Menu fechado

Como adicionar categoria na CNH

CNH

Tirar a carteira de motorista é o desejo de boa parte das pessoas, afinal, finalmente possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é sinônimo de liberdade para conduzir um veículo dentro da lei. 

Portanto, deve-se selecionar a categoria da primeira habilitação. Aqui, o candidato pode optar entre as categorias A, para moto, ou carteira de motorista categoria b, para carro.

Quais os primeiros passos?

Em posse da primeira CNH, é possível que o motorista faça a inclusão de outra categoria, considerando alguns requisitos, entre eles:

  • Apresentar documentos como RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Exame psicotécnico;
  • Exame médico.

Ou seja, se você tirou a CNH para apenas uma modalidade, há a possibilidade de adição de categoria para que esteja apto a dirigir essas duas modalidades de veículos.

Portanto, estando apto para dirigir e possuindo os conhecimentos teóricos necessários sobre legislação de trânsito para caminhão munck locação, o próximo passo é procurar o Detran de seu estado mais próximo.

Nesse local, você fará os exames psicotécnico e físicos exigidos, para atestar a capacidade de dirigir o outro tipo de veículo, além da primeira habilitação, que escolheu para adicionar.

Em seguida da aprovação, o motorista é orientado a fazer uma prova prática, após realizar as respectivas aulas em uma autoescola.

Por lei, é obrigatório cumprir, no mínimo, 25 horas de aula para que a inclusão de categoria na CNH seja liberada.

Quem poderá solicitar a adição?

Os motoristas que já têm habilitação nas categorias A ou B e já utilizaram serviços de oficina de funilaria, possuem a opção para dar entrada e solicitar a carteira de motorista A/B.

A exceção é para os condutores que cometeram infração de natureza grave ou gravíssima durante os últimos dois anos.

Portanto, se você quer fazer a adição de categorias na sua CNH, é importante ficar atento e ter bastante cuidado na direção para não levar nenhuma multa que venha a prejudicar tal processo.

Conclusão

O processo de adição de categoria é necessário para os condutores já habilitados na categoria A, que desejam incluir as demais categorias, como B, C, D ou E à sua CNH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *