Menu fechado

Carros para PCD – alguns apontamentos

PCD

Um veículo é algo que chama a atenção de todas as pessoas, e muito mais que isso, tem pessoas que transformam o carro em um traço de sua personalidade. E isso é bastante fácil de entender, pois o carro ajuda no transporte eficiente e rápido de diversos locais.

Entretanto, há pessoas como as portadoras de deficiência que tem alguns gargalos para acessar o veículo e ajudando na sua locomoção.

Porém, os carros não saem adaptados de fábrica, ou que então uma pequena parte é destinada a sair de fábrica com essas adaptações.

Mas, assim como a troca de suspensão, de óleo de motor, a adaptação de um veículo para PCD – Pessoa com deficiência, é possível, e esse artigo abordará como essas adaptações são possíveis, os descontos que podem existir na compra de carros e outros dados relacionados a esse tipo de locomoção.

Afinal, o que são carros PCD?

Os carros para PCD são veículos automotores adaptados para atender uma demanda do mercado que é o acesso ao veículo por pessoa com deficiência.

Esses automóveis são como qualquer outros, com amortecedor, motor, cinto, sendo a única diferença o acesso ao carro, sendo adaptado, facilitando tanto um condutor PCD, como quem não é condutor.

A legislação do Brasil em alguns casos, quando ocorre perícias específicas, assegura isenções de impostos.

Os veículos para PCD ou então que possuem adaptação veicular para cadeirantes possuem uma direção mais facilitada, tendo uma direção hidráulica ou então direção elétrica. É fácil também encontrar nesses carros transmissão automática e os comandos no volante.

Dependendo do tipo da deficiência, é preciso que haja alguns acessórios específicos para que a condução e o transporte dessas pessoas sejam garantidas com conforto e tranquilidade.

Abaixo falaremos sobre as adaptações mais comuns dentro dos carros para PCD.

Modificações encontradas no carro para PCD

Há algumas modificações extremamente importantes para que as pessoas com deficiência tenham acesso confortável, e veremos que tais modificações podem ir desde alteração da suspensão para carros e outros.

Volantes, acelerador e freio

Uma das garantias para pessoas com deficiência é assegurar que o condutor possa dirigir com segurança, e em alguns casos como deficiências de paralisia parcial ou perda de força dos membros superiores, a direção segura fica comprometida.

Desse modo a adaptação que é feita é relacionada ao uso de um tipo de cinta ou então de alça que prenda a mão do condutor, fazendo com que ela não solte do volante. Outro item bastante comum é o pomo giratório, que facilita a condução.

Com relação aos freios e aos aceleradores, quase sempre é usado um tipo de alavanca, que faz com que o carro acelere ou então brequem o veículo com uma das mãos. Caso não seja possível outro método pode ser pensado dentro da oficina que faz esse tipo de adaptação.

É possível encontrar carros com acelerador de pé esquerdo, sendo indicados para amputados ou PCD com paralisia parcial da perna direita.

Rampas, plataformas e bancos

Outros elementos que podem ser adaptados no carro são as tradicional rampas e também as plataformas hidráulicas, facilitando o acesso das pessoas com cadeira de rodas. A grande vantagem da aplicação desse tipo de acesso permite que o embarque no veículo seja altamente importante.

As plataformas hidráulicas são muito vistas no transporte coletivo, porém, podem ser instalados também em alguns automóveis de passeio.

Haviam alguns modelos de suspensão, em que o carro era rebaixado até o nível do chão, permitindo que a inclinação das rampas fossem mais fáceis de acessar, são ideais para o transporte de idosos com pouca mobilidade.

Com relação aos bancos é possível instalar bancos que possuem um ângulo de 90º para que possa ser usada como cadeira de rodas.

Há bancos desenhados também para pessoas com problemas na coluna, sendo mais ergonômicos. Dessa forma, as adaptações do carro são:

  • Facilidade no acesso;
  • Conforto;
  • Transporte facilitado;
  • Condução facilitada.

Todo carro pode ser adaptado para PCD?

Sendo um carro com injeção eletronica automotiva ou qualquer outro, é importante falarmos que nem todo o carro podem ser adaptados.

Para que a compra seja efetiva para adaptação devem escolher carros com portas grandes e porta malas também. Isso facilita a adaptação para PCD.

Desse modo, esse tipo de adaptações permite que todas as pessoas possam ter acesso ao veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *