Tirar a carteira de motorista é o desejo de boa parte das pessoas, afinal, finalmente possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é sinônimo de liberdade para conduzir um veículo dentro da lei.
Portanto, deve-se selecionar a categoria da primeira habilitação. Aqui, o candidato pode optar entre as categorias A, para moto, ou carteira de motorista categoria b, para carro.
Quais os primeiros passos?
Em posse da primeira CNH, é possível que o motorista faça a inclusão de outra categoria, considerando alguns requisitos, entre eles:
- Apresentar documentos como RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Exame psicotécnico;
- Exame médico.
Ou seja, se você tirou a CNH para apenas uma modalidade, há a possibilidade de adição de categoria para que esteja apto a dirigir essas duas modalidades de veículos.
Portanto, estando apto para dirigir e possuindo os conhecimentos teóricos necessários sobre legislação de trânsito para caminhão munck locação, o próximo passo é procurar o Detran de seu estado mais próximo.
Nesse local, você fará os exames psicotécnico e físicos exigidos, para atestar a capacidade de dirigir o outro tipo de veículo, além da primeira habilitação, que escolheu para adicionar.
Em seguida da aprovação, o motorista é orientado a fazer uma prova prática, após realizar as respectivas aulas em uma autoescola.
Por lei, é obrigatório cumprir, no mínimo, 25 horas de aula para que a inclusão de categoria na CNH seja liberada.
Quem poderá solicitar a adição?
Os motoristas que já têm habilitação nas categorias A ou B e já utilizaram serviços de oficina de funilaria, possuem a opção para dar entrada e solicitar a carteira de motorista A/B.
A exceção é para os condutores que cometeram infração de natureza grave ou gravíssima durante os últimos dois anos.
Portanto, se você quer fazer a adição de categorias na sua CNH, é importante ficar atento e ter bastante cuidado na direção para não levar nenhuma multa que venha a prejudicar tal processo.
Conclusão
O processo de adição de categoria é necessário para os condutores já habilitados na categoria A, que desejam incluir as demais categorias, como B, C, D ou E à sua CNH.