Menu fechado

Caminhão pipa: tudo que você precisa saber

Em épocas de escassez de chuvas, quando muitas pessoas precisam apelar para uma distribuidora de água para satisfazer suas necessidades básicas, o caminhão pipa é de suma importância.

Não é à toa que ele é comumente visto durante as secas do nordeste, ou passou a ser usado por paulistanos e brasilienses, quando houve racionamentos de água em suas respectivas cidades.

Quando há falta desse recurso tão básico, este veículo pode ajudar muito a população. Confira, nesse post, algumas informações importantes a respeito do uso e da manutenção desse veículo.

O que é um caminhão pipa?

Equipado com um tanque e uma mangueira de sucção, ele pode se deslocar a locais onde há falta do líquido e distribuí-lo à população.

O caminhão pipa nada mais é do que um veículo adaptado, para transportar os mais diversos tipos de fluidos, principalmente a água.

Por exemplo: durante o racionamento de água em São Paulo e região, causado pelos baixos níveis do Sistema Cantareira, empresas de caminhão pipa em guarulhos e outras cidades próximas ajudavam a fazer a distribuição.

Para que serve um caminhão pipa?

Apesar de a distribuição de água ser a funcionalidade mais conhecida dos caminhões pipa, ela não é a única. As características deste veículo também permitem que ele seja usado com fins como:

  • Umidificação da terra para terraplanagem;
  • Transporte de fluidos corrosivos, como ácidos;
  • Transporte de água para irrigação agrícola;
  • Obras de pavimentação asfáltica.

Vale ressaltar que, no caso do transporte de produtos corrosivos, é preciso que a estrutura do veículo seja adaptada para tal.

A mangueira, por exemplo, deve ser escolhida com cautela: é imprescindível que ela seja feita em um material que não seja degradado pela ação dos fluidos.

Do contrário, pode haver sérios acidentes na carga e na descarga do material. Do mesmo modo, é extremamente importante que os veículos usados para transportar itens tóxicos, não sejam aproveitados para fazer o transporte de água.

Afinal, há um alto risco de contaminação, que pode causar sérios riscos à saúde da população.

Como o caminhão pipa é usado?

Não é preciso ser nenhum especialista para saber que, por mais que o caminhão pipa seja um veículo e exija alguns cuidados básicos.

Suas peculiaridades também demandam alguns cuidados especiais durante o seu uso. Confira alguns deles a seguir:

Montagem com características específicas

Como mencionado anteriormente, o caminhão pipa pode ser usado com os mais diversos fins. Porém, ele deve ser projetado e montado com algumas variações, conforme o uso que ele terá.

No caso de veículos que transportem fluidos corrosivos, o tanque tem que seguir uma série de exigências do Inmetro.

Uma delas, é a presença de um revestimento especial em seu interior, que impeça vazamentos. Existem também, modelos específicos, usados pelos bombeiros, para combater incêndios.

Nesses casos, é preciso que a água saia do reservatório em alta pressão. Por conta disso, eles normalmente contam com uma bomba, cuja função é pressurizar adequadamente o fluido.

Por fim, há versões confeccionadas especificamente para o uso na lavoura. Assim, elas são usadas no transporte de itens como fungicidas e herbicidas, além de contar com peças que permitem sua correta distribuição.

A legislação precisa ser seguida

No caso de alguns modelos de caminhão, existem normas legais que regulam o seu uso. Um exemplo, já citado anteriormente, são os veículos que transportam itens corrosivos.

Curiosamente, até pouco tempo atrás, não havia um diploma legal que especificasse os requisitos para o transporte e a distribuição de água nos caminhões-pipa.

Porém, com a recente crise hídrica pela qual algumas unidades da federação passaram, a Agência Nacional de Águas (ANA) editou uma norma.

Limitando a captação de água em determinados reservatórios. Deste modo, é preciso ficar sempre atento, para não ter problemas com o poder público.

As manutenções veiculares também são necessárias

Um caminhão pipa também é um veículo. Como tal, ele precisa passar pelas mesmas inspeções que os demais caminhões, além de exigir alguns cuidados de seus proprietários.

Por exemplo: assim como em carros, a bateria é a peça responsável por transformar energia química em elétrica, à medida que o funcionamento do veículo o exige.

Por mais que ela conte com um mecanismo de carregamento automático, que entra em ação quando o motor do caminhão está em funcionamento.

Isso não impede que, eventualmente, ela fique sem carga. Nessa hora, é preciso contar com um carregador de bateria, para transferir a energia necessária de outro veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *