Menu fechado

CNH e cuidados com o carro: veja procedimentos veiculares

CNH

A partir dos 18 anos de idade, a legislação brasileira, por meio do Código de Trânsito e dos Departamentos, permite a retirada da carteira de motorista (também conhecida como Carteira Nacional de Habilitação – CNH).

Para obtê-la, a pessoa deve passar por alguns ensinamentos que são adquiridos no Centro de Formação de Condutores – CFC.

Ao todo, o processo consiste das seguintes etapas:

  1. Exame com oftalmologista;
  2. Exame psicológico;
  3. Aulas teóricas (cidadania, leis de trânsito, noções de mecânica e primeiros socorros);
  4. Exame teórico no DETRAN;
  5. Aulas práticas na Autoescola;
  6. Exame prático final.

Nesse último exame, o aluno tem a oportunidade de demonstrar o que aprendeu mas aulas práticas e teóricas. Se aprovado, ele recebe a CNH.

Mas, ao receber a CNH, ela é apenas uma carteira provisória que é válida durante um ano, no qual serão avaliadas as infrações que essa pessoa possa eventualmente cometer.

Por exemplo, infrações médias e graves, que são derivadas de multa por excesso de velocidade, já são suficientes para que o aluno não consiga solicitar sua CNH definitiva.

Mas, se o aluno não apresentar infrações, é possível solicitar a CNH definitiva, o que não significa que os cuidados e condução prudente do veículo devam acabar.

É por isso que existe a possibilidade de suspensão ou cassação da CNH. Se você ficou curioso para descobrir mais sobre esse assunto, não deixe de conferir este artigo.

Você já ouviu falar em suspensão de CNH?

A pessoa tem a CNH suspensa quando infringe o Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Com a CNH suspensa, o indivíduo fica impossibilitado de dirigir por até 12 meses. Essa suspensão pode ocorrer se a pessoa atingir uma quantidade de pontos em sua CNH.

Ao todo, cada CNH definitiva pode ter até 21 pontos por ano. Após esse período, ela volta a ser zerada. Mas, atenção, a suspensão da carteira já pode ocorrer a partir dos 20 pontos.

Esses pontos são atribuídos quando uma pessoa infringe alguma regra de trânsito e é multada. Por exemplo, multa por excesso de velocidade, ultrapassar o sinal vermelho, estacionar em local indevido, dentre outras ações, vão ocasionando o acúmulo de pontos.

A pessoa recebe uma carta do Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN), em seu município, no qual é possível tentar apresentar uma justificativa diante da suspensão.

Por meio de um Despachante Cnh Suspensa, é possível entregar a solicitação de justificativa assim como toda a documentação exigida.

Para ter sua CNH cassada, a pessoa precisa ser reincidente em suspensão no mesmo prazo de um ano ou ter cometido uma infração muito grave, como dirigir embriagado ou atropelar uma pessoa, por exemplo.

Tanto na suspensão como cassação é necessário que a pessoa faça um cursos de reciclagem que é disponibilizada pelo Detran e, no caso da cassação, é necessário realizar uma avaliação médica e psicológica.

Contagem de pontos na CNH

O Código de Trânsito Brasileiro permite até 21 pontos na CNH, mas o ideal é que o motorista não tenha nenhuma notificação e,m razão de infração.

O valor dos pontos que é atribuído na CNH do motorista vai depender do tipo de infração cometida, que varia desde as mais simples até as muito graves, que podem ocasionar a cassação da carteira.

A consulta de pontos CNH pode ser feita no site do próprio Detran, no qual é possível verificar a situação do motorista a fim de ficar em dia com o órgão. É interessante que as pessoas busquem o respeito pelas leis de trânsito e exerçam sua cidadania para evitar problemas e dores de cabeça.

Polimento de veículos

Mas, além de se preocupar com a documentação do seu veículo e sua, como motorista, é importante também cuidar dos aspectos de manutenção do seu carro.

É importante levar o seu veículo com frequência ao mecânico, com o objetivo de realizar uma manutenção preventiva, que consiste na verificação de reparos leves para evitar problemas maiores.

Agora em relação ao visual, uma recomendação é realizar o Polimento para carros pretos (e de qualquer outra cor), que consiste na aplicação de produtos que trazem mais brilho e beleza ao seu carro, sem danos, manchas ou problemas técnicos.

Além disso, com o aumento da poluição ambiental e, ainda, os elevados preços da gasolina e álcool, muitas pessoas têm optado pelo gás natural, que é uma fonte de combustível mais limpa e traz maior economia ao motorista. Esse uso do gás natural como combustível é chamado de Instalação do kit gnv 5 geração.

Enfim, essas foram as principais informações que você precisa saber sobre a CNH e alguns procedimentos veiculares. Lembre-se delas para dirigir de maneira consciente, evitar complicações com a lei e até mesmo a cassação da sua CNH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *