rua, aprender a estacionar, a como dirigir no trânsito.

Depois disso, o aluno pode realizar a prova prática, agendada pelo Detran para verificar como está sua direção. Com a aprovação neste exame, o aluno recebe sua permissão para dirigir.

O que você precisa saber sobre a permissão para dirigir?

Quando o aluno sai da autoescola e é aprovado na prova prática, isso quer dizer que ele está apto para dirigir.

No entanto, nesse primeiro momento, o Detran concederá uma permissão para dirigir de um ano, para verificar se esse aluno sabe proceder corretamente no trânsito além de indicar uma certa inexperiência por parte do aluno.

Se em um ano, o aluno não tiver tomado multas consideradas médias, graves ou gravíssimas, ele pode solicitar sua carteira nacional de habilitação de modo definitivo.

Essas infrações de trânsito podem ser as seguintes:

  • Ultrapassar sinal vermelho;
  • Dirigir em alta velocidade;
  • Andar sem o cinto de segurança;
  • Dirigir embriagado;
  • Disputar corridas.

No entanto, se o aluno não tiver cometido nenhuma infração com registro em seu nome, ele está apto para receber sua CNH de modo definitivo. Porém, receber a CNH definitiva não dá ao motorista o direito de cometer infrações de trânsito de modo desenfreado.

O motorista tem 21 pontos disponíveis em sua carteira (que não devem ser utilizados), mas que no caso de uma infração, tornam-se cumulativos.

Quem atinge os 21 pontos em um ano pode perder o direito de dirigir por meio da suspensão ou cassação de sua CNH. Por isso, é fundamental estar atento às leis de trânsito e segui-las.

Em muitas situações, não é isso que ocorre, sendo necessário realizar um curso de reciclagem CNH.

O que o Curso de Reciclagem?

Pode parecer que não, mas muitas pessoas precisam voltar à autoescola para fazer aulas.

Essa auto escola para habilitados, também conhecida como curso de reciclagem, diz respeito a pessoas que já tiveram suas CNHs suspensas e precisam realizar o curso para aprender novamente sobre boas práticas no transito e obter seu direito de dirigir novamente.

De modo geral, sem cometer nenhum tipo de infração, a aula para habilitados pode ocorrer quando a pessoa ainda sente alguma dificuldade na direção ou para estacionar, por exemplo.

No entanto, o curso de reciclagem, que envolve um aprendizado técnico, é uma imposição do Detran, para o motorista que é infrator e reincidente na infração. Quem está com a habilitação suspensa é obrigado, portanto, a realizar esse tipo de curso.

Emplacamento dos veículos

Agora que você já sabe como obter sua CNH e a importância de dirigir com prudência, chegou o momento de adquirir o seu carro ou moto. Nesse caso, o procedimento padrão é estar atento às condições do veículo, através de vistoria.

Outro fator interessante é realizar o primeiro emplacamento moto ou carro, que verifica o licenciamento por meio do final da placa e ainda, consegue transferir o veículo para o nome do comprador.

É importante que o emplacamento tanto da moto como do carro estejam de acordo com o ano em exercício, pois senão, isso pode ocasionar multas ao motoristas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *