Menu fechado

Como mudar a categoria da CNH e cuidados com o veículo

veículo

A condução de um veículo, seja ele moto, carro ou caminhão, envolve muitos desafios e responsabilidades. A primeira é a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação para poder dirigir esses veículos.

Em alguns casos, os condutores apresentam a necessidade de mudar de categoria ou até mesmo adicionar outras categorias para poder expandir a possibilidade da direção de veículos.

Se você tem dúvidas sobre essa temática, não se preocupe que esclarecemos nesse artigo.

Como mudar ou acrescentar uma categoria?

A mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação envolve alguns requisitos básicos, assim como é necessário para incluir outras categorias à Carteira.

Para que ambos casos ocorram é necessário que a CNH esteja dentro da conformidade técnica, sem suspensão ou cassação. Isso dependerá, portanto, de como o motorista se comporta durante o trânsito.

Para cada tipo de categoria de habilitação existem algumas exigências. Por exemplo, para realizar a mudança de categoria CNH B para D é importante que a pessoa tenha pelo menos dois anos a CNH B, que a habilita para a direção de carros.

Além disso, existem outros requisitos como:

  • Ter no mínimo um ano na categoria C (no caso de não ter a B);
  • Completar ao menos, 21 anos de idade;
  • Não ter cometido infrações de trânsito consideradas graves ou gravíssimas;
  • Não ser reincidente em infrações médias.

Além disso, é necessário realizar alguns exames tanto médico como psicológico para verificar as condições da pessoa. É importante também realizar ao menos 15 horas de aula de modo prático, assim como foi necessário para retirar a carteira na categoria A ou B.

No caso de adicionar à habilitação categoria d também é importante que a pessoa não tenha feito infrações graves ou gravíssimas no transito, além de não ser reincidente nas mesmas.

Para fazer as adições, independente, da categoria esse tipo de requisito é necessário, além de ter ao menos um ano de experiência em direção na categoria que tirou.

Para solicitar esses documentos é necessário apresentar os documentos de identificação como é o caso da CHN, RG ou CPF, além de um comprovante de residência.

Dentre os principais exames podemos destacar o exame psicológico, assim como o de visão, o de prática na direção, além de aptidão tanto física como mental.

Caso a pessoa tenha frequentado à autoescola há mais de 5 anos é necessário que ela faça novamente o curso atualizado de primeiros socorros, assim como de direção defensiva.

Os cuidados com o veículo: alinhamento e balanceamento

Habilitado de forma correta diante da lei, é importante falar sobre os cuidados necessários com o veículo, seja ele moto, carro ou caminhão.

Nesse artigo vamos falar especificamente do carro e caminhão. Um dos cuidados principais é o de alinhamento e balanceamento do veículo.

Esse procedimento ajusta as rodas e sua angulação quando comparado ao solo, ao mesmo tempo que as mesmas ficam paralelas. Esse procedimento é importante, pois traz maior estabilidade ao veículo, principalmente, durante curvas, trazendo mais controle ao motorista.

Com esse procedimento de segurança fica muito mais fácil dirigir.

Além disso, existem outras vantagens nesse procedimento como:

  • Evitar o desgaste dos pneus;
  • Aumentar a vida útil do veículo;
  • Proporcionar economia do combustível utilizado;
  • Evitar acidentes por conta da perda de controle.

No caso do balanceamento, esse processo é feito em uma oficina mecanica que seja de confiança e proporciona benefícios com a rotação das rodas. Ele traz maior equilíbrio aos pneus, além de um conforto durante a direção.

Quando o carro precisa balancear, provavelmente, a pessoa sente trepidações em diversas partes do veículo, desde o volante, até o painel. No caso do alinhamento, ele também é realizado por um mecânico de confiança e por ser feito tanto em carros como em caminhões.

A oficina mecânica de caminhão realiza o alinhamento ajustando as rodas e mantendo-as paralelas. Esse processo é muito importante para a manutenção do veículo, além de contribuir para evitar acidentes.

Além do balanceamento e alinhamento, é importante estar atento também à parte elétrica do veículo, já que ela é fundamental para o funcionamento do mesmo, e serve como um alerta, no caso de alguma irregularidade no automóvel.

Por isso, recomenda-se buscar por um auto elétrico 24 horas Zona Leste que possa fazer uma revisão no veículo e orientar sobre o melhor procedimento a ser feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *