Menu fechado

CNH vencida ou suspensa: o que fazer?

CNH

Após tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é necessário, de tempos em tempo, realizar a renovação de CNH. Para realizar isso, é preciso passar por algumas etapas e burocracias.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Continue neste artigo.

Como renovar a CNH vencida?

Renovar a CNH, após algum tempo, é obrigatório. Para saber quando realizar esse procedimento, basta olhar a data de validade do próprio documento.

Muitas pessoas atrasam muito tempo para regularizar CNH vencida, o que é muito perigoso. Além disso, gera multas e 7 pontos na carteira (infração gravíssima), pois dirigir com o documento vencido é proibido.

O período para essa renovação é de cinco em cinco anos. No caso de motoristas idosos, esse período muda para apenas três anos. Como é um tempo grande, muitas pessoas acabam esquecendo e, assim, não vão atras do que é necessário.

Para realizar essa renovação ou retirada da primeira CNH, é preciso que o motorista passe por alguns exames e testes, como:

  • Exames físicos;
  • Avaliações oftalmológicas;
  • Análises de comportamento;
  • Entrevistas;
  • Testes psicológicos;

Todos esses exames e avaliações vão revelar se a pessoa está apta física e psicologicamente para enfrentar o trânsito brasileiro, o qual sabemos que não é tão simples e regrado.

No caso de pessoas acima dos 65 anos, a renovação precisa ser de três em três anos porque, frequentemente, a audição e a visão se modificam. Além disso, é mais capaz das pessoas idosas apresentarem problemas de saúde e, assim, se colocarem em risco, além de colocarem os outros.

Isso não significa que pessoas acima de 65 anos não possam dirigir, mas sim que precisam estar mais atentas.

Existe, também, um prazo de tolerância para a renovação. Após o vencimento da CNH, o motorista ainda pode utilizar a mesma carteira durante 30 dias.

Passado esse período, ele já corre o risco de ser punido se utilizar. Outro ponto importante é que é necessário quitar as multas antes de pedir a renovação. Caso contrário, ela não será permitida.

Para saber onde realizar a renovação, basta entrar no site do DETRAN. Mas, e se a CNH suspensa e vencida?

E se ela estiver suspensa?

Essa é uma dúvida muito frequente. O que fazer se a CNH estiver suspensa? Como renovar? O que fazer? Neste tópico vamos explicar tudo de maneira detalhada.

A CNH suspensa acontece quando os pontos da carteira ultrapassam o limite, ou seja, 20 pontos ou mais. Muitas vezes, porém, isso acontece sem que percebamos. Essa suspensão pode ser de até 12 meses, dependendo da gravidade das infrações. Assim, o Detran avisa o motorista da suspensão por meio de uma carta.

Porém, é possível entrar com um recurso antes de entregar a CNH. Para isso, o motorista precisa enviar uma defesa por escrito, dentro do prazo de 30 dias após a suspensão. Assim, é necessário aguardar a decisão do Detran. Caso seja recusado, é possível realizar uma segunda tentativa.

Caso não seja aceito novamente, é necessário aguardar o período definido e fazer uma reciclagem. Os assuntos abordados são:

  • Legislação;
  • Direção defensiva;
  • Primeiros socorros;
  • Relacionamento interpessoal;

Outras formas de segurança veicular

Tanto a regularização da CNH quanto a reciclagem são formas de segurança. Porém, existem outras maneiras de alcançar isso. Uma delas é a vistoria cautelar veicular.

Ela acontece quando compramos um veículo novo, seja ele usado ou não. Ela é uma vistoria detran, que evita danos e erros no veículo.

Essa vistoria é fundamental, principalmente, quando há transferencia de veiculo de um motorista para outro. Assim, todos os erros, danos e problemas já serão analisados e reparados, sem que o novo motorista tenha prejuízos com isso.

A inspeção é feita de maneira visual e também em relação aos documentos. Assim, um técnico do Detran habilitado irá realizar todo esse processo burocrático. É necessário pagar uma taxa para esse procedimento.

A manutenção preventiva também é outra forma de segurança veicular. Ela deve ser feita periodicamente pelo próprio motorista.

Por meio dela, mecânicos analisarão todos os pontos principais do carro, desde estrutura até motor. Assim, é possível encontrar defeitos e reparar danos antes mesmo que eles causem problemas maiores.

Investir em processos de análise, vistoria e segurança do automóvel é fundamental tanto para a segurança do motorista quanto para a segurança de todas as pessoas no trânsito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *