Menu fechado

Blindagem e pintura automotiva: conheça as principais vantagens

Os carros tornaram-se bens de consumo muito populares e muito desejados. Por esse motivo, muitas pessoas se programam para comprar o veículo e, ainda, incrementá-lo com acessórios, revestimentos e acabamentos – tudo para deixar o automóvel ainda mais bonito e confortável.

Ademais, não há só a preocupação com a beleza do carro, mas com as questões relativas à segurança. A crescente onda de violência, especialmente nos centros urbanos, fez com que muitas pessoas optassem por investir em aspectos de proteção, como a blindagem.

Dessa forma, além de um automóvel bonito, também é possível ter um carro seguro, aliando ao conforto e à beleza.

As vantagens da blindagem de carros automotivos

A blindagem consiste em uma tecnologia aplicada em veículos, com o intuito de aumentar a resistência dos vidros e da lataria, sendo possível proteger as pessoas do interior dos automóveis contra tiros, disparos e projéteis.

Tratando-se da proteção de vidas humanas, a blindagem automotiva é muito eficiente, ainda mais, quando feita em 100% do veículo.

Além da proteção contra tiros, a blindagem também é capaz de evitar ferimentos causados por explosões, principalmente, por causa de estilhaços de vidro. Ou seja, em caso de tiroteios ou qualquer outro acontecimento desse tipo, os passageiros e motoristas podem permanecer seguros dentro dos carros.

Mais do que a proteção contra atos violentos, os carros blindados também oferecem muitas outras vantagens, entre as quais:

  • Isolamento contra ruídos externos;
  • Valorização do automóvel;
  • Maior tranquilidade para a família;
  • Facilidade de manutenção da blindagem.

Devido aos benefícios, o Brasil tornou-se líder mundial no mercado de blindagem. Entre os anos de 2007 a 2017, houve um aumento de 445% no número de carros blindados em circulação. Ou seja, cada vez mais as pessoas investem em segurança, como forma de proteger a vida e bens materiais.

Vale ressaltar que o proprietário do imóvel pode escolher o tipo de blindagem. No Brasil, o carro pode ser blindado com quatro níveis de proteção: I, II-A, II e III-A.

  • Nível I: é a menor proteção disponível, com resistência a disparos de armas calibre 32 e 38.
  • Nível II-A e II: resistência a armas de calibre de 9 mm e Magnum 357.
  • Nível III-A: maior resistência de blindagem (quatro vezes maior do que o nível I), suporta disparos de armas de mão de todos os calibres, incluindo metralhadoras.

As vantagens das pinturas automotivas

Depois da segurança, a beleza dos carros é outro fator preponderante. Por esse motivo, muitos proprietários buscam investir em técnicas de pintura que melhorem o aspecto da lataria e o brilho superficial dos veículos.

Além disso, as pinturas automotivas são essenciais após a ocorrência de acidentes, como amassos, arranhões e pequenos riscos.

Para quem busca vender ou trocar de carro, é imprescindível o cuidado com a pintura, pois ela irá influenciar na decisão de compra dos clientes. Afinal, um carro bonito chama muito mais atenção do que uma lataria sem manutenção.

Em geral, o serviço pode ser feito em funilarias e estabelecimentos especializados em pintura automotiva.

Em alguns locais, o procedimento de restauração da lataria dos carros é feito em uma cabine de pintura automotiva preço.

O equipamento é projetado para revestir os veículos já montados, de modo rápido e dinâmico. As cabines contam com um ambiente interno adequado para pintura, com a mínima emissão de partículas de tinta para o exterior. Com isso, tem-se um revestimento mais limpo e uniforme.

As cabines de pintura automotiva trabalham com o excesso de tinta, chamado over spray, que é arrastado verticalmente, aplicando gradativamente a pintura nos veículos.

Em conjunto, há o fluxo de ar é vertical descendente (Down-Draft), que permite melhor aderência da tinta. A cabine permanece em pressão positiva.

Após a aplicação da tinta, o veículo passa para um painel de secagem infravermelho, que nada mais é que um conjunto de lâmpadas infravermelhas projetado para acelerar os processos de secagem e cura de tintas, resinas e outros revestimentos das latarias automotivas.

Desse modo, evita-se a presença de bolhas e outras imperfeições na pintura.

Todos esses procedimentos devem ser realizados por profissionais competentes e qualificados, para que a pintura seja homogênea e de acordo com os desejos do proprietário do veículo.

Recomenda-se, portanto, dar preferência para empresas competentes, com reconhecimento no mercado e experiência em procedimentos de pintura automotiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *