Menu fechado

Como funciona uma bateria automotiva

Alguns utensílios são simplesmente indispensáveis para que várias aplicações modernas que envolvem mecanismos elétricos, como os veículos, possam funcionar da forma correta, como é o caso da bateria.

Isso porque esses  dispositivos, tais como baterias automotivas, são o que fornecem sustentação ao equipamento completo. Seja na forma de transmissão de corrente elétrica ou demais tipos de suporte, é sempre importante poder contar com dispositivos de qualidade, que tornam o desempenho do automóvel ainda maior.

Por isso, vamos conferir nesse artigo quais os tipos de baterias e como muitas delas podem ajudar na hora de garantir a performance desejada.

Bateria: coração do veículo

Se compararmos o veículo com o corpo humano, podemos dizer que a bateria é seu coração. Isso porque ela fornece a energia necessária, para que todos os sistemas possam funcionar da forma adequada.

A sua tecnologia permite que uma alta descarga de energia seja feita em pouquíssimos segundos, de forma que o motor de partida e os demais componentes do sistema elétrico do carro possam ser acionados e apresentarem o devido desempenho.

Materiais

Existem Modelos de baterias distintos, de acordo com tamanhos, performances e materiais de composição. De qualquer forma, é importante observar que elas são, no geral, produzidas com placas de chumbo. Além disso, a vida útil desses dispositivos tem duração de até dois anos.

No geral, também, elas são de 12 volts, mas isso pode variar em alguns casos. O tamanho da bateria também muda, assim como o seu uso, que abrange todos os tipos de veículos existentes.

Tipos

Cada modelo vai oferecer um desempenho, por isso é preciso buscar aquele que dá conta da sua necessidade. A Bateria 55 amperes e demais tipos, estão disponíveis no mercado e podem oferecer resistência, durabilidade e performance assegurada em muitos casos.

As baterias convencionais, mais utilizadas na produção automobilística em todo o mundo, usam placas de chumbo, tanto positivas quanto negativas, e são mergulhadas em uma solução composta de água e ácido sulfúrico.

Existe também o modelo feito a partir de ligas de prata, multiplicando a performance e a durabilidade do dispositivo. Além disso, os tipos de mecanismos que elas podem exercer, varia de acordo com as demandas que foram surgindo no setor industrial nas últimas décadas.

Tração

Um tipo bastante comum, Bateria tracionaria é aquela recomendada para uso em empilhadeiras e demais tipos de veículos elétricos com diversas funções na indústria em geral.

Essas mesmas baterias são utilizadas também em pequenos veículos de carga e carros encontrados em campos de golfe. Chamadas também de baterias de ciclo profundo, elas podem, ainda, ser aplicadas em:

  • Prateleiras;
  • Plataformas elétricas;
  • Lavadoras;
  • Varredoras de piso;
  • Cerca elétrica;
  • Sistema de energia solar e eólica.

Performance versátil

Bateria honda fit também é bastante utilizada por vários setores, já que reúne uma série de vantagens relacionadas ao seu tamanho e à praticidade que proporciona.

Dessa forma, é uma bateria especial, com tamanhos e formatos que chamam muito a atenção do cliente. Elas apresentam um desempenho impecável e podem ser a garantia de um bom negócio com uma ótima relação custo-benefício.

Isso porque modelos como Bateria heliar 60 amperes garantem energia por muito mais tempo e você pode encontrar opções com diversos prazos de garantia, de acordo com a qualidade do produto.

Processos adicionais

As baterias ventiladas podem receber processos adicionais, que são recursos disponíveis a qualquer momento junto a uma retificadora. Para que a tensão aplicada seja maior, aumentando o desempenho e adequando o mecanismo à necessidade existente, pode-se utilizar  Carga de equalização.

Com o objetivo de igualar as tensões e densidades, além de compensar as irregularidades eventuais, a aplicação desse mecanismo pode ser feito de três formas:

  • Manual (realizado pelo técnico);
  • Automática (processo instantâneo);
  • Remota (telecomando).

Cuidados importantes

Para saber se o desempenho da sua bateria está deixando a desejar, basta observar os sinais enviados por meio do sistema elétrico e do funcionamento do veículo no geral.

Isso porque o desgaste da bateria compromete todos os demais processos, que possibilitam a performance completa de uma máquina que depende de energia elétrica.

Recomenda-se a troca periódica do dispositivo, evitando que você tenha imprevistos desnecessários. Quem gosta de ficar na beira da estrada porque a bateria acabou, não é mesmo?

Então, procure o profissional mais indicado e que seja de sua confiança na hora que começar a reparar que o automóvel fica sem partida pela manhã ou que houve enfraquecimento significativo dos faróis.

Na hora de providenciar os devidos reparos, também assegure-se de que está adquirindo produtos de qualidade e que eles sejam instalados de maneira eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *